Como eu posso saber se um contrapiso está bem aplicado para o assentamento da cerâmica?

Eu fiquei com várias dúvidas acerca de uma reforma que estou fazendo em um cômodo de 9 m² no meu apartamento. Eles retiraram o taco antigo e fizeram o contrapiso hoje! Os rapazes que contratei já queriam assentar a cerâmica hoje, falaram inclusive que em meia hora já poderia pisar! Eu bati o pé e questionei acerca do tempo de secagem. Acabei me desentendendo com eles que ficaram de assentar a cerâmica só amanhã. Eu bati alguma fotos do serviço, de como ficou o contrapiso, pois gostaria de saber a opinião de vocês. Existe alguma coisa que eu devo exigir que eles façam amanhã?

Como eu posso saber se um contrapiso está bem aplicado para o assentamento da cerâmica?

Eu fiquei com várias dúvidas acerca de uma reforma que estou fazendo em um cômodo de 9 m² no meu apartamento. Eles retiraram o taco antigo e fizeram o contrapiso hoje! Os rapazes que contratei já queriam assentar a cerâmica hoje, falaram inclusive que em meia hora já poderia pisar! Eu bati o pé e questionei acerca do tempo de secagem. Acabei me desentendendo com eles que ficaram de assentar a cerâmica só amanhã. Eu bati alguma fotos do serviço, de como ficou o contrapiso, pois gostaria de saber a opinião de vocês. Existe alguma coisa que eu devo exigir que eles façam amanhã?

3 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

17 Respostas

Respostas úteis 1
Saulo Franco Neves

Bom dia Sra Fernanda

Olha vc fez bem em bater é o pé e pedir para esperar pois neste serviço o que mais tem que se ter é paciência e esperar ascoisas acontecerem no tempo certo o tem que conferir é se o piso está bem nivelado aí sim amanhã vc já pode começar a colocação com bastante cuidado porque ele ainda está bem verde (não secou totalmente) para não esfarelar e tirar a qualidade do serviço.

Responder
Camilla
Bazante Huana Engenharia (Recife, Pernambuco) Bazante Huana Engenharia - há 6 anos

Fernanda, primeiro o ideal é saber se o como teria algum escoamento de água (tipo varanda ou cozinha), se sim o contrapiso também serve para dar essa declividade para que a água não fique acumulada. Caso seja apenas um quarto, o contrapiso é somente para nivelar e o ideal seria você tem uma regua com bolha, assim você coloca ela no piso e vê se a bolha está bem central. Lembrar de colocar em vários pontos e em várias direções. Principalmente no meio do comodo. Outra forma mais simplificada e também menos precisa é colocar uma bola de gude (pode se chamar diferente em sua cidade), ver se ela rola, tentar em varios pontos e sem dar nenhum impulso.

Ainda assim se tiver alguns pontos pode acontecer o que se chama de tirar na massa, isso quer dizer que ele vai utilizar mais argamassa, mas a cerâmica final estará nivelada. Não é o ideal, mas pode ocorrer.

Esperamos ter ajudado!

Responder
Thiago
Particular - há 6 anos

Bom , pelo que eu sei depois feito o contra piso o correto e ter uma cura de pelomenos 30 dias para que ele atinja a secagem ideal!! E correlação a cerâmica depois de colocado tem que espera no mínimo 7 dias para poder trafega nele!!!obs: Não trafegue nele no dia seguinte pois você poder ter problemas futuros como peças descolando ,pois as cerâmicas não estará na cura ideal!!!!

Marcleyton
Particular - há 4 anos

não indicaria vc para fazer um empreendimento tipo edifício com 15 lajes, que geralmente tem a duração de 365 dias sendo que a matéria prima é cimento,areia,etc..

tempo significa lucro ou perdas quantitativas

Valter Bertarelli
Valter Construção Em Geral (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Valter Construção Em Geral - há 6 anos

Boa noite, Fernanda.

Aparentemente as pessoas que vc contratou não estão preparados para fazer este tipo de serviços.

O contra-piso é feito para nivelar o local para assentamento da cerâmica, o correto é em um dia e colocar piso no outro dia, (simplesmente ninguém consegue espalhar a argamassa com a massa do contra-piso mole), utilizar uma régua e não desempenadeiro como eles usaram, como tem foto com o antigo piso, ou seja, não esta nivelado, vc vai perder todo este trabalho,

Responder
Aliancon Construção & Reformas -Limpeza de Conndomínios

Bom dia . Após a retirada do piso antigo todo sem deixar vestígios a primeira coisa a fazer e nivelar os cantos de pois refazer o contra piso bem nivelado deixar secar por de 3 a 5 dias só então assentar as cerâmicas .caso precise entre em. Contato que fazemos pra vc de forma correta para vc não ter que refazer os serviços e ter mais gastos .

Responder
Manoel  José dos Anjos José

Bom dia Fernanda Bom em todos serviços existem o seu mode de está executando, e cada um exigem o tempo para dar o acabamento necessário, e todos tem o tempo para cura e dar o acabamento que for preciso. Resumindo: todos precisa de tempo para secagem, nunca é bom fazer aplicação logo em seguida, pode danificar o trabalho.

Boa sorte!

Responder
Romeraldo Gomes Sacramento

Oi bom dia então é preciso verificar nivelamento e refira resíduos do pisso qual foi removido e isso não pode acontecer é por a régua para verifica se não tem buraco e e questão do dias para acentamento e preciso 72:horas porque antes o pisso pode ficar xoxo

Particular - há 6 anos

R: A função do contrapiso é nivelar e criar uma boa base para o assentamento; o que poderá verificar é o nivelamento com o auxilio de uma regua de aluminio.. mas aparentemente esta adequado...

A disposição;

Flavio Teles Paiva
Flavio Pinturas E Reformas Em Geral (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Flavio Pinturas E Reformas Em Geral - há 6 anos

e preciso preparar bem o ambiente onde vai se aplicar o contra piso varrer,molhar e colocar um pouco de pó de cimento e em seguida passar a vassoura apos o contra piso pronto deixar secar por mais ou menos 36 ou 48 horas antes de fazer a colocação dos azulejos.

Joao Batista Pereira veigas
Edj Construcoes Instalacoes E Serventias Me (Embu, São Paulo) Edj Construcoes Instalacoes E Serventias Me - há 6 anos

R: A função do contrapiso é nivelar e criar uma boa base para o assentamento; o que poderá verificar é o nivelamento com o auxilio de uma regua de aluminio.. mas aparentemente esta adequado...E essencial que o contrapiso nao esfarele Quando for ser limpo com a vassoura.e também recomendado sair batendo sutilmente no contra piso para ver se não tem lugares com som de fofo.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de pedreiros na sua região