Consultoria projeto construção de casa

Boa noite!!! Gostaria de uma consultoria rápida a respeito de um projeto, uma segunda opinião.

Grato

Consultoria projeto construção de casa

Boa noite!!! Gostaria de uma consultoria rápida a respeito de um projeto, uma segunda opinião.

Grato

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

20 Respostas

Respostas úteis 16
Lúcia Vale
Lúcia Vale Arquitetura E Design (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Lúcia Vale Arquitetura E Design - há 8 anos

Sendo bem sincera: projeto de implantação precisa seguir as normas da prefeitura, adequação ao perfil topográfico do terreno, posição do norte, necessidades dos usuários. Sugiro que contrate um profissional de arquitetura, que saberá cuidar disso tudo.

Responder
Maria Tereza Azevedo Pinheiro
Eng. Arq. Pinheiro (Uberaba, Minas Gerais) Eng. Arq. Pinheiro - há 8 anos

Analisar um projeto é bem particular, porque depende muito do estilo de quem pede para fazer e da forma de quem projetou.Não tem medidas, mas dá para imaginar pelos móveis.

Ficou um projeto aparentemente com pouco espaço util.A entrada da casa ficou devassada porque forma um corredor com a cozinha e isso faz com que da rua seja visto o quintal.Os dois quartos virados para a frente da casa tem a janela com abertura para a garagem, local se for coberto, inibi a entrada do sol, e deixa os mesmo com visão para rua. Não foi colocado no projeto a ventilação do banheiro social. O quarto de passar roupa ficou improprio, pois tem duas portas, ou foi esquecido de colocar a parede.

Responder
Carlos
Particular - há 8 anos

Gustavo entendi que é um croqui para amadurecer a ideias porém as medidas são fundamentais para saber se está de acordo com as normas locais e se cabe realmente. Sugiro observar a posição do sol, se existe uma tendência de ventos fortes e usar a seu favor. Em seguida evite criar espaços mortos. Assim organize as mobílias e se necessário for, descentralizar a porta de entrada e componha com vidro.

Aline  Passuello
Particular - há 8 anos

Boa tarde Gustavo

Segue minhas sugestões para as alterações.

Bom destacar que para um análise mais precisa precisaria de mais dados. Principalmente a orientação solar. Só assim saberíamos o quanto de conforto térmico você terá em cada cômodo.

Espero ter ajudado mais um pouco, visto que os colegas acima já puderam fazer isso.

Qualquer dúvida a mais pode nos enviar um email

Grata

Aline Cruz Passuello

Arquiteta e Cenógrafa

Cláudia Carrara
Arquitetura Claudia Carrara (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Arquitetura Claudia Carrara - há 8 anos

Bom dia Gustavo!

Realmente seu projeto está muito ruim ao meu ver!

A posição dos mobiliários nos ambientes não valoriza nada, a passagem da porta de entrada p/ a sala, aquele dente atrás do sofá serve p/ o que?...o fogão do lado da geladeira, a janela do quarto casal em cima da cama e voltada p/ o muro e a do outro quarto p/ a garagem?...o layout do banho casal é péssimo...o que vc pretende fazer com o restante do terreno no fundo, qual a melhor vista do seu terreno?... Para fazer o projeto você precisa verificar a posição do sol, o nível do terreno, todas as suas medidas e variantes somadas a legislação do local, não deixar espaços "mortos". Por favor faça vários orçamentos mas escolha um profissional para fazer o seu projeto se estiver pensando mesmo em construir, não jogue dinheiro fora!

Responder
Karen Abreu
Karchitetura (São José dos Campos, São Paulo) Karchitetura - há 8 anos

Bem análise não tem como ser solida se não temos medidas, mas analisando proporções com os moveis e espaços, precisa ser realizado melhorias, como por exemplo:

1. Uma porta acredito que seja a “lavanderia” está pegando em cima da maquina de lavar.

2. “quartinho” ao lado da suíte está sem ventilação;

3. “quarto de solteiro” se o ocupante daquele espaço quiser colocar uma TV, no momento está inadequado o layout para recebe - lá.

4. Precisa rever se realmente o jardim de inverno será agradável daquela posição e dimensão, pois o jardim existe uma função também.

5. ...

Bem a ideia particularmente achei bem aceitável, mas precisa ser estudado muitos elementos em questão do terreno, posicionamento do sol, lei zoneamento, medidas e distribuição do layout conforme a necessidade do perfil do morador e outros itens a mais. Pois se não realizar um estudo e um desenvolvimento bacana, existe grande possibilidade de durante e após a obra ter problemas, exemplo, umidade, superaquecimento, acidentes, odor no ambiente, fora a decepção por não conseguir passar aquele móvel bacana que comprou e mais algumas mais decepções.

Se estiver pensando em construir, recomendo que procure um profissional qualificado para orientar e até mesmo desenvolver o projeto, pois se pensarmos é um investimento necessário e pequeno comparado ao valor que será investido na construção, já que a residência poderá durar mais que sua própria vida e até mesmo considerar o valor imobiliário, para que seu investimento não seja gasto de qualquer maneira e sim direcionar para algo solido, seguro e de qualidade.

Responder
Alan Gomes de Melo
Alan G. Melo Arquitetura E Urbanismo (Osasco, São Paulo) Alan G. Melo Arquitetura E Urbanismo - há 8 anos

Gustavo, para um projeto ser analisado é necessário ter todas as informações técnicas que mostrarão o posicionamento solar e dos ventos, topografia, plano diretor da cidade e suas zonas para conferir os recuos, taxa de ocupação e as necessidades dos moradores, ressalto também o que nossos colegas Saulo e Lúcia comentaram: - O layout ou disposição dos mobiliários na sala e não estão de acordo. Criam espaços mortos ou vazios "sem uso", dificultando até a manutenção e limpeza. Neste mesmo contexto, o quarto solteiro não é a melhor opção ao lado da sala.

Procure um profissional. Ele informa e analisará todos os itens descritos. Vale a pena e não é caro. Caro se torna uma construção feita irregularmente e depois pode fazer mal à saúde, pois o ambiente mal posicionado pode gerar mofo.

Cada região do nosso imenso país necessita de uma arquitetura regional. Espero ter ajudado.

Responder
Alberto Sauro
Sauro Alberto + Architeam (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Sauro Alberto + Architeam - há 8 anos

seu lay out do mobiliario da sala esta bem ruim ... o posicionamento do sofa com a criação de passagem apertada por traz e criação de canto morto, pelo espaço que vc tem dispensaria o jardim interno que no seu caso somente esta atrapalhando ....fazer a sala virada para a garagem não sera uma boa solução ....tendo a possibilidade de criar um jardim no fundo da casa !!

Responder
Simone  Cravo
Forma E Reforma (Belém, Pará) Forma E Reforma - há 8 anos

Olá Gustavo, a avaliação seria mais precisa se houvesse as medidas no projeto, mas os ambientes estão divididos adequadamente, contudo deixo uma sugestão, não sei qual o ramo que você trabalha, mas se atende ao publico, deixe uma porta de entrada do gabinete para garagem, assim as pessoas não entram no setor intimo de sua residencia. Ok

Responder
Rodrigo Lagden Magalhaes

bom se o projeto atende as suas necessidade e esteja dentro da norma sim esta ótimo... so não sei a distancia q esta a parede do escritório com a divisória e se na sua cidade necessita do afastamento lateral... caso exista coloque dentro para nao ter problemas futuros e caso eu sugiro q aumente a sala e encoste o escritório na divisão do terrreno

Responder
Priscila
Particular - há 8 anos

Gustavo,

contrate um arquiteto, é melhor. Seu "projeto" apresenta problemas sérios de mal dimensionamento, estreitamento e alongamento do escritório, sua cozinha está conectada com o estar e o jantar, se você não instalar uma Coifa com duto que envie a fumaça para fora da edificação, o seu sofá e a sua mesa de jantar vão ficar engordurados, o "Closet" é simplesmente um espaço para instalar um guarda-roupas, instale o guarda-roupas e ganhe mais espaço para o quarto, e tire a cama debaixo da janela, não é bom a cabeceira da cama ficar abaixo da janela.

Contrate um profissional para lhe orientar, para lhe propor soluções mais adequadas, compatíveis com a sua necessidade e com o seu orçamento.

Realds Engenharia
Realds Engenharia (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Realds Engenharia - há 8 anos

Olá Gustavo, sua idéia é boa, mas quando levar um projeto , para analise, mande-o com as medidas internas e do terreno,e se possível, as medidas altimétricas;Peça ajuda a um profissional, o custo é baixo, você só tem a ganhar pelo resultado que poderá obter.

Responder
Augusto
Particular - há 8 anos

Boa noite!!! aí estão as medidas, tentei fazer no CAD.tô com dúvida do posicionamento do quarto e do escritório, gostei da idéia da Alíne Cruz Passuello de abrir uma porta para o corredor, mas a janela do quarto teria q fica para frente da casa.

Grato

Alan Gomes de Melo
Alan G. Melo Arquitetura E Urbanismo (Osasco, São Paulo) Alan G. Melo Arquitetura E Urbanismo - há 8 anos

Gustavo, me desculpe a sinceridade, mas deixe uma construção para um profissional fazer. Aplicativos te dão algumas idéias. Na realidade há muito mais envolvido e que necessitam de estudos específicos que um aplicativo não pode te dar. Existem regras para se construir. Já ouviu falar em NBR? Procure saber mais sobre zoneamentos, plano diretor, código municipal de obras, estrutura, acessibilidade antes de projetar um ambiente ou uma casa.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região