Posso construir a segunda laje de um sobrado depois de já estar morando no local?

Oi! Tenho uma laje levantada, já com paredes e estrutura para levantar uma segunda. Preciso morar, é possível continuar essa primeira até o acabamento, entrar pra morar, e depois fazer a segunda laje, e seguir todo o plano desejado da obra?

Posso construir a segunda laje de um sobrado depois de já estar morando no local?

Oi! Tenho uma laje levantada, já com paredes e estrutura para levantar uma segunda. Preciso morar, é possível continuar essa primeira até o acabamento, entrar pra morar, e depois fazer a segunda laje, e seguir todo o plano desejado da obra?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Marcos Schutte
Moro Na Praia Imóveis (Balneário Camboriú, Santa Catarina) Moro Na Praia Imóveis - há 2 meses

É possível sim. Precisa ter a estrutura que suporte o segundo piso (e vc. terá mais facilidade ao utilizar o Sistema Monolítico com EPS, por ser mais leve, e muito resistente).

Responder
Robson Cleber dos Santos
Rbgengenharia (Guarulhos, São Paulo) Rbgengenharia - há 2 meses

Olá Larissa, tudo bem. Se eu entendo bem sua duvida, onde você questiona se pode morar na casa durante a reforma, onde você fala que já tem um absente coberto e quer dar continuidade em um pavimento superior, sendo esse caso e perfeitamente possível residir no pavimento inferior e da continuidade no superior. Você vai ter alguns incômodos mais e possível sim.

Responder
Victor Da Motta Bolonhini

Possível é, porém é arriscado!

Tomando todas as medidas de segurança para que ocorra a obra, transporte de materiais e etc, é possível sim realizar essa ampliação, mas fica arriscado por conta da queda de ferramentas e materiais, e tmb pela sujeira e poeira, mas nada que não permita o serviço ser realizado.

Vale ressaltar também a importância de verificar se a estrutura comporta a segunda laje.

Responder
Gilson Ferreira
Rhamazzi Engenharia (Barueri, São Paulo) Rhamazzi Engenharia - há 2 meses

Não é recomendado mas é possível, na verdade isso é muito comum, pois na grande maioria das vezes o proprietário se surpreende no decorrer da obra e por algum motivo precisa interromper o processo de construção. Vale ressaltar que esse tipo de paralisação deve ser planejado, pois um imóvel em construção deverá ter projeto aprovado somente para a área que deseja residir, no entanto, uma boa estratégia seria planejar uma construção com estrutura que suporte uma segunda laje e aprovar primeiramente na prefeitura, somente a área que deseja construir, ficando a cargo de no futuro, entrar com um projeto de ampliação para construir o segundo pavimento.

Responder
Joao Carlos de Oliveira Barros
Joao Barros Projetos De Engenharia Civil E Arquitetura & Construcoes (Sorocaba, São Paulo) Joao Barros Projetos De Engenharia Civil E Arquitetura & Construcoes - há 2 meses

Desde que esteja com fundação e estrutura para sobrado ,pode sim, residindo no térreo, materiais pode subir pelas laterais externas, o importante a segurança ,por isso fazer recuo com tapume para entrar material e acima também isolando o local de trabalho, ok

Responder
Fernando Rossetti
Fernando Rossetti | Arquitetura + Design (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Fernando Rossetti | Arquitetura + Design - há 2 meses

Eu não recomendo, pois pode haver queda de materiais durante a execução e atingir pessoas circulando no pav. térreo.

Teria que tapumar com mão francesa toda a area perimetral do segundo pavimento ou somente areas aonde circulam pessoas e animais

Responder
Deixe sua resposta

Você deve estar cadastrado para responder as perguntas. Está proibido incluir telefones, e-mails ou links de sites externos. Sua resposta será revisada e excluída caso não cumpra a regra.

Peça orçamentos de construção casas na sua região

Escolha um tipo de trabalho

Cadastre-se
Você é um profissional?

Fale com pessoas que estão procurando profissionais qualificados em obras, instalações, mudanças, etc.