Que deve solucionar a infiltração causada no muro de divisa?

Bom dia, construí uma casa em meu terreno. Posteriormente o meu vizinho construiu a dele, ocorre que as paredes dele estão dando infiltração. Os muros são independente, ele fez a parede dele aproveitando o que deveria ser seu muro, mas do seu lado. Ocorre que tenho uma área nos fundos da minha casa que não tem calçada apenas pedra. Segundo esse meu vizinho devo resolver isso já que ele diz estar sendo prejudicado. Neste caso quem deveria arcar com a solução, meu vizinho que construiu na divisa do lado dele e depois que a minha casa foi construída ou eu devo colocar calçada em todo meu terreno retirando completamente a água para a rua?

Que deve solucionar a infiltração causada no muro de divisa?

Bom dia, construí uma casa em meu terreno. Posteriormente o meu vizinho construiu a dele, ocorre que as paredes dele estão dando infiltração. Os muros são independente, ele fez a parede dele aproveitando o que deveria ser seu muro, mas do seu lado. Ocorre que tenho uma área nos fundos da minha casa que não tem calçada apenas pedra. Segundo esse meu vizinho devo resolver isso já que ele diz estar sendo prejudicado. Neste caso quem deveria arcar com a solução, meu vizinho que construiu na divisa do lado dele e depois que a minha casa foi construída ou eu devo colocar calçada em todo meu terreno retirando completamente a água para a rua?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Respostas úteis 1
Janelson Luz Oliveira

boa tarde amigos e cliente ;muito facil entre num acordo com seu vizinho e vcs deverão fazer um preenchimento da duas construções e finalizar com uma aplicação de manta asfáltica 6mm;do tipo aluminio este tipo fica exposto.tem garantia de 5 anos

Responder
Particular - há 6 anos

R: Somente uma visita no local para entender melhor seu caso, mas pelo que parece... seu vizinho que deveria fazer as impermeabilizações e vedações necessarias e não voce;

A disposição;

Manoel Guimarães
Manoel Luis Guimarães - Perito de Engenharia Legal (Niterói, Rio de Janeiro) Manoel Luis Guimarães - Perito de Engenharia Legal - há 6 anos

Prezado vários fatores podem estar acontecendo o qual tentarei lhe explicar .Antes porem garanto que o fato de seu quintal não ser acimentado nada tem haver com o problema , pois senão ninguém poderia construir uma casa ao lado de um terreno baldio .

1) Verificar se na junção superior de seu muro com a parede da casa dele esta bem vedado e inclinado o acabamento para seu lado ,de forma que em dia de chuva a água não escorra pela parede dele e se acumule no fundo entre seu muro e a parede dele.( se não tem uma fresta )

2 ) Verificar , pois não foi informado , se o seu muro encontra-se revestido ( emboçado ), pois se não estiver pode estar contaminando a parede dele

3 ) Saber dele se entre o concreto magro da base da casa dele recebeu impermeabilização , de forma a impedir por capilaridade a umidade do solo com as alvenarias

Prezado em resumo são essas 3 as opções mais viáveis

Espero te-lo ajudado

Arquiteto e Perito Judicial

Manoel Luis Guimarães

Responder
Ricardo Krisanoski
Rokrisa Engenharia E Empreendimentos (Curitiba, Paraná) Rokrisa Engenharia E Empreendimentos - há 6 anos

Boa tarde,

Primeiramente é necessário averiguar se esta obra está regularizada, pois cada legislação municipal urbanista define os critérios de aprovação de projetos de acordo com a região do município, e uma delas é o recuo obrigatório.

No momento em que é executada a obra deve se levar em conta as condições existentes de obras vizinhas e determinar a solução mais adequada para atender à construção. A responsabilidade de adequar-se às condições existente é da obra nova.

Responder
Sidney Santos
Cido Engenharia E Reformas (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Cido Engenharia E Reformas - há 6 anos

Boa tarde,

A legislação hj impede que se faça paredes unificadas,ou seja,aproveitar a parede do outro como uma das suas.Por isso a legislação solicita que haja um afastamento não inferior a 1 metro.Porem ja que o problema existe a solução será vc e seu vizinho entrarem em comum acordo e ajustarem o reparo.Se as paredes forem solidárias o problema é muito mais complexo.

Responder
Marcio
Marcio (Boa Ventura, Rio de Janeiro) Marcio - há 6 anos

Boa tarde amigo pra inicio de converssa elel nao deveria contruir um imovel sobre muro para divisão de terreno pois a estrutura de munao suportaria o peso da construçao mas para aminizar. A infiltraçao existe um produto chamdo tecril 106 e voce passa no muro do seu lado do e nao vai ter mas problema.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região