Meu vizinho quer que eu pague o muro de arrimo na construção dele

Meu vizinho começou a construir no terreno ao lado da minha propriedade. Ele fará um aterro no terreno de trás para desviar a água da chuva, porém esse aterro vai ser em cima do meu muro. Ele veio me comunicar que eu preciso fazer o muro de arrimo pra não ter problemas com infiltração. Mas como é ele que está fazendo essas modificações, não seria ele o responsável pelo muro?

Meu vizinho quer que eu pague o muro de arrimo na construção dele

Meu vizinho começou a construir no terreno ao lado da minha propriedade. Ele fará um aterro no terreno de trás para desviar a água da chuva, porém esse aterro vai ser em cima do meu muro. Ele veio me comunicar que eu preciso fazer o muro de arrimo pra não ter problemas com infiltração. Mas como é ele que está fazendo essas modificações, não seria ele o responsável pelo muro?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Respostas úteis 1
Ana Marida de Aluguel
Particular - há 4 anos

Pelo que entendi, ele não quer fazer o muro dele. Ele quer usar o seu muro pra segurar a terra dele. Nesse caso, nem espere nada. Vá à Ouvidoria da Prefeitura da sua cidade e solicite a fiscalização dessa obra. Muito provavelmente seja uma obra clandestina, sem autorização, portanto sem Engenheiro responsável. Enquanto a obra dele estiver em execução, vc poderá embargá-la a qualquer momento. Se esperar terminar, vc vai terá problemas.

Ana Marida de Aluguel
Particular - há 4 anos

Pelo que entendi, ele não quer fazer o muro dele. Ele quer usar o seu muro pra segurar a terra dele. Nesse caso, nem espere nada. Vá à Ouvidoria da Prefeitura da sua cidade e solicite uma fiscalização dessa construção. Muito provavelmente seja uma construção clandestina, sem autorização, portanto sem Engenheiro responsável. Enquanto a construção dele não termina, vc pode embargá-la a qualquer momento. Se esperar terminar, vc vai ter problemas.

Argus Arquitetura e Interiores
Particular - há 4 anos

A pessoa que altera as características do terreno, causando a necessidade de contenção, que é a responsável por executar e custear essas obras de contenção.

Ou seja, se ela está escavando o terreno dela, colocando em risco a estabilidade do seu terreno, ela é obrigada a fazer e custear o arrimo. Da mesma forma se ela está enchendo o terreno dela de terra, ela é que precisa conter a terra e arcar com os custos da contenção.

Valdemir Nogueira Chagas

Geovani, bom dia!

A responsabilidade é de quem está fazendo a movimentação do solo.

Sugestão: Tire fotos todos os dias para documentar a evolução da obra dele, que é posterior a sua, para o caso de uma ação judicial.

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Particular - há 4 anos

R: Seu vizinho que é responsavel por todos custos envolvidos para a segurança estrutural da sua casa também, visto que ele que esta construindo após a sua...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região