Posso fazer uma varanda no limite do terreno?

Boa tarde, gostaria de esclarecer uma dúvida, eu estou construindo um prédio de 2 andares no limite do terreno, no confronto com os terrenos vizinhos, e deixando uma sacada voltada para o vizinho lateral e o vizinho do fundo. Isto é certo? Quais as leis que se aplicam a esse tipo de obra e qual é a metragem do recuo que devo fazer para ficar dentro da lei permitida.

Posso fazer uma varanda no limite do terreno?

Boa tarde, gostaria de esclarecer uma dúvida, eu estou construindo um prédio de 2 andares no limite do terreno, no confronto com os terrenos vizinhos, e deixando uma sacada voltada para o vizinho lateral e o vizinho do fundo. Isto é certo? Quais as leis que se aplicam a esse tipo de obra e qual é a metragem do recuo que devo fazer para ficar dentro da lei permitida.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

13 Respostas

Respostas úteis 2
Djalma Oliveira Chaves
D.o.chaves Construções (São Paulo Zona Sul, São Paulo) D.o.chaves Construções - há 6 anos

Bom dia, pode mas se tiver deixado um espaço da divisa do vizinho ate sua sacada, senão ele constrói e fecha sua sacada

Responder
Antenilza dos Anjos Brito Marrone
Particular - há 6 anos

Desculpe ,não me expressei coreto .Não estou deixando uma sacada voltada para o vizinho lateral e o vizinho do fundo.Quero fazer uma abertura na parede divisa depois dos dois metros de altura ai sim vou recuar 1,50 para abrir a janela e Isto é certo? Quais as leis que se aplicam a esse tipo de obra e qual é a metragem do recuo que devo fazer para ficar dentro da lei permitida.

Daniel Garcia Fernandes

Normalmente o recuo e de 1 metrô e 50 centímetros só no corredor que dá para o vizinho

Responder
Antenilza dos Anjos Brito Marrone
Particular - há 6 anos

Desculpe ,não me expressei coreto .Não estou deixando uma sacada voltada para o vizinho lateral e o vizinho do fundo.Quero fazer uma abertura na parede divisa depois dos dois metros de altura ai sim vou recuar 1,50 para abrir a janela e Isto é certo? Quais as leis que se aplicam a esse tipo de obra e qual é a metragem do recuo que devo fazer para ficar dentro da lei permitida.

Guilherme Moreno
Siqueira Moreno Engenharia (Guaxupé, Minas Gerais) Siqueira Moreno Engenharia - há 6 anos

Boa tarde Antenilza,

A sua obra possui Responsável técnico? Alvará de construção?se as respostas são sim, não precise se preocupar, pois o mesmo deve estar dentro das leis da sua cidade.

Se a resposta é não, como já respondido anteriormente, o recuo mínimo é de geralmente 1,50m ou 2,00m, porém como é uma construção de uma varanda o ideal é procurar um engenheiro ou arquiteto e o mesmo saberá lhe informar se o mesmo é permitido na sua cidade.

Responder
Antenilza dos Anjos Brito Marrone
Particular - há 6 anos

Desculpe ,não me expressei coreto .Não estou deixando uma sacada voltada para o vizinho lateral e o vizinho do fundo.Quero fazer uma abertura na parede divisa depois dos dois metros de altura ai sim vou recuar 1,50 para abrir a janela e Isto é certo? Quais as leis que se aplicam a esse tipo de obra e qual é a metragem do recuo que devo fazer para ficar dentro da lei permitida.

Daniele Silva Fernandes
Metropole Construtora (Belo Horizonte, Minas Gerais) Metropole Construtora - há 6 anos

Prezada Antenilza dos Anjos Brito Marrone,

Para que a privacidade das pessoas não seja afetada, o Código Civil, Lei 10.406/2002 proibi que o dono de uma construção, seja prédio ou casa, faça uma janela ou como no seu caso, varanda, com visibilidade frontal a menos de um metro e meio da construção do vizinho. Para janelas com visão lateral, que não invadam a privacidade do vizinho, o limite legal é de 75 centímetros de distância.

Em caso de violação do limite de construção da janela, a lei permite que a mesma seja demolida ou tampada.

Conheça mais de seus direitos e deveres ao construir nos artigos 1299 ao 1313 do referido Código.

Cordialmente,

Daniele Silva Fernandes.

Responder
Antenilza dos Anjos Brito Marrone
Particular - há 6 anos

Desculpe ,não me expressei coreto .Não estou deixando uma sacada voltada para o vizinho lateral e o vizinho do fundo.Quero fazer uma abertura na parede divisa depois dos dois metros de altura ai sim vou recuar 1,50 para abrir a janela e Isto é certo? Quais as leis que se aplicam a esse tipo de obra e qual é a metragem do recuo que devo fazer para ficar dentro da lei permitida.

Daniele Silva Fernandes
Metropole Construtora (Belo Horizonte, Minas Gerais) Metropole Construtora - há 6 anos

Neste caso Sra. Atenilza, não vejo problemas pois a janela estará recuada a 1,50m da divisa dos lotes e pelo exposto não incomodará os vizinhos. Em todo o caso, converse com eles, sempre é bom ter a aprovação dos vizinhos que fazem divisa com a obra. lei Direitos de vizinhança. Veja os artigos 1277 a 1298 Código Civil/2002.

Espero ter ajudado.

Cordialmente,

Daniele Silva Fernandes.

Edson Santos
E P S Da Construção Civil (Mogi das Cruzes, São Paulo) E P S Da Construção Civil - há 6 anos

oi cliente para faze uma construção tem que deixa no mimo 1.50 0 2.00 de corredor essa e aleio tudo bem

Responder
Antenilza dos Anjos Brito Marrone
Particular - há 6 anos

Desculpe ,não me expressei coreto .Não estou deixando uma sacada voltada para o vizinho lateral e o vizinho do fundo.Quero fazer uma abertura na parede divisa depois dos dois metros de altura ai sim vou recuar 1,50 para abrir a janela e Isto é certo? Quais as leis que se aplicam a esse tipo de obra e qual é a metragem do recuo que devo fazer para ficar dentro da lei permitida.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região