Sidney Melo Da Silva
Assinar art e rrt outra empresa executar a obra

Necessito de um projeto ART ou RRT assinado por um arquiteto, empresa de minha confiança executará a obra.

Assinar art e rrt outra empresa executar a obra

Necessito de um projeto ART ou RRT assinado por um arquiteto, empresa de minha confiança executará a obra.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Respostas úteis 2
Nelson Brazil
Artium Inteligência em Construções e Projetos (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Artium Inteligência em Construções e Projetos - há 6 anos

Sidney, desconfie do profissional que aceitar isso. A RRT/ART é um documento importante e sua assinatura significa assumir responsabilidade pelo que está feito. Se for "vendida", é prática antiética é passível de punição. Além disso, a execução da obra sem um responsável técnico pode caracterizar exercício ilegal da profissão, e causar acidentes sérios! Veja o caso do desabamento do Torra-torra em São Mateus, São Paulo, onde ocorreu EXATAMENTE isso!

Responder
Eric Melo
Arquitetura E Urbanismo (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Arquitetura E Urbanismo - há 6 anos

Bom dia, assinatura é uma consequência de uma prestação de responsabilidade de algo, na qual o Arquiteto irá acompanhar, assegurar e garantir a qualidade e melhor forma de execução de determinada atividade. Não existe apenas assinar, essa prática é antiética e sujeira a punição pelo CAU.

Responder
AFC PROJETOS E REFORMAS

Olá, Boa Tarde,

Se precisar de auxilio qunto a ART e RRT entre me contato conosco, teremos o maior prazer de ajudá-lo e sanar possíveis dúvidas.

Trabalhamos com emissões de RRTs mesmo sem acompanhamento da obra.

LSA Architecture - Seus sonho em nossas mãos!

Responder
Ernesto Patino
Patino Araoz Arquitetura (Campinas, São Paulo) Patino Araoz Arquitetura - há 6 anos

PATINO ARAOZ - ARQUITETURA

Boa tarde Sr. Sidney:

Entendo que, o que o sr. precisa de um Projeto Arquitetônico, de um profissional que assine esse projeto, com o devido Registro de Responsabilidade Técnica (RRT). Faço isso há quarenta anos, e continuo a fazer. Aguardo seu retorno para combinar detalhes. Na construção, tempo é dinheiro.

Responder
SR Engenharia Consultiva
Sr Engenharia Consultiva (Recife, Pernambuco) Sr Engenharia Consultiva - há 6 anos

Bom dia, Sidney.

Tudo bem?

Dá forma que está escrito, está estranho.

Não se deveria assinar ART ou RRT por um serviço que não será prestado pelo signatário, isso é irresponsabilidade técnica. No caso de sinistros/falhas, o registro desse profissional poderá ser cancelado no conselho de classe por imperícia, imprudência e/ou negligência técnica, além de multas e processos cíveis.

O correto é que a empresa executora deve possuir, além de sua confiança, o registro no conselho regional de engenharia(CREA) e/ou arquitetura(CAU), onde será atestada sua capacidade técnica e permissão legal para desempenhar as atividades pertinentes a cada conselho.

Assim sendo, a ART/RRT de execução deve ser emitida pela empresa que irá executar de fato.

O senhor certamente encontrará profissionais que não seguem os códigos de ética de sua profissão e assinarão o documento por quantias irresponsáveis e imprudentes, porém, fique atento, quem não tem ética com sua própria função dificilmente terá qualquer consideração pelo cliente. Fique atento.

Espero tê-lo esclarecido.

Atenciosamente,

Responder
Herivan
TECFORTE Engenharia (São Paulo Zona Sul, São Paulo) TECFORTE Engenharia - há 6 anos

Sidney, bom dia. Provavelmente essa obra será em algum Edifício onde precisa legalmente de documentos para a liberação do início de Obra pelo síndico talvez seja seu caso, o que costumo fazer nesse tipo de caso é oferecer ao cliente a ART de execução com no mínimo 2 visitas no período de obras para certificar que tudo está conformidade mesmo que a empreiteira é de confiança do proprietário porém a responsabilidade é do profissional que assina a ART do Crea (engenheiros) ou a RRT do CAU ( arquitetos). Espero ter ajudado e caso tenha interesse pode me contactar que conversamos para atendê-lo. Sds. Herivan

Responder
Dot & Line Arquitetura e Consultoria Ltda

Sr. Sidney,

Como se pode observar, acima, existem duas respostas antagônicas. Uma diz que é possível e outra afirma que não. A explicação é a seguinte:

(1)Você pede "Um projeto ou RRT assinado por um Arquiteto." (2) Afirma que "Empresa de sua confiança executará a obra".

Se avaliarmos, apenas o que está escrito, é possível afirmar que:

(1) O Arquiteto, autor do projeto, poderá assinar RRT de projeto. (2) A empesa da sua confiança deve ter habilitação técnica para construir. Ou seja, deve ser capaz da fornecer RRT ou ART. Se não tiver, sugiro que você reavalie sua confiança, pois o restante da sociedade não confia nesta empresa.

(3) Uma coisa é a RRT de Projeto, outra é a RRT de Execução da obra. Estes dois documentos podem ser emitidos separadamente. O autor do projeto não precisa, necessariamente, se responsabilizar pela obra. Nem é obrigado a acompanhar se não for contatado para isso.

(4) Portanto, no caso, é possível se emitir RRT de outro profissional, desde que seja referente apenas ao projeto. Porém, como bem esclarece o Arq. Eric Melo, emitir RRT de obras executadas por outros, é antiético e sujeito a punição.

Responder
João Resolve, Eng. Reformas e Construções

A ART ou RRT de execução atesta a responsabilidade dos serviços realizados, portanto não tem sentido assinar algo que não foi de acompanhamento efetivo pelo profissional responsável. Uma lástima haver empresas e pessoas que geram ART sem nunca ter pisado na obra. Acrescento que esse acompanhamento deveria ser uma cobrança do contratante, pois o documento é um papel no fim das contas, a questão maior é se de fato o que e como foi feito corresponde ao documento.

Responder
Particular - há 6 anos

R: O ideal é que o profissional não somente assine a ART / RRT como também faça o acompanhamento dos serviços;

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região