Alteração de pontos elétricos em apartamento de alvenaria estrutural

Prezados,

Estamos realizando uma reforma em um apartamento de alvenaria estrutural. Identificamos, a partir do projeto de instalação de rebaixo em gesso, a necessidade de se realizar alterações elétricas, mas o tipo de construção não permite recortes nas paredes. Qual seria a melhor técnica a se aplicar para viabilizar a alteração elétrica, de maneira que fique menos evidente as modificações, mas ao mesmo tempo atenda as necessidades?

Desde já grato.

Alteração de pontos elétricos em apartamento de alvenaria estrutural

Prezados,

Estamos realizando uma reforma em um apartamento de alvenaria estrutural. Identificamos, a partir do projeto de instalação de rebaixo em gesso, a necessidade de se realizar alterações elétricas, mas o tipo de construção não permite recortes nas paredes. Qual seria a melhor técnica a se aplicar para viabilizar a alteração elétrica, de maneira que fique menos evidente as modificações, mas ao mesmo tempo atenda as necessidades?

Desde já grato.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Respostas úteis 4
Silvestre
Particular - há 7 anos

Bom dia!

Dia cordo com o Instituto Brasileiro de Avaliação e Pericias de Engenharia, pode realizar cortes na alvenaria para trocar a posição das instalações,

reparos e pequenas reformas em instalações prediais:

- VERTICAIS – Cortes com comprimento superiores a 60 cm

definem elementos distintos *. (ABNT NBR 15961-:2011)

- HORIZONTAIS – comprimento máximo de 40 cm. (ABNT NBR

15961-:2011)

- Não são permitidos condutores de fluidos embutidos em

paredes estruturais, exceto quando a instalação e a

manutenção não exigem cortes. (ABNT NBR 15961-:2011)

Help Home Serviços e Manutenções
Help Home Serviços & Manutenções (Curitiba, Paraná) Help Home Serviços & Manutenções - há 8 anos

Bom dia! Em diversos casos é possível comprar um rodapé que comporta passagem de fiação. Assim a passagem de fios pelo rodapé pode ser uma alternativa. Outra alternativa é colocar eletroduto em cima da parede, sem quebrar, e fechar o eletroduto com colunas/sancas/decoração de gesso. Obs: Na nossa empresa, Help Home, sempre trabalhamos no sentido de evitar quaisquer improvisso para evitar de colocar em risco a vida das pessoas. Reforço em não aconselhar em instalar fiação fora de padrão, principalmente sem as proteções e padrões corretos pelo risco de incendio e choques elétricos que em muitos casos são fatais. Qualquer duvida pode nos ligar. 41-3042 0101

Responder
Ivan Roland
Eletricista Vanzin (Curitiba, Paraná) Eletricista Vanzin - há 8 anos

Dependendo da utilização do apartamento, ou seja, se não vai se fazer "muitos furos" (eu sei que é relativo), pode-se fazer apenas uma fissura e embutir apenas a fiação, sem tubulação. Basicamente, o risco de se acertar a fiação é igual ao de acertar uma tubulação, quando se faz um furo numa parede para se pregar ou parafusar alguma coisa.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região