Como aproveita meu corredor externo

Estou fazendo reforma em uma casa que adquirir, que tem muitos espaços que não tem nenhuma funcionalidade.. minha casa tem duas entradas uma pelo terreo, na garagem que dá acesso ao primeiro piso e outra pela lateral.. ou seja um corredor que tem aproximadamente 13,5x 1,17.. ele é em L quando chega ao final ele tem mais 4x1,20... esse L dá acesso aos fundos da casa aonde está sendo construida a cozinha com aréa de serviço, porém é muto espaço que poderá acabar ficando sem nenhuma utilidade se eu sempre utilizar a entrada da garagem, que é o mais provavel de acontecer, .... nesse corredor o lado esquerdo... a parede é a aonde ficam a sala e dois quartos.. enviei uma foto do corredor e tb da lateral da casa... esse corredor fica na parte de cima da casa.. embaixo são outras casas..

Como aproveita meu corredor externo

Estou fazendo reforma em uma casa que adquirir, que tem muitos espaços que não tem nenhuma funcionalidade.. minha casa tem duas entradas uma pelo terreo, na garagem que dá acesso ao primeiro piso e outra pela lateral.. ou seja um corredor que tem aproximadamente 13,5x 1,17.. ele é em L quando chega ao final ele tem mais 4x1,20... esse L dá acesso aos fundos da casa aonde está sendo construida a cozinha com aréa de serviço, porém é muto espaço que poderá acabar ficando sem nenhuma utilidade se eu sempre utilizar a entrada da garagem, que é o mais provavel de acontecer, .... nesse corredor o lado esquerdo... a parede é a aonde ficam a sala e dois quartos.. enviei uma foto do corredor e tb da lateral da casa... esse corredor fica na parte de cima da casa.. embaixo são outras casas..

4 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Respostas úteis 2
Priscila
Particular - há 8 anos

Pamela,

dependendo do seu orçamento, você poderia fazer uma PAREDE VERDE, ou um Jardim vertical.

Não é complicado, você vai precisar, antes de mais nada, IMPERMEABILIZAR a parede onde serão plantadas as mudas.

Em seguida, você pode comprar jardineiras de instalar na parede, você pode fazer fileiras delas, ou posicioná-las da forma como você quiser.

As plantas escolhidas têm de ser regionais, para que elas se adaptem ao clima da sua região. Escolha plantas trepadeiras, samambaias (que ainda por cima são leves).

Para a irrigação, você pode fazer um sistema muito simples de mangueiras de diâmetro menor, instaladas na parede, com pequenos furinhos. Assim, quando você ligar a mangueira na torneira, a água será pulverizada no seu jardim vertical. Por isso, lembre-se de fazer uma BOA IMPERMEABILIZAÇÃO.

As plantas devem ser acomodadas de modo a cobrirem as partes expostas da parede!

4 fotos
Marcos Antonio Silva Camiletti

Pamela,

Dá uma olhada nas imagens anexas, elas traduzem o que comentei a pouco.

2 fotos
Responder
Marcos Antonio Silva Camiletti

Olá Pamela,

Acho que você tem muito trabalho a fazer! Tem bastante coisa para reformar. Mas vamos lá, estamos aqui para contribuir no que for possível mediante visualização de fotos e sua explicação.

Acho que você deve manter este corredor porque funciona como uma varanda que possibilita deixar a janela aberta em dia de chuva, e a proteger as paredes do sol e do calor excessivo que incidem na fachada. Vou além, se for possível, abra os outros vãos para a área externa, deixando uma mureta no mesmo nível da que já existe, para que tenha mais iluminação e ventilação ainda.

Quanto aos acabamentos, troque o piso existente por um piso antiderrapante, sem estampas, de cor uniforme, com caimento para um ralo, caso exista. Também, como á foi mencionado pelos colegas, impermeabilize o contrapiso para não correr o risco de infiltrações na casa de baixo.

Pinte as paredes e ponha granito no peitoril das muretas, com uma leve inclinação para que a água da chuva caia para fora.

Para compor a fachada, seguindo a linha de desenho das janelas, faça os vãos da varanda em arco.

Responder
Pamela
Particular - há 8 anos

Obrigada pelas respostas de vcs, então na realidade esse imóvel possui 3 níveis... o corredor que eu desejo dar uma funcionalidade pra ele é o corredor do andar 2 da casa.... que é um corredor que faz um L, para a área dos fundos.... sendo que eu mandei uma outra foto que é da parte externa mesmo da casa ou seja desse corredor quem está com ceramica no chão para o muro do vizinho eu tenho um recuo de aproximadamente 1,70..... da foto são 2 corredores diferentes, um que está no terreo, esse realmente não tem nada para ser feito além das sugestões dadas pelo Mauro Jacques.... mas aquele corredor que tem ceramica nele, que possui 3 fotos dele fica no 2 piso... porém como eu tenho uma entrada pela frente da casa aonde fica a garagem, esse corredor lateral precisa de uma ocupação mais eficiente, eu inclusive pensei em acabar com ele aumentando a metragem da casa, mas realmente precisa ser feita uma análise por profissionais para verificar se não existem colunas naquelas paredes que comprometem a estrutura da casa, se não tiver provavelmente é o que eu devo fazer, mas se tiver tenho que já ter uma segunda opção.

ARQDZN ARQUITETURA E INTERIORES

Pamela, não existe espaço que não possa ser aproveitado! Porém, somente um estudo detalhado do seu imóvel poderá revelar as possibilidades de uso. Por isso, a necessidade da contratação de um arquiteto. Pelas fotos podemos ver que você vai precisar fazer a recuperação das alvenarias, piso, fazer a impermeabilização dos pisos, paredes externas e lajes,retirar os pontos de infiltração da casa, além de uma revisão da parte hidráulica, que está aparente.

Responder
Anderson Pereira Ferreira

Bom dia, o corredor externo tem funcionalidade sim. Uma distancia a qual chamamos de afastamento, é a oportunidade, de você ter ventilações para os limites laterais do seu terreno sem interferir na legislação municipal de urbanismo da sua cidade. Em relaçao ao aproveitamento de espaço da casa, é aconselhável fazer uma redistribuição e aproveitamento de espaços procurando um arquiteto.

Responder
Letícia Colassante Escher
Letícia Escher Arquitetura (Sorocaba, São Paulo) Letícia Escher Arquitetura - há 8 anos

Pamela, realmente corredores são pontos fracos em reformas residenciais.

Para te ajudar melhor, o ideal é que procure um arquiteto para que possa estudar com mais detalhes possíveis alterações. um profissional saberá valorizar a iluminação natural , a ventilação e a beleza.

Caso precise entre em contato.

Responder
CARIATI ARQUITETURA
Cariati Arquitetura (Tatuí, São Paulo) Cariati Arquitetura - há 8 anos

Olá Pamela tudo bem?

A respeito do corredor vc não tem muito o que fazer pois quase em todas a cidades existe leis de construção que você tem q respeitar para ter uma ventilação e iluminação dentro da casa.

Caso vc queria saber quais as leis de recuo da sua cidade peça na prefeitura as leis de uso e ocupação do solo e código de obras dentro delas existem o que pode e não pode fazer dentro da construção.

Agora a respeito dos espaços mal ocupados dentro de sua casa temos várias soluções que podem te ajudar a resolver esse problema.

Entre em contato conosco

Grato

Cariati Arquitetura

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região