Porque o pilar deve ter seu "pé" dobrado em L?

Meu pedreiro não dobrou os "pés" do pilar que ficaram dentro da sapata (bloco de coroamento), ele apenas colocou o Pilar sem dobrar 50cm dentro da sapata. E amarrou com arame um ou outro ferro.

A sapata tem 1,20x1,00x.80, o pilar 40x20 com 8 barras de 12.5

A sapata ja foi concretada desta maneira, gostaria de saber se isso poderá ocasionar alguma patolgia na obra... E caso alguem saiba responder, porque o pilar deve ter seu "pé" dobrado em L??

Porque o pilar deve ter seu "pé" dobrado em L?

Meu pedreiro não dobrou os "pés" do pilar que ficaram dentro da sapata (bloco de coroamento), ele apenas colocou o Pilar sem dobrar 50cm dentro da sapata. E amarrou com arame um ou outro ferro.

A sapata tem 1,20x1,00x.80, o pilar 40x20 com 8 barras de 12.5

A sapata ja foi concretada desta maneira, gostaria de saber se isso poderá ocasionar alguma patolgia na obra... E caso alguem saiba responder, porque o pilar deve ter seu "pé" dobrado em L??

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Respostas úteis 2
Marcelo Ferreira Almeida
Engenheiro Civil (Guarulhos, São Paulo) Engenheiro Civil - há 4 anos

Prezado Manoel,

Essa "dobra" da armadura dos elementos estruturais é tem o nome de "Ancoragem", e tem função de travamento dos elementos e a distribuição das cargas para o concreto.

O procedimento correto seria ter feito a ancoragem dos arranques da estaca e o arranque do pilar, com a armadura positiva (a parte de baixo) do bloco.

Att. Eng Marcelo F.A.

Conte com a Remar Técnica l Arquitetura e Engenharia

Guarulhos/SP

Responder
Particular - há 4 anos

R: O motivo de fazer o "L" é de travar em mais direções evitando assim um deslocamento; Como não foi feito o maximo que pode acontecer é um deslocamento, com trinca se ultrapassar a carga projeta para a suportação do pilar

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Fidel Francisco
Particular - há 3 anos

A armadura dos Pilares, bem como dos restantes elementos da estrutura devem estar bem ancorados em suas ex

tremidades de tal forma que os esforços se transmitam em simultáneo aos elementos de suporte formando um conjunto monólitico

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região