Como fazer o desenho técnico dessa escada?

Sou estudante de arquitetura e estou propondo em meu projeto uma escada assim, e fiquei encantada por ela, porém não sei como fazer o desenho técnico dela.

Voces podem me ajudar?

Grata, Ana Paula Struzik

Como fazer o desenho técnico dessa escada?

Sou estudante de arquitetura e estou propondo em meu projeto uma escada assim, e fiquei encantada por ela, porém não sei como fazer o desenho técnico dela.

Voces podem me ajudar?

Grata, Ana Paula Struzik

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Respostas úteis 2
Ricardo Carvalho da Silva
Strucon Engenharia (Saquarema, Rio de Janeiro) Strucon Engenharia - há 7 anos

Boa tarde Ana,

Fazer o detalhamento de uma escada helicoloidal é bem complicado.

Hoje em dia, ferramentas como o revit nos ajundam bastante. Mas no caso específico dessa escada, eu acredito que seja feito um modelo, desconsiderando as irregularidades das peças, e no local, o profissional de carpintaria (nesse caso quase um artista plástico), vai dando os ajustes necessários, preferencialmente , sob orientação do arquiteto ou decorador.

Espero ter ajudado.

Responder
Rogerio Martins
Inwork Contruções E Reformas (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Inwork Contruções E Reformas - há 7 anos

Olá Ana, boa tarde.

Do meu ponto de vista, a cada unidade pronta para esse modelo (rústico) de escada, obviamente será único, dado o fato de que a natureza certamente não produzirá outro cepo semelhante ao da foto.

Sendo assim, para o projeto e cálculos estruturais, terão que ser considerados o eixo , o raio, o diâmetro do vão e o pé direito assim como se faria para o projeto de uma escada em espiral comum e ao mesmo tempo teria que contar com um profissional (carpinteiro artesão) altamente qualificado, e este por sua vez, seguindo a risca os desígnios do engenheiro responsável pelos projeto.

Importante observar que, a qualidade da madeira e o seu diâmetro médio, serão os principais atributos que determinarão a resistência e longevidade desta obra de arte, ok?

Boa sorte.

Responder
ARQDZN ARQUITETURA E INTERIORES

Boa tarde, Ana. Pela foto os degraus devem ter sido engastados com uma barra de aço galvanizado atravessando o tronco da árvore e entrando nos degraus até o seu limite, para dar estabilidade estrutural. Para evitar que os degraus girassem em torno destas barras, o encaixe dos degraus no tronco devem ter sido esculpidos em forma retangular ou quadrada. Não é nada difícil de fazer. Faça uma planta, uma vista e o corte na horizontal, mostrando o detalhe dos engaste do degrau no tronco e o transpasse da barra de aço. O pino de acabamento de madeira, do outro lado, deve conter uma porca rosqueada nesta barra de aço (uma espécie de travamento lateral). Lembro que este tipo de escada só deve ser usado em residencia ou em comércio de forma restrita (para acesso estoque em mezanino de lojas, por exemplo), nunca público em geral.

Responder
Tiani Arquitetura e Design Tiani

Ana é possível fazer um desenho simples, inclusive à mão, iniciando numa experimentação, conhecendo o objeto, traçando formas pré dimensionadas, que com o tempo chegarão ao anteprojeto e, consequentemente na execução.

Responder
Ferdinando Nunes

Complementando o já falado. Para a execução recomendo que vc faça a planta, cortes, vista, detalham entorno de um degrau com seu detalham entorno de engaste no tronco e por fim foto ilustrativa.

Isso bastará para o profissional executar.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região