A voltagem dos aparelhos interfere no consumo de energia?

Moro em uma cidade em que a energia é 110v, porém alterei a fase da casa pra 220v pois todos os meus eletrodomésticos são 220v. Porém a minha conta de consumo de energia está vindo cada vez mais alta, e em comparação a meus vizinhos pago mais caro usando menos coisas. Essa mudança ou a voltagem dos aparelhos interfere no consumo de energia?

A voltagem dos aparelhos interfere no consumo de energia?

Moro em uma cidade em que a energia é 110v, porém alterei a fase da casa pra 220v pois todos os meus eletrodomésticos são 220v. Porém a minha conta de consumo de energia está vindo cada vez mais alta, e em comparação a meus vizinhos pago mais caro usando menos coisas. Essa mudança ou a voltagem dos aparelhos interfere no consumo de energia?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

15 Respostas

Respostas úteis 1
Ailton Ferreira da Silva
Particular - há 2 anos

A Engewise Engenharia tem a satisfação de ajudar.

Não interfere.

O consumo de energia elétrica de um aparelho é medido pela potência em watts.

Se aumentou o consumo (valor da conta de luz) após a migração da tensão certamente foi por causa de outros fatores como por exemplo: tarifa/bandeira da concessionária de energia elétrica, instalação elétrica mal dimensionada ou mal feita(fios(cabos) com emendas ou na bitola(secção) incomparável com o circuito elétrico.

Boa sorte e ficamos a sua disposição.

Abraços

Fabio
Labri Engenharia (Cotia, São Paulo) Labri Engenharia - há 2 anos

Olá Ana,

O fato de um equipamento ser alimentado em 220V ou 110V não altera a sua potência.

A alteração que mencionou, incluir mais uma fase na instalação é de grande impacto.

Recomendo que solicite a um eletricista que avalie as instalações elétricas, pode existir algum problema de funcionamento, como sobrecarga em circuitos e equipamentos.

Espero ter ajudado.

Responder
Particular - há 2 anos

A ScalaTécnica Estruturas Metálicas se sente honrada em lhe auxiliar.

R: Deve-se verificar a fiação, os dijuntores, se não esta tendo fulga no neutro, etc...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Francisco Eliomar Alves Do Nascimento

Boa Noite quando você fez a mudança de 110 para 220 volt o que você mudou na sua instalação

Se você não mudou nada então está errado

Quando mudamos os padrões de entrada tem que fazer nova instalação

Mas a sua pergunta é se altera o consumo eu digo não isso se você estiver usando a mesma potência

Exemplo um chuveiro de 6.600 watts em 110 é o mesmo consumo de um chuveiro 220 de 6.600 watts

Mas se você usava um chuveiro de 5.500 watts no 110 e agora usa um de 6.600 watts em 220 você está consumindo mais blz

Responder
David Castro
David Castro (São Paulo Zona Norte, São Paulo) David Castro - há 2 anos

Bom dia!!

O consumo de um equipamento será sempre o mesmo, ele estando ligado em 110v ou 220v, no final o que o aparelho vai utilizar de energia será sempre a mesma quantidade. Então mesmo que ponha o seu celular pra carregar em uma tomada 220v ele irá usar a mesma quantidade de energia que estava usando em 110v. O que pode estar acontecendo é o seu aparelho utilizar mais energia do que a do seu vizinho por ser um aparelho mais forte as vezes. No geral o que você precisa ver é a potência que é o watt, quanto maior mais consumo de energia você terá...chuveiro elétrico, forno elétrico, secador de cabelo e alguns outros aparelhos normalmente usam muita energia para funcionar. Então quanto mais você usá-los mais energia irá consumir ok

O ideal é usar sempre na quantidade necessária e não deixar eles ligados mais do que precisa ok

Espero ter ajudado!!

Qualquer coisa só entrar em contato, abraço!!

Responder
Imperio Solar Soluções em Energia Solar

Há essa questão pertinente até hoje. Mas a resposta é não, o consumo é o mesmo, e vou explicar o porquê.

Isso esta ligado mais em relação a instalação inicial da infra estrutura e não ao consumo. Pois com 220v, você pode ter uma infra com cabos e transformadores muito menores. Agora quando tudo isso é mal dimensionado, pode sim gastar mais, por outros problemas (aquecimento, resistências, desgastes, etc).

Responder
João Santos
JonesClimAr Ar condicionado e Elétrica (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) JonesClimAr Ar condicionado e Elétrica - há 2 anos

Olá, Ana!

Sobre suas dúvidas, infelizmente por aqui não tem como chegar a um resultado satisfatório, ficando apenas a teoria de um fator, o correto é solicitar a presença de um profissional eletricista para uma avaliação técnica.

Este profissional pode lhes apresentar resultados satisfatórios, elaborar um checklist do estado real do local de sua dúvida, pode lhe orientar sobre a demanda do local, dimensionamento de carga, distribuição dos circuitos, entre outros fatores que só se consegue em modo presencial, o que não necessariamente pode acarretar em prejuízos financeiros, mas sim o oposto, lhe causando tranquilidade e segurança sobre o que de verdade está consumindo.

A nossa especialidade é o seu conforto com segurança!

Nos mande uma mensagem e faça uma avaliação.

2 fotos
Responder
Joilson Gomes
Joilson Elétricista. (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Joilson Elétricista. - há 2 anos

Bom dia! a tenção 110 ou 220 não interfere no consumo?

A potência que é dada em watts

sim se está avendo um alto consumo peça uma inspeção na elétrica do imóvel feita por um profissional certificado.

Responder
Paulo Sosa
Paulo Sosa - Marido de Aluguel (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Paulo Sosa - Marido de Aluguel - há 2 anos

O que indica consumo é a potência, sugiro vc verificar se não tem dia de energia, o mais simples é retirar tudo da tomada e verificar no relógio se está girando, outra é verificar se foi feita uma alteração de tensão correta, especialmente a troca de cabos, cabos mal dimensionais acarretam consumo elevado pela perda que ocorre no super aquecimento

Responder
Manoelmarques manoel

Bom dia Ana não tem nada a ver tá não aumenta

Responder
Miguel Serafim Alves Filho

O consumo tem haver com a potência dos eletrodomésticos, principalmente os que utilizam motores/compressores, caso de refrigeradores, freezers, lava louças, etc, bem como os que utilizam resistências, caso do chuveiro, microondas, airflair, etc.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região