Construção de sapatas compromete a estrutura da minha casa?

Tenho uma casa de 3 andares e colado no meu muro esta sendo feitas sapatas fundas inclusive cavaram um pouco embaixo da minha casa

Gostaria de saber se isso compromete a estrutura da minha casa

Construção de sapatas compromete a estrutura da minha casa?

Tenho uma casa de 3 andares e colado no meu muro esta sendo feitas sapatas fundas inclusive cavaram um pouco embaixo da minha casa

Gostaria de saber se isso compromete a estrutura da minha casa

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Almiro Souza Engenheiro Civil
Estrutural - Engenharia Das Estruturas (Nanuque, Minas Gerais) Estrutural - Engenharia Das Estruturas - há 3 anos

Bom dia.

A construção do seu vizinho não pode invadir o seu terreno. Pela foto que você postou, é possível notar que é uma sapata de divisa, ou seja, o elemento de fundação não passa para o lado do seu terreno.

Caso necessite de alguma orientação técnica, estamos à disposição.

Cordialmente,

Estrutural Engenharia das Estruturas

Responder
Particular - há 3 anos

R: Não compromete, por ser algo pontual... na maioria das vezes até melhora pelo travamento que a estrutura do seu vizinho proporcionará

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Carlos Henrique Nieva
Costa Nieva Engenharia (Porto Alegre, Rio Grande do Sul) Costa Nieva Engenharia - há 3 anos

A princípio, ninguém pode construir dentro do seu terreno sem a sua autorização, mesmo a baixo do nível do solo. Quanto a lhe criar problemas de fundação, isto pode ocorrer se houver movimentações perto ou abaixo das fundações da sua residência. Quem esta fazendo o trabalho deve ter conhecimento do que está fazendo. A lei diz que toda a obra deve ter um responsável técnico.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região