Tubulação dentro de pilar o enfraquece?

Você tá construindo um prédio de 20 Adar, aí mestre obra bota um tubulação dentro do pilar,isso enfraquece o pilar? Como faria pra resolver isso?

Tubulação dentro de pilar o enfraquece?

Você tá construindo um prédio de 20 Adar, aí mestre obra bota um tubulação dentro do pilar,isso enfraquece o pilar? Como faria pra resolver isso?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Aparecido Reis Bonifacio
Engenheiro Civil (Fernandópolis, São Paulo) Engenheiro Civil - há 5 anos

pilares e vigas são dimensionados para suportarem determinados esforços, que são as cargas provenientes da estrutura, como lajes, pisos, paredes, cobertura, etc. Tudo isso é considerado no calculo, por isso cada projeto tem pilares com dimensões diferentes, pois as cargas são diferentes, então se o "Dito cujo" do mestre de obras cogitar em alterar o projeto, simplesmente você estará colocando em risco toda obra. Com todo respeito, mas cada um no seu quadrado. Pilar é coisa séria, não admita que nenhum curioso altere sem consultar o projetista, isso poderá acarretar o cancelamento da ART e vc ficará com o projeto irregular perante o CREA e Prefeitura, ou seja, seu prejuízo será enorme. Pense bem.

Responder
Andre Jesus
Particular - há 5 anos

Olá Elizeu!

Qualquer elemento estranho ao projeto deve ser OBRIGATORIAMENTE EVITADO!! Se a tubulação não foi considerada pelo calculista dentro do pilar, esquece! Vai comprometer toda a estrutura! Entra em contato imediatamente com o calculista do projeto ao mesmo tempo que você dá uma canelada no Mestre impedindo que ele faça bobagem! Abs!

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região