É obrigatório fazer um projeto para ampliar uma casa?

Olá! tenho uma dúvida sobre ampliação e não sei se vocês podem me ajudar! Estou pensando em ampliar minha casa, que está localizada no interior, queria saber para até quantos metros quadrados eu não preciso fazer projeto? ou devo fazer para qualquer metragem ampliada?

É obrigatório fazer um projeto para ampliar uma casa?

Olá! tenho uma dúvida sobre ampliação e não sei se vocês podem me ajudar! Estou pensando em ampliar minha casa, que está localizada no interior, queria saber para até quantos metros quadrados eu não preciso fazer projeto? ou devo fazer para qualquer metragem ampliada?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

16 Respostas

Respostas úteis 2
Leonardo Lima
MLima Engenharia (Jundiaí, São Paulo) MLima Engenharia - há 7 anos

Olá Taísa.

Ver as coisa pela obrigatoriedade acaba sendo algo muito impositivo. Veja a importância de se ter um projeto nas mãos.

Quando se fala em reformas nós temos uma dificuldade, pois sempre nos deparamos com o "já que". O que seria isso? Bom, quando você esta realizando uma parte da casa e pensa, ah " já que" estou quebrando aqui, vou quebrar ali ou "já que" pintei aqui vou pintar ali. Isso acaba gerando um descontrole de custo para a execução da sua reforma e te dá a impressão que reforma é um caos. Quando se tem um projeto você planeja todos os passos e determina sua margem de custo para o que será feito, te dando maior segurança financeira.

Outro ponto é que quando se tem um projeto você utiliza de um profissional habilitado, que verificará a estabilidade da sua casa diante do que será executado, além de responder legalmente por toda a execução.

Então o melhor caminho é aquele que você conhece as curvas e buracos da pista.

Caso queira ver mais dicas, estou diariamente postando no Facebook conteúdo gratuito sobre experiências obtidas em obras, é só procurar pela M.Lima Engenharia.

Espero te ajudado e te aguardo na nossa página.

Um grande abraço.

Responder
Andre Abe
Particular - há 3 anos

Muito bem. É como o capacete: usa-se não por ser obrigatório, mas pela segurança pessoal. Os aspectos das previsibilidades de imagem, das etapas e dos custos devem ser realçados. Precisamos educar os demandantes.

Vandair Fernandes Cintra ( Sr Cintra )

Taisa, o projeto é necessário nao so por questoes de legalizações, mas tambem para que voce tenha um trabalho de qualidade. Quando vc contrata uma empresa séria, esta fará sua ampliação e certamente fornecerá o projeto, nos fazemos isto para nossos clientes. Por outro lado, muitas pessoas deixam de lado o fator legalidade/segurança e optam por preços menores e contratam o zezinho pedreiro (com z minusculo) que faz mais barato, sem conhecimento tecnico ou legal e faz o seu puxadinho e vai levando ate surgirem os problemas. O zezinho desaparece e vc fica com um problema nas mãos. Precisando, faça contato,Cintra.

Responder
EDMAR PEREIRA FILHO
ENGEMAR Serviços (Cascavel, Ceará) ENGEMAR Serviços - há 3 anos

Fale com um técnico, só ele pode lhe mostrar a solução ideal para execução de sua reforma, com ele, a sra. tira todas as dúvidas,só ele, pode auxiliá-la nas nas dúvidas frequentes. E como se trata de interior, já lhe adianto, que normalmente há prefeituras que não cobram por este tipo de obra. obs: ter um técnico executando sua obra lhe dar uma segurança

Responder
Vilson Cruz de Oliveira
Servs Construçoes E Instalaçoes Ltda (Joinville, Santa Catarina) Servs Construçoes E Instalaçoes Ltda - há 7 anos

podemos ate executar os serviços sem projeto,

mais existe riscos , de voce ser notificado pelo CREA e pela prefeitura

por isso a necessidade de fazer o projeto, e também para definir custo

mais nos temos um sistema que faz as duas coisa junta, executa os serviços, e faz o projeto, ai voce nao perder tempo

Responder
Diego Quadros Cardoso
Gq Participações S.a (Florianópolis, Santa Catarina) Gq Participações S.a - há 7 anos

Sim é necessário.

Desta forma suas garantias se tornam maiores e não ter as problemas futuros.

Estamos a disposição.

Dispomos de engenheiro, arquiteto ,técnico em segurança do trabalho...

Faça contato agora mesmo.

Att.

GQ Participações S.A

Responder
Anderson Rodrigo Vieira
ARV Construções e Projetos (Florianópolis, Santa Catarina) ARV Construções e Projetos - há 7 anos

Taísa , Bom dia. Você precisa fazer o projeto de ampliação e aprová-lo na Prefeitura. Isso para que você evite problemas de fiscalização, como embargos e multas, por exemplo, e também para que você possa averbar este acréscimo na sua matrícula.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região