O que é melhor, acesso a internet via vsat, via wimax ou radio?

Quero saber em termo de taxas e capacidade quais delas oferecem melhor serviço, e como ou por que?

O que é melhor, acesso a internet via vsat, via wimax ou radio?

Quero saber em termo de taxas e capacidade quais delas oferecem melhor serviço, e como ou por que?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Vitor
BISCATEL: INSTALAÇÕES (Rio de Janeiro Zona Norte, Rio de Janeiro) BISCATEL: INSTALAÇÕES - há 6 anos

Bem Francisco, se vc estiver em meio urbano e, sua localidade for atendida por rede híbrida (ex: NETRIO), com certeza é a opção mais adequada as suas necessidades, pois, é o tipo de rede de maior estabilidade na prestação do serviço de acesso a internet.

Responder
Marcelo Almeida

Prezado Francisco Martins, segue a resposta aos seus questionamentos:

Todas essas tecnologias de acesso que vc listou, são do tipo sem fio.

Acredito que vc deseja acesso à Internet em um local não servido por cabos metálicos ou fibras ópticas, ou pelo menos a implantação destes seria de alto custo, onde as tecnologias sem fio tem custo de implantação bem menor e a curto prazo.

VSAT é uma tecnologia via satélite. Tem alto custo e velocidade de 200 a 600kbps. O problema maior é o delay entre as requisições e as respostas, o famoso "lag", que é o terror dos gamers...

Wimax é uma evolução do WiFi, porém está restrita às pequenas e médias empresas e depende das operadoras de telefonia móvel, pois vai instalado em suas ERBs (Estações Rádio-Base). Wimax tem alcance até 9km.

Rádio parece ser a tecnologia mais apropriada para sua necessidade. O provedor de acesso vai instalar um link de rádio entre seu POP (ponto de presença) e sua localidade, desde que não ultrapasse 40km.

Lembrando que todas essas tecnologias são de acesso. Para conectar seus dispositivos, pode ser disponibilizado conexões via cabo Ethernet e WiFi.

Responder
CarvalhoSupri

Todas são boas porém dependendo do projeto, na verdade cada caso é um caso. Dependendo do lugar pode sobre com chuvas constantes isso dificulta muito a ação dos rádios e satélite. Por isso não é questão de melhor ou pior é assim a que atende as necessidades do projeto. Alta velocidade com interferência não adianta muito espero ter ajudado.