Cadê o andaime?

Gostaria de saber qual norma se segurança rege esse tipo de serviço ou ação.

Cadê o andaime?

Gostaria de saber qual norma se segurança rege esse tipo de serviço ou ação.

Pergunta feita sobre o projeto Reforma e Construção no Rio de Janeiro
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Mateus Coelho Ribeiro
Particular - há 7 anos

NR-35 - Trabalhos em altura é a norma que rege tais execuções.

Fernando
Aliança Real Pintura E Acabamento Fino (Ribeirão Preto, São Paulo) Aliança Real Pintura E Acabamento Fino - há 7 anos

Ana, alguns serviços podem ser realizados com o auxílio da escada, andaime, plataformas ou cordas. Na foto, o profissional está fazendo uso de uma corda confeccionada em poliamiada 12,7mm e certificada.

Para que surpresas desagradáveis e acidentes de trabalho não ocorram é necessário verificar constantemente a corda e quando identificado qualquer tipo de dano, ela deve ser descartada imediatamente.

Sobre a sua pergunta, existe uma norma regulamentadora (nº 35) que regula o trabalho em altura.

Você pode obter a norma e o Anexo do "Acesso por Corda" da NR-35 (COMENTADO) - Manual de Auxílio na Interpretação e Aplicação do Anexo "Acesso por Corda" da Norma Regulamentadora n.º 35 (Trabalho em Altura) através do site do Ministério do Trabalho.

Qualquer dúvida, estou a sua disposição para maiores informações.

Responder
Ana Átman
Particular - há 7 anos

Meu Pai... Se algo despenca, o problema não é o cara morrer, é quantos vão morrer lá embaixo, com essa queda. Um galão de tinta pendurado pela alça? E se rebentar? Vai ter um impacto de quantas toneladas essa coisa, na cabeça de alguém? Dessa altura, até um pincel pode matar. Bem, ainda que a Norma entenda que pode, eu não faria assim. É muito assustador. Grata por responder.

Fernando
Aliança Real Pintura E Acabamento Fino (Ribeirão Preto, São Paulo) Aliança Real Pintura E Acabamento Fino - há 7 anos

Realmente Ana é assustador. Essas cordas possuem um fator de segurança que geralmente é 4 ou 5. Exemplo, se uma corda possui capacidade para suportar 400 kg e o fator de segurança é 5 ela vai romper com 2.000 kg. O risco que muitos profissionais correm é real e vários acidentes acontecem diariamente nos canteiros e obras do Brasil. A falta de segurança, treinamento e uso incorreto dos acessórios é um fator que contribui e muito para os acidentes.

Qualquer dúvida, estou a sua disposição.