Recuo permitido na construção de uma casa

Vou construir uma casa em um terreno em São paulo - SP. Qual a metragem do recuo mínimo que uma casa deve ter de frente e fundos? É obrigatório ter corredor lateral? Meu terreno tem 7,15 x 17,50

Recuo permitido na construção de uma casa

Vou construir uma casa em um terreno em São paulo - SP. Qual a metragem do recuo mínimo que uma casa deve ter de frente e fundos? É obrigatório ter corredor lateral? Meu terreno tem 7,15 x 17,50

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

José Santos
JS Construções e Reformas (São Sebastião, Distrito Federal) JS Construções e Reformas - há 8 anos

Prezada colega,

Deve consultar na prefeitura ou órgão competente para estas normas, que costumam variar de cidade pra cidade.

1) Existem dois tipos de recuos, laterais, frente e fundos

2) Recuos laterais normalmente são entre 1 e 2 metros

3) Recuos frontais e fundos normalmente são de 5 metros

Verifique com seu arquiteto, engenheiro ou prefeitura qual é a taxa de ocupação de seu terreno e plano diretor.

Boa sorte.

Responder
APARECIDA VIEIRA DE SOUSA SILVA
Particular - há 8 anos

Bom dia barbara na minha cidade nos trabalhamos com um recuo de 5 metros para cada casa aI vaI depender da prefeitura da cidade onde você as reside mas o certo e deixar um recuo de 4 a 5 metros

ROQUE SANTOS
Prestaçao De Serviços De Reforma E Construçao (Marília, São Paulo) Prestaçao De Serviços De Reforma E Construçao - há 8 anos

prefeitura Plano diretor

Uma cidade normalmente tem o chamado plano diretor ou planejamento urbano que visa entender como a cidade é atualmente e como ela deve ser no futuro, isto inclui transporte, educação, meio ambiente, construção civil, entre outras coisas. É possível, por exemplo, que o plano diretor de uma cidade especifique ou dê diretrizes para direcionar projetos de construção civil, como por exemplo áreas residenciais e áreas comerciais, limite de altura das construções em determinadas áreas, etc. Entre esses tópicos o plano diretor poderá também estabelecer os valores para o recuo frontal das novas construções, isto pode ser feito de maneira geral, ou seja, válido para a cidade inteira ou poderá ter regras diferenciadas para regiões da cidade ou tamanho do terreno.

Tamanho mínimo do recuo

recuo frontal da casa

Na minha cidade algumas construções observavam 4 metros, mas recentemente parece que o valor passou para 5 metros, pelo menos essa é a informação que os arquitetos e engenheiros têm trabalhado. Este valor poderá ser o mesmo em sua cidade, mas como expliquei acima dependerá do planejamento urbano que foi feito em seu município e como ele tratou esta questão.

Problemas com o recuo

Cinco metros é bastante significativo para ser usado como recuo, dependendo do tamanho do terreno e da largura frontal dele a perda é grande e pode dificultar bastante a elaboração do projeto da casa. Em alguns casos não é permitido sequer a cobertura do recuo frontal e pode ser um problema maior ainda, já que muita gente usa este espaço como área para a construção de garagem, mas parece que nem isso é permitido. Consulte um engenheiro, arquiteto ou a prefeitura de sua cidade para obter as informações sobre como funciona em sua cidade.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região