Qual cabo escolher para a instalação elétrica?

Boa tarde!

Tenho dois chuveiros de 7800W, se eu ligar os dois terei uma corrente de 70.9A

passando nos cabos de 10mm?

Será que terei que trocar os cabos?

Obs: os cabos de 10mm são os que sai do relógio e vai para o QDC.

Qual cabo escolher para a instalação elétrica?

Boa tarde!

Tenho dois chuveiros de 7800W, se eu ligar os dois terei uma corrente de 70.9A

passando nos cabos de 10mm?

Será que terei que trocar os cabos?

Obs: os cabos de 10mm são os que sai do relógio e vai para o QDC.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

37 Respostas

Respostas úteis 7
Tag Equipamentos e Soluções Ltda

Caro Sr. Alex, bom dia. Vc não informou a região onde reside. Presumindo que os chuveiros sejam alimentados na tensão de 220 V, teremos que fazer algumas alterações iniciais. O padrão mínimo de entrada da CPFL Piratininga, p.ex.: é para o padrão B1 - Disj. 63A - Cabo: 16,0 mm², já vemos que a corrente dos 2 chuveiros ultrapassa esse valor. Então deverá ser alterado o padrão de entrada, para no mínimo: B2 - Disj. 80 e Cabo de 25,0 mm² ,ou em última análise, NÃO, ligar os 2 chuveiros ao mesmo tempo. Para cada chuveiro deve haver 1 circuito com no mínimo, cabo de 6,0 mm² e disj. 40 Amp. Para o correto dimensionamento das instalações elétricas de sua residência, devemos começar pelas cargas existentes e assim chegar ao padrão de entrada necessário para a segurança das instalações elétricas. Não esquecer de que hoje é obrigatório instalar dispositivos DR para as instalações de chuveiro e claro, tem que ter um ótimo aterramento na instalação. Vc poderá gastar um pouco mais no início, mas terá uma instalação segura e duradoura para o futuro.

Espero ter ajudado.

Abs

Jorge Souza - Eng. Eletricista - TAG Equipamentos

Responder
Marcelo Salamoni
Msa Automação E Elétrica (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Msa Automação E Elétrica - há 6 anos

Primeiramente você precisa entrar em contato com a companhia de energia e solicitar um aumento de carga, depois substitua os cabos, de 10 para 25mm, substituindo também os disjuntores.

Com sua carga atual, a fiação de 10 mm vai ficar sobrecarregada e o disjuntor de entrada (50 amp) vai desarmar sempre que ligar os chuveiros ao mesmo tempo.

Responder
Clemison junior
Clemison Junior (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Clemison Junior - há 6 anos

Bom dia. Vc tem que ter duas linhas de cabos até o quadro

E disjuntores separado

Responder
Antonio Eustaquio Candido
Aec Projetos E Instalações Elétricas (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Aec Projetos E Instalações Elétricas - há 6 anos

Boa tarde. Para atender a esta instalação você deve levar um circuito para cada chuveiro, com disjuntor independente. Caso a distancia entre o quadro e o chuveiro seja inferior a 100 metros, de acordo com tabela NBR 5410 pode utilizar cabos 6,0mm2 para cada chuveiro com método de instalação B1 - eletroduto embutido em alvenaria que comporta 45A para 2 condutores carregados que e o seu caso.

Elton Domingos
Rcr - Reforma, Contrução E Retrofit (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Rcr - Reforma, Contrução E Retrofit - há 6 anos

Boa noite Alex, seu cabo com certeza está com a bitola entre o relógio e o QDC, até porque vc tem mais coisas em sua residência, dificilmente se usa tudo ligado ao mesmo tempo, mas temos que considerar essa situação e também saber se vc tem essa potência disponível na entrada do poste. Possivelmente vc irá precisar de uma cabo de 25mm entre o relogio e o QDC, daí pra frente pode usar cabo de 6mm entre o QDC e o chuveiro. (cada chuveiro)

Paulo Monteiro de Lima

Na vdd a NBR 5410 estabelece uma razão entre a demanda máxima e a potência instalada, no seu caso dois chuveiros de 7800w , seria : 15600W x 0,68 = 10608W, então creio que fazendo dois circuitos separados com cabo 6mm e disjuntores de 40A resolve o seu problema.

Responder
Izaias Alves de  Azevedo
Educa Eficiencia Energetica Sp. (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Educa Eficiencia Energetica Sp. - há 6 anos

Olá conforme todos colegas responderam o mais ideal e ter a fiação de entrada 25mm e ter disjuntor de entrada de em capacidade para manter 02 chuveiros em cargas individuais . para tanto pode até envolver em estudo para aumento de carga e modelo de entrada padrão conforme modelo equivalente a fiação ideal e 6mm , mas considerando que é uma residência e poderá ter outros equipamentos em potencia como torneira eletrica micro ondas frezeer etc . Melhor relacionar todos equipamentos é adequar a demanda de entrada. Assim o profissional assegura uma garantia de 2 anos ou mais e satisfação do cliente. grato amigos.

Responder
João dos Santos Alves
Particular - há 6 anos

Olá Alex do seu relógio até o quadro de distribuição pode ser cabo de 10 mm do quadro até os chuveiros cabos de 6mm com disjuntor de 40A para cada chuveiro e no relógio coloca um disjuntor de 63A ok faz isso é não terá problemas de queda de disjuntores

Anderson
Badulino Solar Eletricista (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Badulino Solar Eletricista - há 6 anos

Boa tarde,

Fazer isto será uma escolha muito ruim, independente da seção do fio/cabo. (o correto são 2 circuitos)

Colha orçamentos com profissionais responsáveis, você verá que o correto sai muito mais barato.

Caso queira é só solicitar e farei uma visita.

Grato

Anderson B

Responder
Haroldo
Harcam Manutenção E Projetos Elétricos (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Harcam Manutenção E Projetos Elétricos - há 6 anos

de acrodo com a NBR 5410 para a instalação de circuito de chuveiro deve-se realizar a instalação de circuitos especiais dedicados, portanto, o senhor deve individualizar cada um dos chuveiros no QGBT da residência a fim de garantir uma maior proteção para a instalação além de utilizar cabos de menor seção, dessa forma teria um disjuntor termomagnético para cada chuveiro.

Responder
Joaquim Mendes Gomes

Terei todo dia e vou ter uma noção da dimensão de Isabel o piso do apartamento que estou na dúvida sobre esse absurdo o seu pensamento do que a placa e de um pouco do nosso projeto é que está acontecendo e você também poderá deixar a caso não

Não sabemos que

Responder
Edilson Meira Meira
TECNEW CLIMA AR (Votorantim, São Paulo) TECNEW CLIMA AR - há 6 anos

olá Alex tudo bem!

Você poder ter 2 chuveiros e outros circuitos em sua residência tranquilo.

Bom para isso é bom ter em em mãos cálculos de equipamento energizado que vai utilizar em sua casa para poder fazer um balanceamento de fases e distribuição de circuito em seu quadro de distribuição.

ex: 2 chuveiro e mais alguns circuitos pede cabo de entrada no Relógio padrão de no mínimo 16 mm que já vem em poste padrão .

Responder
Particular - há 6 anos

R: Coloque circuitos separados para cada chuveiro; utilize o cabo 8 em cada um e dijuntor de 40A

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região