Posso construir casa 220V em cidade com voltagem 110V?

A cidade é 127w, mas gostaria de construir com 220w, é possível?

Posso construir casa 220V em cidade com voltagem 110V?

A cidade é 127w, mas gostaria de construir com 220w, é possível?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Rafael Leopoldo Moreira Rocha
Particular - há 1 mês

Olá bom dia, sim eh possível normalmente chega em sua residência duas fases e um neutro diretamente da rede, e com o uso de circuito 220v vc tem economia no dimensionamento do cabeamento.

Neymard Antonio Silva
Neymard (Sorocaba, São Paulo) Neymard - há 1 mês

Prezada Laura,

normalmente, a tensão de 127 V é obtida entre uma fase e o neutro de um transformador da concesionária, cuja tensão entre duas fases é 220 V. É muito improvável que a concessionária não disponibilize 220 V na sua região, razão pela qual recomendo que, antes de mais nada, faça uma consulta à ela, o que, na maioria das vezes pode ser feito no próprio site da empresa, sem muita dificuldade.

No entanto, mesmo que de fato não seja possível obter 220 V diretamente da concessionária, você deve fazer algumas considerações antes de adotá-la.

Em primeiro lugar, a escolha entre 220 V e 127 V decorre de um aspecto econômico devido à possibilidade de que haja uma redução de custos com a fiação. Contudo, isto só se justifica em grandes instalações porque esta redução praticamente não ocorre em residências, exceto para cargas de alto consumo, como é o caso dos chuveiros elétricos. Um aspecto muito importante, que deve ficar bem claro, é que uma instalação de 220 V não economiza energia se comparada com uma de 127 V. O consumo é o mesmo!

Tendo ficado claro este ponto, se ainda assim você quiser alimentar toda a sua residência em 220 V e a concessionária não disponibilizar esta tensão, você terá que instalar um transformador na entrada da residência, de forma que eleve 127 V para 220 V, que também tem custo significativo, lembrando que, em qualquer caso, você deverá observar os aspectos de segurança de toda a instalação conforme estabelece a NBR 5410.

Sendo assim, recomendo que busque a ajuda de um especialista que possa orientá-la quanto às melhores alternativas. Coloco-me à sua disposição caso queira realizar uma avaliação técnica e econômica destas alternativas, bem como a elaboração de um projeto elétrico e a condução do processo no âmbito da concessionária, se assim desejar.

Eng. Neymard Antônio Silva.

Responder
NATANAEL SANTOS
N.a Soluções Residenciais. (Sorocaba, São Paulo) N.a Soluções Residenciais. - há 1 mês

Sim, é possível inclusive algumas regiões só opera em 220v, na região que você mora é preciso ver junto a concessionária, aqui na região é duas fases e um neutro que chega no relógio, então fase é neutro 127v, famoso 110 como é conhecido, e fase é fase 220, mas qual seria a sua necessidade o quer ligar, visto que a maioria dos equipamentos é 127, mas qual seria a sua necessidade se puder comentar aqui poderei fornecer mais informações.

Responder
NATANAEL SANTOS
N.a Soluções Residenciais. (Sorocaba, São Paulo) N.a Soluções Residenciais. - há 1 mês

No Brasil não tem um padrão depende da concessionária tem cidade on de vc tem a possibilidade de ligar 220, ou 127, que quando chega no relógio três fios normalmente é vermelho fase, preto fase.

E azul neutro.

Ou algumas cidades são dois fios vermelho e preto e aí na cidade só tem 220.

Ou tem cidade que talvez pode ser o seu caso que é só 110 ou 127, aí pode ser que cheque no relógio ou preto e azul, vermelho e Azul, como te falei de mais informações do queres ligar ou veja junto a concessionária a voltagem disponível em sua cidade.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região