Coloquei nicho em parede estrutural. E agora?

Eu não tinha conhecimento sobre o que era alvenaria estrutural e por isso coloquei um nicho na parede do banheiro do meu apartamento. Preciso retirá-la? Gostaria de saber os reais riscos de manter o nicho lá

Coloquei nicho em parede estrutural. E agora?

Eu não tinha conhecimento sobre o que era alvenaria estrutural e por isso coloquei um nicho na parede do banheiro do meu apartamento. Preciso retirá-la? Gostaria de saber os reais riscos de manter o nicho lá

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Renata Marjorie
Eng. Renata Marjorie (Curitiba, Paraná) Eng. Renata Marjorie - há 1 mês

Geralmente nos banheiros de projetos em alvenaria estrutural, pelo menos uma das paredes não é de blocos de concreto e sim de drywall. Esta parede serve para fazer o fechamento do que chamamos de SHAFT, e atrás dela é onde está passando toda a prumada - isto é, a tubulação hidráulica - do prédio em questão. Se você abriu o seu nicho nesta parede não há necessidade de tirar, pois esta parede não tem função estrutural. Entretanto, se a parede em que foi colocada o nicho for de fato de blocos de concreto, é interessante que seja avaliada pessoalmente por um engenheiro, pois a sua interferência na estrutura pode apresentar riscos para a segurança do edifício.

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

Aline, bom dia!

Dependendo da exata colocação do nixo na parede, medidas da parede (largura e altura), bem como as dimensões do nixo (largura, altura e profundidade), o risco existirá numa graduação que vai de máxima, neste caso a edificação já teria desmorronado, mínima que nada vai acontecer e intermediária que poderá aparecer fissuras, trincas e rechaduras nessa parede. Caso isso aconteça há tempo ainda de correção.

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região