Como fazer um circuito separado para o chuveiro de 127v?

Como fazer um circuito separado para o chuveiro de 127v.? Minha entrada é bifásica, mas só utilizo uma fase para toda a casa. Posso usar a outra fase do para o chuveiro? Nesse caso, utilizo o mesmo neutro?

Pergunto isso porque quando ligo o chuveiro, tenho que desligar os demais em eletrodomésticos, pois há uma queda muito grande.

Como fazer um circuito separado para o chuveiro de 127v?

Como fazer um circuito separado para o chuveiro de 127v.? Minha entrada é bifásica, mas só utilizo uma fase para toda a casa. Posso usar a outra fase do para o chuveiro? Nesse caso, utilizo o mesmo neutro?

Pergunto isso porque quando ligo o chuveiro, tenho que desligar os demais em eletrodomésticos, pois há uma queda muito grande.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Respostas úteis 7
Valdemir Nogueira Chagas

Sérgio, bom dia!

Minha sugestão: Contrate um Engenheiro Civil ou Eletricista para elaborar Projeto de Instalações Elétricas com base na NBR 5410 da ABNT. Isso te dará mais segurança e economia de consumo. Quanto ao chuveiro, com certeza, será mais econômico utilizar um de 220V.

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Tony
Tys Eletricista (Embu, São Paulo) Tys Eletricista - há 2 meses

Olá tudo bem?

Você vai precisar usar no mínimo fio 6mm dependendo do chuveiro, com saída direto do QDG, o disjuntor de 40a e o fio neutro de 6mm direto do barramento para o chuveiro já o fio terra pode ser de 4mm direto do barramento para o chuveiro também.

Obs: isso vai depender do chuveiro, medidas acima para chuveiro até 5500w

Responder
Antonio Aparecido
Antonio Eletricista Residencial/predial (Betim, Minas Gerais) Antonio Eletricista Residencial/predial - há 2 meses

Bom dia,o correto e vc fazer um circuito separado,ou seja:um disjuntor unipolar de 50A, (usar a outra fase)saindo um cabo fase de 10mm,cabo neutro e cabo de aterramento de 10mm(fazer uma tubulação separado), estamos a disposição, grato

Responder
JOSÉ  RUFINO
Jr Soluções Residenciais (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Jr Soluções Residenciais - há 2 meses

Bom dia sr.sergio.

O correto neste caso, é sair com os co doutores direto do qdc( quadro de distribuição de circuitos) direto para o chuveiro ok.

O neutro saindo do barramento e a fase também, utilizando um disjuntor só para ele ok.

Responder
Jefferson Silva De Araujo Albuquerque

Para criar um circuito separado para um chuveiro de 127V, você precisará seguir algumas etapas básicas. Aqui estão as etapas gerais para criar um circuito separado:

Materiais necessários:

Cabo elétrico adequado para a carga do chuveiro (geralmente 6 mm² ou conforme as recomendações do fabricante).

Disjuntor unipolar de57A.

Tomada e plugue compatíveis com o chuveiro.

Caixa de passagem elétrica.

Tubulação elétrica.

Passos:

Desligue a energia: Desligue a energia elétrica no quadro de disjuntores para garantir a segurança durante a instalação.

Escolha do disjuntor: Escolha um disjuntor unipolar de 57A para proteger o circuito do chuveiro.

Determine a rota do cabo: Planeje a rota do cabo elétrico da caixa de distribuição até o local do chuveiro. Utilize tubulação elétrica para proteger o cabo e garantir uma instalação segura.

Instale o disjuntor: Instale o disjuntor unipolar de 57A no quadro de disjuntores. Conecte o cabo elétrico ao disjuntor.

Conecte o cabo à caixa de passagem: Leve o cabo até a caixa de passagem elétrica próxima ao chuveiro. Certifique-se de que a caixa esteja montada de acordo com as normas locais.

Conecte o cabo ao chuveiro: Conecte o cabo à tomada do chuveiro e ao plugue correspondente.

Instalação da tomada: Instale uma tomada compatível com o plugue do chuveiro na caixa de passagem elétrica.

Teste e certificação: Após a instalação, ligue a energia e teste o circuito para garantir que tudo esteja funcionando corretamente. Se não tiver certeza sobre a instalação, é recomendável chamar um eletricista profissional para verificar e certificar o circuito.

Lembre-se, as normas e regulamentações elétricas podem variar de acordo com a região. Certifique-se de seguir as normas locais e, se necessário, consulte um profissional para garantir a segurança e conformidade do seu circuito elétrico.

Responder
Alcides Evangelista de Alcantara

O certo é usar um cabo de acordo com o chuveiro,lembrando que 127 volts o chuveiro exige cabos mais fortes de acordo com a resistência do chuveiro e disjuntor unipolar e cabo neutro e o terra de acordo com a resistência do chuveiro.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região