Vocês ligariam equipamentos caros neste quadro de luz?

Estou alugando um apartamento e não gostei da aparência do quadro de luz. Já tenho a opinião de um eletricista aqui do site (que eu concordo e respeito) mas preciso de mais "força" junto a imobiliária. Tenho equipamentos caros que consomem cerca de 1800w. Qual a opinião de vocês?

Vocês morariam num apartamento com esse quadro de luz?

Vocês ligariam equipamentos caros nessa rede?

Vocês ligariam equipamentos caros neste quadro de luz?

Estou alugando um apartamento e não gostei da aparência do quadro de luz. Já tenho a opinião de um eletricista aqui do site (que eu concordo e respeito) mas preciso de mais "força" junto a imobiliária. Tenho equipamentos caros que consomem cerca de 1800w. Qual a opinião de vocês?

Vocês morariam num apartamento com esse quadro de luz?

Vocês ligariam equipamentos caros nessa rede?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

32 Respostas

Respostas úteis 1
Sergio Roberto de Freitas

Tem que Montar um QDLF Quadro de Luz e Força Padrão e Verificar a Fiação e Fazer um Levantamento de Carga com Sertesa a Carga que vai ser instalada aí sua a Fiação não vai suportar principalmente se for Aparelhos de Aquecimento e Refrigeração é só somar todas as Potência em Watts p/ saber o Total da Carga a ser Instalada !

Responder
Edilson Meira Meira
TECNEW CLIMA AR (Votorantim, São Paulo) TECNEW CLIMA AR - há 5 anos

Olá, com certeza seu qdg precisa de reparo urgente. Da sim para subsistir, fazer um balanceamento de fases .Só que em primeiro lugar é necessário estar conhecendo as disposição de instalações no local para poder formalizar mudanças e orçamento.

Más com certeza dá para resolver.

Abraço e as ordens.

Tecnew clima ar

Ricardo Augusto Pichirilo

Bom dia, Sr. Lorenzo.

Na minha opinião, não ligaria nenhum equipamento, com este Quadro Luz e Força, até um risco sobre os equipamentos, que o Sr tem. Teria que reformar este quadro, verificar toda a infraestrutura de tubulação e fiação, verificar todos os pontos de luz, interruptores e tomadas, para atender todos os equipamentos que o Sr tem, por isso, uma visita técnica, pode abranger e esclarecer as dúvidas que o Sr tem.

Grato pela atenção.

Rogerio
Tiqvah Projetos Elétricos, Hidráulicos E De Prevenção Contra Incêndio (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Tiqvah Projetos Elétricos, Hidráulicos E De Prevenção Contra Incêndio - há 5 anos

- Barramento Bifásico com jampers (precisa ser substituído)

- Circuitos sem identificação, nem por cores, nem por utilização

- Com certeza, existem circuitos para áreas frias, necessita instalar DR's (reles de fuga) com If max. 30mA

- Conforme a carga dos circuitos, poderá haver necessidade de redimensionar as proteções (disjuntores) ou, fiação.

- Fiações derrarrumadas em completa bagunça, desordem. Haverá necessidade de remontar o Quadro de Distribuição, reorganizando condutores, anilhando os cabos, identificando os disjuntores;

- Não há proteção ao barramento principal. (Instalar proteção com poliestireno transparente espessura 3mm com distanciadores)

- Não vimos tampa de proteção externa. (Se não tiver tampa externa ou dependendo do grau de umidade do local de instalação, poderá ser necessário substituir o quadro de distribuição por outro, preferencialmente de PVC.

- Recomenda-se verificação dos cabos alimentadores versus cargas elétricas para segurança das instalações e atendimento á máxima queda de tensão permitida. Também recomenda-se a verificação da proteção no Centro de Medição, para checar se atende aos critérios de segurança e seletividade.

-Normalmente, reconhece-se a qualidade de uma instalação pelo Quadro de Distribuição de Energia - por isso, recomenda-se a priori, a possibilidade de troca de fiação completa (cf. norma NBR5410) - no minimo.

-Sobre equipamentos, tomar cuidado com a pinagem e país de origem do equipamento. Dependendo do país, a pinagem (Fase-Neutro-Terra) tem posições pré-definidas e a inversão pode gerar mal funcionamento e, ás vezes, até provocar danos ao equipamento. A impedância máxima, admissível, nos remete, a análise da qualidade do aterramento, se necessário for.

Por fim, as proteções devem ser contra excessos de corrente (disjuntores), contra fugas de corrente (reles de fuga) e, contra raios (surtos de correntes) ...DPS.

Enfim, uma análise completa necessita de visita técnica, por pessoa habilitada, e qualificada.

O Sindiscon estabeleceu por norma, que também nos condomínios residenciais, que quaisquer serviços elétricos devem ser executados por profissional habilitado e, na conclusão, deverá ser apresentado Relatório Técnico e projeto elétrico básico com as instalações existentes, e diagrama elétrico do quadro de energia.

No entanto, todos esses serviços envolvem custos de reforma, que deverão ser repassados ao proprietário do imóvel, recomenda-se, orçamento prévio e negociação para abatimento do valor da locação do imóvel, portanto, além da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) de projeto/reforma, Laudo Técnico Fotográfico das Instalações (pós reforma) e comprovação total dos valores pagos de Serviços.

Responder
Bruno
Particular - há 5 anos

Está totalmente errado, falta o barramento do disjuntor principal para os secundários, jumpers e connexões dos cabos totalmente fora da nbr 5410. Está uma bagunça total, pois está difícil de realizar a identificação dos cabos e de qual circuito pertence. Cabos encostados em cima do barramento. Barramento de terra e neutro mal instalados e conexões totalmente fora de padrão, está um show de horror isso daí. Aconselho a rever todas as cargas onde pertence esse quadro. e redimensionar e refazer totalmente junto com as proteções de DR e DPS. Segue um exemplo também de um quadro bem montado para comparação. Abçs.

Miguel
Rem Network Instalações E Manutenções (Suzano, São Paulo) Rem Network Instalações E Manutenções - há 5 anos

Boa tarde Lorenzo,

Aparentemente pela foto que voce enviou,esse quadro esta fora das normas ABNT, necessita uma reforma geral com balanceamento dos circuitos,instalaçao de barramento N/T que visualmente nao tem e refazer fiaçao dos circuitos.

Precisa envolver a imobiliaria para que ela faça toda a reforma possivel.

O que estou vendo,a entrada é trifasica otimo,a questao é fazer os calculos necessarios para atender os seus equipamentos(que aparentemente nao atende)e proceder com a reforma adequada dentro das normas.

Estamos a disposiçao.

Responder
Paulo
Reparar - Solução Em Reparos (Itatiba, São Paulo) Reparar - Solução Em Reparos - há 5 anos

Lorenzo, o quadro não atende a Norma NBR5410, está com adaptações inseguras, não possui o mínimo de identificação. Pode estar funcionando, porém sem a devida segurança para os usuários do imóvel ou de um profissional que veja a realizar uma manutenção.

Sugiro que procure outro imóvel, que possa atender as suas expectativas de segurança com os seus equipamentos.

Fico a disposição para outros esclarecimentos.

Responder
Particular - há 5 anos

R: O que parece é que os circuitos estão com fio fino, 2,5 talvez que não suportaria uma seria de equipamentos que desejar... o ideal é fazer o dimensionamento para os usos pretendidos

A disposição;

Ana
Particular - há 5 anos

Amigo, procure outro imóvel. Não se desgaste com o que não é seu. Não se entra num imóvel tendo que resolver problemas. Se o proprietário deixou ficar nesse estado, é pq não se importa. Isso está vencido, tem que refazer a rede (é o que eu faria). Há falta de manutenção e certamente esse não será o único "galho" a ser quebrado. Vá pra outro imóvel, onde haja sol, boas energias, onde vc entre sorrindo e se sentindo grato.

Marcos Antonio Ferreira
MF INSTALAÇÕES ELÉTRICAS (Mairiporã, São Paulo) MF INSTALAÇÕES ELÉTRICAS - há 5 anos

Bom dia! Eu não ligaria nada neste quadro, segundo a NBR 5410, todos os quadros tem que ter( DR e DPS ) para proteger o seus equipamentos, temos que trabahar em cima da potencia do seus equipamentos. para depois refazer o quadro e a parte elétrica. Espero e ter lhe ajudado.

Responder
CR CLIMATIZAÇÃO CONDICIONADO
Cr Climatização Ar Condicionado (Franca, São Paulo) Cr Climatização Ar Condicionado - há 5 anos

realmente esse quadro precisa ser todo modificado precisa fazer um levantamento da fiação se está dentro das normas pois os seus equipamentos podem sofrer danos com queima de visíveis e queima total .

peça um orçamento detalhado de um eletricista de sua confiança caso não tenha aqui você vai encontrar um que posso atender você com qualidade e profissionalmente.

atenciosamente.

Cláudio Aleixo.

Responder
Márcio Araújo Santana
Sse ( Santana Serviços Em Eletricidade ) (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Sse ( Santana Serviços Em Eletricidade ) - há 5 anos

Bom dia sr. Lorenzo:

O quadro de distribuição mostrado na imagem está totalmente fora de qualquer padrão mínimo exigido pelas normas técnicas. Os maiores problemas, além da estética, deverão ocorrer quando forem ligadas as cargas aos respectivos circuitos. Cuidado pois existe até mesmo risco de incêndio ou acidentes de maiores proporções. Não corra riscos.

Consulte sempre um profissional eletricista.

Boa sorte!

Responder
Julio Firmiano Neto
Empreiteira de Construção Civil (Itanhaém, São Paulo) Empreiteira de Construção Civil - há 5 anos

bom dia

; eu nao ligaria antes di faser uma reforma na parte eletrica, chame um eletricista di confiança mais q entenda do assunto e nao aqueles q so sabe puchar fio, mandi verificar todos os circuitos 127 e 220 pra ondi vai e ondi termina, verificar a bitola do fio ci e adequado praquele circuito, quando encontrar inregularidade faça a troca, agora ci tiver tudo inregular o correto e tirar e refader tudo di novo air fica bom ok

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região