Ajuda para pisos externos

Boa tarde. Meu quintal tem cerca de 140m² e está todo cimentado, tal como quando a casa foi construída há 30 anos. O cimento está todo carcomido e não dá nem para lavar sem levantar mais resíduos!! Gostaria de escolher uma solução esteticamente condizente com uma casa de arquitetura super moderna (branca de linhas retas, com amplas janelas de blindex - fiz a reforma a 6 anos), mas, ao mesmo tempo que não fosse muito cara. Cimento queimado, piso cimentício, cerâmico? Tenho a intenção de utilizar um espaço de 2,5 x 2,5m para colocar um spa. Devo utilizar o mesmo piso na área contígua ao spa? Fazer um deque com material diferente do restante do quintal? Por favor me ajudem!!!

Ajuda para pisos externos

Boa tarde. Meu quintal tem cerca de 140m² e está todo cimentado, tal como quando a casa foi construída há 30 anos. O cimento está todo carcomido e não dá nem para lavar sem levantar mais resíduos!! Gostaria de escolher uma solução esteticamente condizente com uma casa de arquitetura super moderna (branca de linhas retas, com amplas janelas de blindex - fiz a reforma a 6 anos), mas, ao mesmo tempo que não fosse muito cara. Cimento queimado, piso cimentício, cerâmico? Tenho a intenção de utilizar um espaço de 2,5 x 2,5m para colocar um spa. Devo utilizar o mesmo piso na área contígua ao spa? Fazer um deque com material diferente do restante do quintal? Por favor me ajudem!!!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Sonia
Particular - há 8 anos

Olá, Elizabeth!

Obrigada pela resposta. Estou enviando fotos (perdoe se elas forem editadas de ponta cabeça, mas, não sei porque isso está acontecendo, desde que baixei o Office 10) de meu quintal. A parte dos fundos, que tem uma parte ainda só cimentada (estava na casa desde que comprei há 10 anos) tem uma cisterna embaixo. Pretendíamos aproveitar para fazer uma pequena piscina, mas, com a escassez de água, resolvemos deixar como está e por cima colocarmos uma banheira spa. A outra parte, onde localizamos um chuveirão, é revestida de caco de São Tomé. Foi a solução barata que encontramos há uns 5 anos para cobrir uma área de terra, pois nosso labrador não deixava a grama sequer crescer!!! As outras fotos são das laterais da casa - em uma fiz um pequeno jardim suspenso, utilizando uma grade antiga da casa (na verdade, chumbei a grade na parede em frente à janela da sala de jantar e pendurei uns vasos com orquídeas e outras flores) e a outra, um pouco mais larga, serve de entrada de serviço pois tem a garagem ao fundo. A última foto mostra de cima o pequeno espaço que tenho na frente da casa, onde coloquei alguns vasos para disfarçar um pouco o piso horroroso e degastado e quebrar um pouco o calor. Ao lado desse pequeno espaço tenho o portão de entrada, ladeado por dois pequenos canteiros (cerca de 1,5 x 1,0m) nos quais plantei em diagonal duas palmeiras e grama amendoim.

Agradeço qualquer sugestão, pois já cansei de pagar paisagismo sem solução. Como disse antes, o piso de cimento é original da casa e tem cerca de 30 anos.

17 fotos
João Manoel Franco
Attualità - Mosaico Alternativo (Descalvado, São Paulo) Attualità - Mosaico Alternativo - há 8 anos

Bom dia Sonia,

Fabricamos Ladrilhos Artesanais revestidos com pedras "tipo" portuguesas, próprio para uso em área externa. Penso que pode ser a solução para sua necessidade. Inclusive, busque ajuda de um Arquiteto para orientá-la quanto a composição das cores dos ladrilhos e sobre a disposição da colocação dos mesmos.

Abaixo, demonstração por fotos:

Att.

João Manoel

7 fotos
Responder
Estudio Araucária - Arquitetura
Particular - há 8 anos

A melhor opção é fazer um projeto de paisagismo e readequação do local. Um quintal sem jardim, todo coberto com piso interfere na estética do local, no conforto térmico e na área permeável do solo, o que pode lhe causar problemas com a Prefeitura. A impermeabilidade do solo também gera problemas urbanos de superaquecimento e enchentes. Onde você se sente mais confortável: num parque cheio de verde ou num estacionamento gigante com o sol torrando a cabeça? Procure ajuda profissional e verá que existem inúmeras opções excelentes, que talvez você nunca tenha imaginado.

ARQDZN ARQUITETURA E INTERIORES

Sonia, fica muito difícil dar uma solução sem ver o local, mas uma das possibilidades é a utilização de blocos de piso intertravados. Acho que você precisa de um projeto de paisagismo para criar áreas de interesse, incluindo o spa que você deseja fazer, que pode ser um gazebo bem charmoso. Enfim, são inúmeras possibilidades. Contrate um projeto.

Responder
Anderson Pereira Ferreira

Bom dia,

Não sei como é o local, pois não vi. Mas se quer algo "super moderno", a opção seria quebrar o se cimentado e fazer área gramadas com caminhos em piso cimentício, dando um ar arborizado. O Spa, pode ser de material à sua escolha tipo cerâmica ou porcelanato.

Isso é só uma sugestão. Contrate um arquiteto para lhe auxiliar melhor.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região