Ajuda na posição da pia da cozinha

Olá, minha cozinha é um corredor e tem um L com 1,45m(como mostrado na planta) que tem uma janela até uma coluna e depois da coluna um espaço de 2m (lado esquerdo) que tem outra janela.

Será usado por no máximo duas pessoas ao mesmo tempo essa cozinha, no caso de cozinhar compartilhado, o espaço com os móveis ficaria livre no L em torno de 76cm se a bancada com cuba de embutir for colocada nessa área de 1,45m e o restante de aproximadamente 64cm até a parede.

Bom estou com dúvida e precisando de ajuda e dica para saber qual seria a melhor posição para essa pia.

Ajuda na posição da pia da cozinha

Olá, minha cozinha é um corredor e tem um L com 1,45m(como mostrado na planta) que tem uma janela até uma coluna e depois da coluna um espaço de 2m (lado esquerdo) que tem outra janela.

Será usado por no máximo duas pessoas ao mesmo tempo essa cozinha, no caso de cozinhar compartilhado, o espaço com os móveis ficaria livre no L em torno de 76cm se a bancada com cuba de embutir for colocada nessa área de 1,45m e o restante de aproximadamente 64cm até a parede.

Bom estou com dúvida e precisando de ajuda e dica para saber qual seria a melhor posição para essa pia.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

14 Respostas

Natascha Ferreira
Vigo Projetos E Reformas (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Vigo Projetos E Reformas - há 7 anos

Bom dia Eberton, tudo bem?

Eu faria totalmente diferente, levando 3 fatores importantes em consideração.

1 - Funcionalidade e dinâmica do espaço.

2- A janela do quarto que saí na parte interna.

3- Efeito visual.

Como a cozinha é comprida e estreita, o ideal é aproveitar ao máximo os armários e posicioná-los de forma que deem a impressão que o ambiente é mais amplo.

Outro fator importante é a janela/porta do quarto sair na parte interna, então nada de fogão, geladeira e pia próximos a janela, assim evitará gordura e barulho neste ambiente.

Pensei em trazer a cozinha para perto da entrada, e prolongar o balcão até o final, assim o efeito visual fica melhor e você terá mais espaço para guardar as coisas, não sei se sua área de serviço está neste espaço, caso positivo poderá embuti-la nessa área também, projetando um móvel que esconda a maquina, nesse caso os pontos de água e esgoto devem ser rebaixados para baixo do tampo. O tanque deverá ser de embutir e com tampo móvel, dessa forma é só levantar o tampo quando precisar utilizar.

retiraria a parede próxima a janela do quarto, para entrar mais luz no quarto e trocaria o vidro da janela por um vidro Jateado liso, dessa forma da uma valorizada no espaço.

Segue algumas fotos para você se inspirar.

Para mais informações entre em contato!

3 fotos
Responder
Eberton
Particular - há 7 anos

Oi Natascha!

Agradeço pelo tempo dedicado a me ajudar, isso significa muito para "marinheiro" de primeira construção.

Sobre o pilar não vou retirar (deixa ele lá mesmo) .

Mando anexo a planta alterada por mim em outro programa sem ser o autocad, somente para ter uma ideia dos cômodos, mas a medidas são reais, inclusive da janela do quarto que é 85x110 e não 210cm. Vidro jateado é aquele meio embaçado? mas que deixa passar luz né?

Esse quarto que tem janela para cozinha é de hospedes.

Obs. 75% dessa planta (casa) já existia, por isso os quartos bem grandes e a cozinha teve esse problema de coluna, aproveitei o que tinha na construção.

A sua ideia é bem interessante, assim como o Marcelo e demais colegas acima citaram, eu não imaginaria dessa forma.

1- gostei da mesa ali perto da janela.

2- seguindo a sua idea da 2° e 3° foto, realmente valoriza bem os armários e amplitude.

3 - a posição do fogão, geladeira e pia, não poderia ficar mais perto da janela? a pia pelo fator da claridade. o fogão afastaria uns 60cm da pia e colocaria mais para frente, porque me preocupo com cheiro indo para a sala.

4 - ficaria assim: Pia, fogão geladeira, um pouco mais para o lado da janela para evitar que cheiro vá para sala, pois a porta de entrada para a cozinha vem da sala.

Marcelo Souza
Particular - há 7 anos

Ok, entendi, sobre o pilar, ai ja corre-se um risco ok. Deixa como esta. Ag sobre a geladeira e a bancada. O problema de geladeira ao lado da pia e umidade nos pes e na bandeija do copressor da mesma ok. Sabe como é, por mais que a empregada ou a esposa tente nao deixar cair agua sempre cai. E se estiver ao lado do cook top e arriscado porque os mesmos podem explodir a tampa de vidro ou o gáz e ai pode danificar a geladeira ok. E sobre a bancada no meio e porque ele quiz usar para aproveitar onde estava o pilar ok. E pensando bem o consumo de energia gerado no abrir e fechar da porta da geladeira em sequencia vai diminuir ok. E so retirar todo o contrudo a ser usado da geladeira e coloca-lo na bancada ok. Por isso ele e um arquiteto ok, tem que pensar em tudo antes de ezecutar um trabalho. Nao vejo nenhum problema do jeito que esta. Um abraço. Lembre-se; beleza e praticidade tambem andam junto com a segurança.

Marcelo Souza
Particular - há 7 anos

Em faça as pontas da bancada de mesa um pouco redonda ok. Alem de ficar muito bonita evitará acidentes com crianças e até mesmo adultos. Fica com Deus.

Eberton
Particular - há 7 anos

oi Marcelo! realmente a ideia do Daniel Vanetti em nem havia pensado. Só estou achando a posição da geladeira muito longe da pia para poder pegar algo para lavar ficar indo e voltando. A imagem que ele postou eu não conseguiu visualizar grande, mas acho que consegui ler (geladeira) ali na porta de entrada. Sobre o pilar, a parede do quarto pertence a outro laje, a cozinha faz parte de uma laje de 6x2,65.

Marcelo Souza
Particular - há 7 anos

Ola Eberton, boa noite. Olha vc tem pouco espaço de largura mas te comprimento suficiênte para decorar sua cozinha. A idéia do sr Daniel Vanetti é perfeito. Ópta por ela e tira esse pilar de centro daí. Vc tera um comprimento de 4,60 de um pilar no outro, mas em compençassão vc tem 2,60 de largura. O centro da sua cozinha sera balanceáda por esta parede do quarto au lado. Fica tranquilo não averá nenhuma roptura na lage e nas paredes ok. Na bancada que cruza o centro vc faz uns banquinhos para servir de mesa de bancada. Um abraço e boa sorte.

Daniel Vanetti
Oliveira Vanetti Imóveis (Uauá, Bahia) Oliveira Vanetti Imóveis - há 7 anos

Bom dia Eberton. Me parece que a solução mais adequada seria tirar partido do "L" da cozinha para instalar uma grande bancada na qual seria colocados todos os equipamentos deixando a circulação livre. Pela planta que você apresentou, acho que existe lugar para uma pequena área de serviço. Veja o croqui que eu anexei. Se lhe agradar pode usar. Boa sorte!

Daniel Vanetti

Arquiteto e Urbanista

Responder
Eberton
Particular - há 7 anos

Segue algumas fotos que tirei e um projeto 3D que tentei fazer. Lembrando que não sou arquiteto ou engenheiro, minhas ideias são limitadas. Eu não consegui ler direito o que postou, mas pelo desenho eu nem imaginava que desse jeito ficaria muito bom. Minha lavanderia fica no terraço. naquele espaço talvez um tanque já ajudaria. Sobre ponto hidráulico eu posso colocar em qualquer lugar. Teria como postar essa foto um pouco maior. Muito obrigado

14 fotos
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região