É melhor construir uma casa grande ou casa geminada?

Temos um terreno de ~360m^2. Queremos construir para morar, mas não temos muito dinheiro ainda... Pensamos em duas possibilidades: (1) Fazer um consórcio e dar um lance para pegar a carta de crédito e construir uma casa grande ou (2) Fazer duas casas geminadas, morar em uma e vender a outra para arcar com os custos da obra. Queríamos saber se vale a pena construir casa geminada nesse caso e se existem construtoras que fazem esse trabalho em Betim (ou Região metropolitana de BH); se existe, por exemplo, construtora que executa a obra e pega uma das casas como pagamento.

É melhor construir uma casa grande ou casa geminada?

Temos um terreno de ~360m^2. Queremos construir para morar, mas não temos muito dinheiro ainda... Pensamos em duas possibilidades: (1) Fazer um consórcio e dar um lance para pegar a carta de crédito e construir uma casa grande ou (2) Fazer duas casas geminadas, morar em uma e vender a outra para arcar com os custos da obra. Queríamos saber se vale a pena construir casa geminada nesse caso e se existem construtoras que fazem esse trabalho em Betim (ou Região metropolitana de BH); se existe, por exemplo, construtora que executa a obra e pega uma das casas como pagamento.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Numen Arquitetura
Particular - há 6 anos

Olá, Rosana!

Complementando as respostas anteriores, não deixe de procurar um arquiteto que satisfaça as necessidades de sua casa quanto à ventilação, iluminação e acústica. É preciso ter cuidado dobrado quanto a isso quando se fala em casas geminadas.

Gostaríamos de poder ajudar você melhor.

Entre em contato conosco!

Equipe Numen - Arquitetura.

Lucy Volpini
Lucy Volpini Arquitetura (Belo Horizonte, Minas Gerais) Lucy Volpini Arquitetura - há 6 anos

Olá Rosana, bom dia! Como alguns colegas já responderam é importante analisar seu perfil e recursos disponíveis, bem como as demandas da região e o que a legislação urbana permite. Você pode pensar também numa terceira opção, que seria fazer um projeto mais flexivel que te permita construir uma parte na primeira etapa e ir aumentando aos poucos, conforme sua disponibilidade. Mas é importante pensar desde o inicio no projeto completo, para deixar pronta a terraplenagem e fundações. Qualquer outra informação estou a disposição.

Responder
Particular - há 6 anos

R: Depende da região do terreno, para cada publico tem melhores alternativas, se for um local de médio padrão, pode fazer duas casas geminadas, e vender uma para custear a obra, não precisa de construtora, voce mesmo consegue administrar este tipo de obra... Agora se for num local privilegiado, valeria a pena fazer apenas uma casa boa... pois a valorização será maior que duas geminadas... O custo de padrão medio alto é entre 2500 e 3000 reais / m2; Em sistema metálico estrutural, o custo da obra acabada é em torno de 1800 a 2200 reais... Encaminhe a planta ou sugestão que fazemos um orçamento sem compromisso;

A disposição;

Adriana
Costa Júnior Engenharia E Construções Ltda (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Costa Júnior Engenharia E Construções Ltda - há 6 anos

Olá, já havia respondido sua resposta anterior, mas vou complementar. É necessário analisar o publico do local. Se for alto padrão, o ideal é partir para este tipo de construção, se for baixo padrão aconselharia casa germinada e preferencialmente térrea. Grata

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região