É normal quebrar as treliças de laje?

Treliças da laje quebrando, após concretagem com concreto usinado. Tem algum risco?

Após a concretagem da laje, estou reparando que as pontas da vigota estão quebrando... O pedreiro disse que é normal, mas ainda estou preocupado. O que acham?

É normal quebrar as treliças de laje?

Treliças da laje quebrando, após concretagem com concreto usinado. Tem algum risco?

Após a concretagem da laje, estou reparando que as pontas da vigota estão quebrando... O pedreiro disse que é normal, mas ainda estou preocupado. O que acham?

3 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

14 Respostas

Respostas úteis 8
Hériton Silva
Hériton Silva (Presidente Prudente, São Paulo) Hériton Silva - há 1 año

A função estrutural de uma laje é em grande parte função dos trilhos, é nada menos que uma laje nervurada, onde as lajotas são bolsas de ar, provavelmente você vai ver trincos nesse exato local, mas acredito que não compromete toda a laje, agora se for um problema generalizado em todos os trilhos, eu condeno essa laje, abraço

Responder
Marcelo Augusto Farid
Particular - há 1 año

Muito obrigado pela resposta Hériton! Por hora a laje ainda continua escorada e estamos acompanhando, não tem outros trilhos quebrando e nem aumentando a rachadura dessas que já estão... Mais uma vez, obrigado pela resposta!

Aécio Marcos ZACARIAS REBOUÇAS

Este tipo de ocorrência se da pelos seguintes motivo:

A treliça não teve tempo necessário de cura na fabricação;

A laje não foi escorada corretamente ou o escoramento foi retirado antes do tempo necessário;

Na concretagem o esforço de adensamento pode ter provocado o problema.

É prudente acompanhamento técnico.

Responder
Jorge Roberto
Ragot Construções (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Ragot Construções - há 1 año

Olá então as vezes pode ser que quebre sim na hora que estiver enchendo a laje no pisar mas isso não influencia em nada na construção pois o concreto usinado e superior aí da viga só jogar uma massa forte só pra cobrir os ferros pra não enferruja se for usar gesso no teto

Responder
Jeferson Barreiros de Carvalho
Carvalho Construtora , Grupo Jjt (Sorocaba, São Paulo) Carvalho Construtora , Grupo Jjt - há 1 año

Olha só de olhar já dá para ver que as treliças são de péssima qualidade , sem uma visita técnica fica difícil avaliar além da qualidade da treliça tem em jogo também o vão o tamanho e a largura , o primordial de momento também é analisar a laje se está com fissuras ou balanço , de momento seria bom escorar a laje e solicitar uma visita técnica , caso tenha selado muito a laje terá que fazer uma viga de apoio !

Responder
Marcelo Augusto Farid
Particular - há 1 año

Muito obrigado pela resposta Jeferson! A treliça está apoiada em uma viga e fica com um vão de 2,5m, nossa engenheira está acompanhando, a laje está toda escorada por hora por ainda fazer apenas 14 dias da concretagem. Mais uma vez, muito obrigado pela atenção.

Lake Engenharia e Construtora

É necessário uma avaliação técnica. Em primeiro lugar deve ser realizado um escoramento na laje, evitando assim, um possível colapso. Dependendo de quanto ela fletiu, é possível diminuir os vão de apoios, ou seja, criar um vigamento intermediário.

Responder
Josoé Gandra
J Gandra - Tecnologia E Construções (São Paulo Zona Sul, São Paulo) J Gandra - Tecnologia E Construções - há 1 año

Bom dia!

Esse tipo de problema em treliças não é normal

algumas falhas pode levar a ocorrer esses problemas sendo os mais comuns: armadura da treliça insuficiente para o vão e a carga, montagem incorreta da laje sem realizar as dobras na ponta da laje, altura da laje inferior a necessária. de qualquer modo o ideal é manter ela escorada. fazer um redimensionamento dessa laje para saber se a riscos ou não

sou engenheiro civil fico a disposição para consultas

Engº Josoé Gandra

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região