Tenho um terreno e quero muito construir.

O problema é que ele está irregular, porque foi herança da minha mãe e por isso, nenhuma construtora pega dessa forma. Não posso construir assim, sem estar legalizado?

Tenho um terreno e quero muito construir.

O problema é que ele está irregular, porque foi herança da minha mãe e por isso, nenhuma construtora pega dessa forma. Não posso construir assim, sem estar legalizado?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Roberta Ladeiro
SMART SOLUTION REFORMA E ACABAMENTO - BH (Belo Horizonte, Minas Gerais) SMART SOLUTION REFORMA E ACABAMENTO - BH - há 9 anos

Bom Dia Tais. O problema neste caso é que você não conseguirá aprovar o projeto na prefeitura, se você começar a construir a obra poderá sofrer embargo, interrupção pela fiscalização da prefeitura e multa, justamente por não possuir alvará de construção que é solicitado na aprovação do projeto. No seu caso como é herança você precisará primeiramente fazer o inventário dos bens, isso quem faz é um advogado, posteriormente você já poderá aprovar o projeto , pois poderá assinar como inventariante. Mas como cada caso é um caso, para te instruir melhor o ideal é contratar uma consultoria próxima a você, o profissional irá analisar melhor a situação do lote, se o impedimento é somente este ou se existe mais alguma coisa a ser levantada. Você pode começar com a solicitação do inventário e com a consultoria de um escritório de Arquitetura. Um Abraço!

Responder
APARECIDA VIEIRA DE SOUSA SILVA
Particular - há 9 anos

boa noite tai sou aparecida da lune construçoes construir com um terreno sem ser legalizado e muito ariscado mas da para construir e ao mesmo tempo regularizar seu terreno a lune coloca a sua disposiçao um profissional queque trabalha nessa are que voce esta precisando e pode te ajudar

construcoesfilho Resende
Particular - há 9 anos

Bom diaTais infeslimente o risco e muito; o prejuizo e grande não vale Apena ,se fosse só legalização teriamos proficionais especializado para

Diminuir a borocracias

Represento filhoconstrucoes no habitissimo estamos sempre as ordem

Bom dia obrigado

Jose Gabriel Ferreira
Incorporadora Igloo Casas Ltda (Belo Horizonte, Minas Gerais) Incorporadora Igloo Casas Ltda - há 9 anos

Boa tarde tais,

como os colegas anteriores, pode sim construir, caso vc construa e não tem aborrecimentos com a prefeitura, tudo bem. Mas existe pessoas, quero dizer vizinhos que ficam com inveja e denunciam a prefeitura e a obra é embargada. Caso esse embargo não aconteça até o fim da obra, tudo bem, vc construiu e não terá problemas de legalização durante a obra, mas sua edificação fica ilegal, caso vc queira vende-la, terá que legaliza-la. Espero ter ajudado.

Responder
Estefano Barbosa
Estefano Barbosa (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Estefano Barbosa - há 9 anos

Você tem as duas opções: ou regulariza e constrói; ou constrói e regulariza.

A primeira opção em geral é um pouco mais demorada devido à burocracia e a segunda permite agilizar a obra mas corre o risco, como citado por um dos colegas anteriormente, de ter a obra embargada até sua total regularização; principalmente se for algo de tamanho considerável. O problema de se construir sem projeto e sem autorização é o risco de embargo e as dificuldades com documentação posterior, mas pode sair um pouco mais econômico e terá de ser feito por profissionais independentes, ou seja, construtoras formais estão fora de questão, financiamento bancário também. Se regularizar primeiro, poderá firmar contrato de serviço com construtora, financiamento bancário para o obra e material, porém, deverá dispender um bom tempo e dinheiro até tudo ficar a contento dos nossos administradores. Há inúmeras obras "irregulares" por toda parte e vai um pouco da sorte ser ou não ser alvo de fiscalização municipal e é um risco que cabe ao proprietário decidir se quer ou não correr. Minha orientação mais correta é que regularize toda a documentação e, então, parte para a construção; o mais prático ( arriscado, porém) seria construir, entrar e, então, passar por toda a burocracia. De qualquer modo, é indispensável verificar antes qual a real e plena situação atual do terreno.

Responder
Jan Frankovsky
Frankovsky Consultoria Em Engenharia (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Frankovsky Consultoria Em Engenharia - há 9 anos

Bom dia Tais.

A regularização do seu terreno é possível. Busque o quanto antes uma assessoria para desembaraçar este terreno e permitir a construção dentro dos parâmetros municipais e livra a sua obra de qualquer tipo de embargo.

Esperamos ter ajudado.

André Furtado.

engº Civil

LARE Engenharia

Responder
Ana Jorge
Ana Jorge Arquitetura e Interiores (São Sebastião, São Paulo) Ana Jorge Arquitetura e Interiores - há 9 anos

Tais, é muito arriscado você investir numa construção sem ter um alvará e para isso o terreno terá que ser regularizado,não há outra maneira, entenda que é seu patrimônio senão você corre o risco de ter a obra embargada, gerando um prejuízo até incalculável, regularize o quanto antes, há municípios que dão anistia a imóveis em relação a impostos atrasados, se no seu caso seu imóvel ainda não está matriculado no município faça isso o quanto antes para sua própria segurança.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região