Que fiação usar para aumentar a carga do sistema elétrico?

Me mudei p/ um prédio antigo com sistema trifásico, todos os aptos são ainda monofásicos. O disjuntor do relógio, na garagem, desarma quando tomo banho mais longos. O disjuntor do quadro de luz, dentro do apto, não desarma. Estou considerando aumentar a carga para o sistema bifásico p/ poder ligar também aquecedores de ambientes no inverno. Dúvidas:

1. Qual fiação devo usar do relógio (garagem) ao apto? quantos milímetros? posso usar 6mm, mais econômico? ou apenas 10mm? o que a Enel exige e é recomendado e seguro?

2.Pretendo instalar 2 chuveiros: 220v 7500w e 127v 5500w. Quantos mm devo usar nestas instalações?

3. Com um sistema bifásico instalado, poderei ligar 2 aquecedores de ambientes (1500w x2) tranquilamente durante a noite e ligar o chuveiro de 7500w? instalados em diferentes circuitos, sendo os aquecedores no mesmo circuito?

4. Devo instalar no relógio (garagem) um disjuntor de quantos ampéres para atender minhas necessidades acima?

Muito obrigada,

Renata, Teresópolis (RJ)

Que fiação usar para aumentar a carga do sistema elétrico?

Me mudei p/ um prédio antigo com sistema trifásico, todos os aptos são ainda monofásicos. O disjuntor do relógio, na garagem, desarma quando tomo banho mais longos. O disjuntor do quadro de luz, dentro do apto, não desarma. Estou considerando aumentar a carga para o sistema bifásico p/ poder ligar também aquecedores de ambientes no inverno. Dúvidas:

1. Qual fiação devo usar do relógio (garagem) ao apto? quantos milímetros? posso usar 6mm, mais econômico? ou apenas 10mm? o que a Enel exige e é recomendado e seguro?

2.Pretendo instalar 2 chuveiros: 220v 7500w e 127v 5500w. Quantos mm devo usar nestas instalações?

3. Com um sistema bifásico instalado, poderei ligar 2 aquecedores de ambientes (1500w x2) tranquilamente durante a noite e ligar o chuveiro de 7500w? instalados em diferentes circuitos, sendo os aquecedores no mesmo circuito?

4. Devo instalar no relógio (garagem) um disjuntor de quantos ampéres para atender minhas necessidades acima?

Muito obrigada,

Renata, Teresópolis (RJ)

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

14 Respostas

Respostas úteis 1
Vagner Luiz de Almeida Vitor
Vagner Vitor Eletricista (Macaé, Rio de Janeiro) Vagner Vitor Eletricista - há 3 anos

Boa tarde

Renata no caso em particular (predio) o ideal e voçe chamar um profissional habilitado para fazer um levantamento elétrico e de disponibilidades de tubulações para aumento de carga, se for passar cabos de bitolas maior não vai adiantar se não tiver passagem, e dentro do apartamento seria interessante ver as bitolas dos condutores elétricos caixas de proteção aterramento.

Responder
Particular - há 3 anos

A ScalaTécnica Estruturas Metálicas se sente honrada em poder ajudar com sua dúvida.

R: Por se tratar de predio, deve-se contratar um profissional para fazer o dimensionamento total de cargas, apresentar a ART para fazer a adequação

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Jorge Alex Assis
Jmg Reformas E Construção Em Geral (Nova Iguaçu, Rio de Janeiro) Jmg Reformas E Construção Em Geral - há 3 anos

Bom dia dona Renata . Seria melhor chamar um profissional especializado para que possa fazer uma visita técnica.

E o cálculo de mandanda e necessário e a passagem de fiações dos eletrodutos se estão em perfeitos estados.

Responder
Renata
Particular - há 3 anos

Boa tarde, obrigada a todas as respostas. A consulta a diversos profissionais já foi feita e obviamente não farei o serviço por minha conta :) o problema é que cada profissional diz algo diferente e por isto peguei e o que me pareceu mais coerente e vim aqui ver se fazia sentido. Tudo isto foi recomendado por um profissional. Não tenho necessidade de instalação trifásica, provavelmente farei a instalação de um aquecedor a gás e chega de tanta enrolação com eletrecistas. Obrigada

Marcos Oliveira
Marcos De Oliveira (Belford Roxo, Rio de Janeiro) Marcos De Oliveira - há 3 anos

Boa tarde!

Dona Renata, a senhora passou as informações dos equipamentos que vão ser instalados, porém, é necessário fazer um cálculo de demanda para avaliar melhor qual seria o disjuntor geral e fiação necessaria para atender a sua residência.

Tendo em vista que as informações trata-se de um predio, será necessário uma avaliação melhor por um profissional.

Responder
Ernani Oliveira
Particular - há 3 anos

Boa tarde como o amigo falou é melhor chamar um profissional especializado, pois deve ser melhor um trifásico já que vai ser instalado aquecedor, chuveiro, a residência já tem seus outros equipamentos ferro de passar micro-ondas etc... Não dá para ser um curioso tem que se um profissional da área para não correr o risco de pegar fogo sua residência.

Alexandre Figueiredo Costa
AG Instalações e Projetos (Tanguá, Rio de Janeiro) AG Instalações e Projetos - há 3 anos

Prezada, boa tarde. Recomendo você agendar uma visita com um profissional. Por mais que passamos as informações. Pode faltar materiais ou haver compras erradas. Além disso no ato da visita solicite uma breve vistoria para analisar sua rede.

Att,

Alexandre

AG Instalações

Responder
Jose Lourenco Da Trindade Trindade

bom dia

Renata,Como você mora em um prédio, a instalação elétrica é atendida de forma coletiva, desta forma, dada a sua necessidade de mudança de padrão de alimentação e carga, será preciso avaliar as condições do padrão de energia do condomínio, ver se ele possui meios para atender a carga do seu apartamento.

Esses são aspectos que apenas uma pessoa que conhece da norma e diretrizes da concessionária conseguirá avaliar.

Também com relação ao seu apartamento, é importante verificar as instalações elétricas, pois em uma escala de proteção, primeiramente deveria atuar o disjuntor que atende o circuito em sobrecarga e não o disjuntor geral do relógio de energia.

Sugiro que você solicite uma análise das suas instalações por um eletricista, ele terá condições validar isso e apontar as necessidades de intervenção e seu impacto.

Espero ter ajudado.

Responder
Marcelo Marques
MM Refrigeração e Eletrônica (São João de Meriti, Rio de Janeiro) MM Refrigeração e Eletrônica - há 3 anos

Bom dia !

Qualquer resposta a sua pergunta , a sua necessidade e prematura sem uma avaliação técnica no local para ser feita um levantamento da carga que e necessária para suprir sua necessidade ,tudo influencia para te passar a bitola de fio correta, distancia, material utilizado,se tem passagem nos conduites e afins, e o ideal e usar material de primeira linha até mesmo para gerar uma maior economia.

att: Marcelo Marques.

Responder
Fabio
Labri Engenharia (Cotia, São Paulo) Labri Engenharia - há 3 anos

Olá Renata,

Como você mora em um prédio, a instalação elétrica é atendida de forma coletiva, desta forma, dada a sua necessidade de mudança de padrão de alimentação e carga, será preciso avaliar as condições do padrão de energia do condomínio, ver se ele possui meios para atender a carga do seu apartamento.

Esses são aspectos que apenas uma pessoa que conhece da norma e diretrizes da concessionária conseguirá avaliar.

Também com relação ao seu apartamento, é importante verificar as instalações elétricas, pois em uma escala de proteção, primeiramente deveria atuar o disjuntor que atende o circuito em sobrecarga e não o disjuntor geral do relógio de energia.

Sugiro que você solicite uma análise das suas instalações por um eletricista, ele terá condições validar isso e apontar as necessidades de intervenção e seu impacto.

Espero ter ajudado.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região