Tomadas 110V funcionam, chuveiro 220V não: o que pode ser?

A casa do meu sogro, com rede monofásica, está com um problema: chuveiros 220V não funcionam. Medi tensão com multímetro, deu 3 a 4V. As tomadas e lâmpadas de 110V funcionam normalmente. Na fiação que entra na casa, quando meço tensão entre as duas fases, também vejo 3 a 4V. Porém, medindo uma fase com Neutro, vejo em torno de 120V. Medindo a outra fase com o Neutro, também dá cerca de 120V. Ou seja, não foi uma fase que caiu. Desligando a chave geral, e medindo resistência entre as duas fases com o multímetro, encontro 1030 - 1040 ohms. O que pode estar acontecendo?

Tomadas 110V funcionam, chuveiro 220V não: o que pode ser?

A casa do meu sogro, com rede monofásica, está com um problema: chuveiros 220V não funcionam. Medi tensão com multímetro, deu 3 a 4V. As tomadas e lâmpadas de 110V funcionam normalmente. Na fiação que entra na casa, quando meço tensão entre as duas fases, também vejo 3 a 4V. Porém, medindo uma fase com Neutro, vejo em torno de 120V. Medindo a outra fase com o Neutro, também dá cerca de 120V. Ou seja, não foi uma fase que caiu. Desligando a chave geral, e medindo resistência entre as duas fases com o multímetro, encontro 1030 - 1040 ohms. O que pode estar acontecendo?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Respostas úteis 1
Neymard Antonio Silva
Neymard (Sorocaba, São Paulo) Neymard - há 1 mês

Prezado Eduardo,

O que está ocorrendo é que uma das fases está interrompida. Veja a explicação:

Quando você mede a tensão entre fases, encontra aproximadamente zero. Quando mede entre fases e neutro, encontra 120V. Só que a resistência entre fases é em torno de 1000 Ohms. Significa que um dos 120 V que você está medindo é, de fato, o retorno da outra fase através da resistência!

Você também disse que fez estas medições na fiação que entra na casa. Isto significa que a fase está interrompida antes desse ponto e, por isso, você não encontrará o problema no interior da casa. Recomendo que você meça a tensão na entrada da instalação, ou seja, o mais próximo possível do medidor de energia, antes do disjuntor geral. Se tiver tensão entre fases ali, a interrupção pode estar até mesmo no próprio disjuntor, que estaria com defeito. Se não tiver tensão entre fases na entrada do disjuntor, então o defeito está do lado da concessionária de energia, que deverá ser acionada.

Eng. Neymard Silva

Responder
NATANAEL SANTOS
N.a Soluções Residenciais. (Sorocaba, São Paulo) N.a Soluções Residenciais. - há 1 mês

Olá, se na entrada da residência está chegando as fases, é no chuveiro não pode ser que em algum ponto o fio esteja com problema, qual a bitola do fio chuveiro, é um circuito individual tue, qual a potência do chuveiro, qual a amperagem do disjuntor.

Porque se o disjuntor foi dimensionado pra uma carga maior que o fio suporta o fio pode fechar curto se romper em algum ponto e o disjuntor não desarma, faça esse teste com o multímetro, pra ver se o fios do chuveiro estão rompidos.

Coloque na escala de tensão alternada, segure com o seu dedo na ponta preta do multímetro. E a ponta vermelha do multímetro você coloca numa fase se tiver energizado vai aparecer sinal de menos, ou algum número, se o fio tiver rompido vai aparecer zero, faça o teste com a outra fase.

Se as duas aparecer o menos, ou algum número o fio não está rompido.

Vamos supor que você identificou uma fase zero, antes de trocar o fio vc precisa testar o disjuntor uma maneira de testar o disjuntor é desconectar do sistema coloca na escala de continuidade, liga o disjuntor e vê se dá continuidade entre terminal de cima e de baixo.

Espero ter ajudado, qualquer coisa coloque mais informações aqui, como bitola fio, amperagem do disjuntor, a potência do chuveiro, posso te dar mais informações do possível ocorrido.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região