Posso colocar caixa d'água em laje sem vigas?

O local que tenho para colocar a cx d'água de 2000 litros é em cima da cozinha, uma laje H12, concreto usinado, isopor 30cm, com malhas, é um vão de 6,0 x 2,5mt sem vigas para apoiar (telhado embutido), nesse mesmo espaço preciso colocar um reservatório de água quente de 500 litros. O que devo fazer?

Posso colocar caixa d'água em laje sem vigas?

O local que tenho para colocar a cx d'água de 2000 litros é em cima da cozinha, uma laje H12, concreto usinado, isopor 30cm, com malhas, é um vão de 6,0 x 2,5mt sem vigas para apoiar (telhado embutido), nesse mesmo espaço preciso colocar um reservatório de água quente de 500 litros. O que devo fazer?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Arquiteto Cacá
Cacá Rodrigues Arquitetura (Ourinhos, São Paulo) Cacá Rodrigues Arquitetura - há 29 dias

Olá Valquíria

É inseguro você colocar todo este peso sobre a laje, pois entendo que o local não foi preparado estruturalmente para isso. Sugiro que você consulte o projeto estrutural de concreto e procure o responsável técnico pela obra para te orientar.

Nos meus projetos, sempre projeto o local para a cx d'água com vigas e não apoiada na laje.

Responder
Acrom Engenharia e Projetos

Olá Valquiria,

tudo bem? Uma laje H2 padrão, sem reforço na sua montagem, suporta, em média, uma carga de 400 kgf/m². Algumas nem isso.

Uma caixa de 2.000 litros padrão tem por volta de 1,65 m de diâmetro, o que dá uma área de base de 2.14 m². Ela cheia, vc tem uma carga de 935 kgf/m².

Isso sem considerar ainda os momentos adicionais às vigas e pilares.

Nós da Acrom sempre colocamos nos nossos projetos vigas para suportar essas cargas, pois somente a laje, mesmo com reforços, é bem arriscado.

Eu aconselho você a falar diretamente com um engenheiro estrutural antes de executar a instalação das caixas.

Se precisar estamos a disposição.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região