O vizinho pode construir usando o muro de divisa?

O vizinho criou outro andar na residência e as colunas e cintas estão grudadas no muro onde a cinta ficou na mesma altura da minha onde a laje ficou grudada acima logo em nossa parede do quarto . Tudo que ele bate ou mexe , sentimos na estrutura da casa , tornando como se fosse geminada . Treme as paredes, chão e fora o barulho onde está logo dentro do quarto no primeiro andar . A laje grudada em nossa parede pode trazer também infiltracoes e já pedi para retirar o muro que grudou em minha parede mas a laje o mesmo se recusa e a obra esta sem licença e já denunciei , mesmo assim ele não para a obra. Preciso saber se o mesmo pode colocar a laje e cinta desta forma e usar o muro onde foi feito na parte da nossa casa e ainda aumentamos ele e criamos o terraço também tudo com documentação plantas eengenheiros e licenciada.

O vizinho pode construir usando o muro de divisa?

O vizinho criou outro andar na residência e as colunas e cintas estão grudadas no muro onde a cinta ficou na mesma altura da minha onde a laje ficou grudada acima logo em nossa parede do quarto . Tudo que ele bate ou mexe , sentimos na estrutura da casa , tornando como se fosse geminada . Treme as paredes, chão e fora o barulho onde está logo dentro do quarto no primeiro andar . A laje grudada em nossa parede pode trazer também infiltracoes e já pedi para retirar o muro que grudou em minha parede mas a laje o mesmo se recusa e a obra esta sem licença e já denunciei , mesmo assim ele não para a obra. Preciso saber se o mesmo pode colocar a laje e cinta desta forma e usar o muro onde foi feito na parte da nossa casa e ainda aumentamos ele e criamos o terraço também tudo com documentação plantas eengenheiros e licenciada.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

17 Respostas

Particular - há 5 anos

R: Se ele esta apoiando numa parede dentro da propriedade dele... não terá nenhuma ligação com a estrutura de sua casa, mas deverá fazer as vedações adequadas assim como a impermeabilização; qualquer dano a sua casa ele será responsavel;

A disposição;

Elvis Kreusch
Kreusch Construções E Acabamentos (São João, Paraná) Kreusch Construções E Acabamentos - há 5 anos

Questão de limites de terreno é complicado amigo, mas como alguns aqui já falaram, ele até pode construir na divisa, mas desde que ele faça uma parede independente dentro do terreno dele, e é totalmente proibido abrir janelas, tem que ser parede cega, e pelo que entendi a sua parede está dentro do limite do seu terreno, então se ele montou lage usando a sua parede como base ele está totalmente errado, se for assim vc terá que procurar seus direitos.

Abraço.

Responder
Marcio Viana Teixeira
MVT Engenharia, Construções e Reformas (Nova Iguaçu, Rio de Janeiro) MVT Engenharia, Construções e Reformas - há 5 anos

Bom dia, não se guarde pelo projeto e sim pela registro do seu imóvel, sim ele pode construir encostado ao seu muro só não pode abrir janelas ou similares, ele não pode construir sobre o muro se for seu, o ideal seria um concílio mas como vc já até denunciou o vizinho, vá a fiscalização da sua prefeitura e denuncie abrindo um processo com numeração se não ninguém vai aí, boa sorte

Responder
Nilson Junio Andrade Francisco

Bom Dia ,Para definir se o seu vizinho podia ou não construir sobre o muro, seria necessário saber se esse muro está nos limites dele ou se também atinge o seu terreno. Tendo sido construído nos limites do terreno dele, você nada pode reclamar, a não ser que ele abra janelas a menos de 1 metro e meio do seu terreno.

Responder
Arthur Scholler
Asp Construções E Reformas (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Asp Construções E Reformas - há 5 anos

Normalmente o plano diretor da cidade estabelece um afastamento de 2 metros.. Se ainda estiver em construção só fazer uma denúncia que o fiscal da prefeitura multa e embarga a obra. Ainda mais que isso nem deve ter responsável técnico legal.

Responder
Fabiano vieira pimentel

Não, não pode. Está errado, melhor procurar um advogado e ver as medidas cabíveis nesse caso.

Responder
Alexandre o Loureiro
Particular - há 5 anos

O que acontece. O certo é ele montar a parede interna e criar a propria coluna fundada no chao dele. O que ele fez tenderá o pedo em direçao aos seu muro. Busque um advogado e acione a defensoria publica antes q ele termine a obra. Abs

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região