como foi feito o laguinho?

lago localizado no centro das plantas

como foi feito o laguinho?

lago localizado no centro das plantas

Pergunta feita sobre o projeto 9 Ideias para dar personalidade para seu jardim seja qual for seu orçamento
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

1 Respostas

Amanda Silva
Arquiteta Amanda (São Bernardo do Campo, São Paulo) Arquiteta Amanda - há 8 anos

Olá Maria Izabel,

O ideal é contratar um profissional especializado. Porem também é possível fazer você mesmo, veja só abaixo:

Escolha o local, demarque, escave. Retire todo o tipo de vegetação desde as raízes.

O buraco para o lago deve ter uma profundidade de aproximadamente 1 metro a 1m20cm, sendo que a profundidade mínima deve ser de 60cm. O ideal é criar alguns degraus da borda para dentro, para que não tenha um nível só. Nivele o fundo e os patamares. Em seguida, estenda o liner em plástico/PVC/borracha, certificando-se que ele cobre, na íntegra, tanto o fundo como as laterais do buraco. O liner deve estender-se para fora do buraco e ao longo das “margens” do lago pelo menos 60 cm. Utilize a terra escavada para cobrir o liner em excesso, coloque pedras de grandes dimensões em torno do lago, afixando o liner definitivamente e criando uma decoração natural para o lago do jardim. Pode ainda colocar algumas pedras planas no fundo do lago para ajudar a manter o liner intacto e imóvel. Posicione uma bomba de água de forma adequada dentro do buraco. Encha o buraco com um pouco de água para assegurar que tudo está certo e que não existam burracos. Estando tudo certo, encha o buraco com água da mangueira e ligue a bomba de água. Aguarde cerca de 24 horas antes de adicionar plantas e/ou peixes ao lago do seu jardim. As plantas devem ser colocadas dentro do lago em vasos de plástico pretos e podem ser pousadas no fundo do lago e/ou sobre pedras de diferentes alturas para criar um interesse visual.

Fica muito legal lago em jardim, porem precisa ser bem feito e bem cuidado.