Qual a área mínima para construir um consultório odontológico?

Tenho um espaço de 2,6m de largura por 6m de comprimento, gostaria de saber se seria suficiente para planejar um consultorio odontologico dentro das normas! obrigado

Qual a área mínima para construir um consultório odontológico?

Tenho um espaço de 2,6m de largura por 6m de comprimento, gostaria de saber se seria suficiente para planejar um consultorio odontologico dentro das normas! obrigado

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Euzébio Do Nascimento
Coluna Clássica Construtora (Belo Horizonte, Minas Gerais) Coluna Clássica Construtora - há 6 anos

Bom dia, o espaço mínimo é de 9m quadrados e é necessário compatibiliza-lo com a regras da Vigilância Sanitária. Procure um profissional para que seu ambiente seja funcional e dentro da legislação, existem muitas regras a serem seguidas em consultórios que executam procedimentos clínicos/cirúrgicos. (Área de limpeza, descarte de resíduos...etc).

Responder
Particular - há 6 anos

R: O espaço que possui conseguirá fazer facilmente seu consultorio; Se optar pela construção em estrutura metálica poderá agregar valor e um bom ponto de referencia; Traga seu projeto

A disposição;

Thiago Felipe Sampaio de Paula
Thiago Felipe Arquitetura e Interiores. (Contagem, Minas Gerais) Thiago Felipe Arquitetura e Interiores. - há 6 anos

Olá Érica,

O espaço mínimo informado na legislação é de 9m² a sua área é de 15,6m² é suficiente, o que importa é a distribuição correta dos aparelhos e equipamentos tornando seu ambiente de trabalho funcional. Sua área lhe possibilita também dividir seu espaço em dois, sendo utilizado para o consultório e uma recepção, para melhor atender seus pacientes.

Responder
Paula Barcelos
Paula Barcelos Designer De Ambientes (Sete Lagoas, Minas Gerais) Paula Barcelos Designer De Ambientes - há 6 anos

Bom dia, o espaço mínimo é de 9m quadrados e é necessário compatibiliza-lo com a regras da Vigilância Sanitária. Procure um profissional para que seu ambiente seja funcional e dentro da legislação, existem muitas regras a serem seguidas em consultórios que executam procedimentos clínicos/cirúrgicos. (Área de limpeza, descarte de resíduos...etc).

Responder
Polliana Pertence
Polliana Pertence (Ouro Preto, Minas Gerais) Polliana Pertence - há 6 anos

Bom dia, Erika!

É possível fazer um consultório neste tamanho, mas é preciso estudar os fluxos de circulação para que os pacientes e o dentista não tenha a passagem obstruída. É preciso estudar a necessidade de uma instalação sanitária, área de esterilização e sala de espera.

Com a aplicação de um layout e um estudo aprimorado você consegue atingir todos esses objetivos. Caso precisar de um projeto ou consultoria, estou a sua disposição para resolver o que for preciso!

Responder
Geisiane Fernandes
Geisiane Fernandes Arquitetura Interiores e Urbanismo (Belo Horizonte, Minas Gerais) Geisiane Fernandes Arquitetura Interiores e Urbanismo - há 6 anos

Bom dia Erika!

É possível sim. Fiz um projeto recentemente de um consultório odontológico com espaço de 2,38m de largura x 5,8m de comprimento. Estou à disposição para maiores esclarecimentos!

Att,

Geisiane Fernandes

Responder
Taciana Acurcio Mendes
Taciana Acurcio Mendes Arquitetura E Interiores (Poços de Caldas, Minas Gerais) Taciana Acurcio Mendes Arquitetura E Interiores - há 6 anos

Não existe uma regra, temos que adaptar o projeto ao espaço existente, somente quando é inviável, ou seja, não comporta os equipamentos que não aconselharia a execução. Mas o espaço que vc possui seria viável um consultório dentário.

Estou à disposição.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região