O deck de madeira na laje pode ser uma solução para redução de calor interno?

Tenho um terraço parcialmente coberto com telhas cerâmicas. Coloquei manta asfáltica para impermeabilização dele em toda sua extensão. O calor nos quartos no andar inferior fez com que eu rebaixasse o teto com manta anti térmica e gesso. Melhorou, mas gostaria de um conforto térmico maior. Penso em cobrir a área aberta do terraço com deck de madeira. Seria uma boa solução? Qual seria a altura deste deck p criar uma bolsa de ar . As tábuas seriam juntas ou não?

O deck de madeira na laje pode ser uma solução para redução de calor interno?

Tenho um terraço parcialmente coberto com telhas cerâmicas. Coloquei manta asfáltica para impermeabilização dele em toda sua extensão. O calor nos quartos no andar inferior fez com que eu rebaixasse o teto com manta anti térmica e gesso. Melhorou, mas gostaria de um conforto térmico maior. Penso em cobrir a área aberta do terraço com deck de madeira. Seria uma boa solução? Qual seria a altura deste deck p criar uma bolsa de ar . As tábuas seriam juntas ou não?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

SR Engenharia Consultiva
Sr Engenharia Consultiva (Recife, Pernambuco) Sr Engenharia Consultiva - há 6 anos

Bom dia, Rita.

Tudo bem?

Como é esse terraço?

Essa impermeabilização está aparente no terraço?

Há transito de pessoas nessa área?

Alguma sombra o cobre durante algum momento do dia?

Que altura ficou o teto do quarto?

Essas perguntas são pelos seguintes motivos:

A impermeabilização poderia ser com manta aluminizada o que já refletiria parte da luz solar e diminuiria o calor;

Você também poderia "criar sombras" com brises e/ou pergolados diminuindo a incidência solar na laje. Dependendo da existência de alguma sobra ao longo do dia você poderia planejar o posicionamento dos elementos que citei;

A altura do teto também influencia na temperatura pois o ar quente sobre, ou seja, quanto mais baixo o forro maior será a proximidade das pessoas com o ar quente do cômodo;

O ultimo ponto a avaliar é: Será que o valor que será investido para diminuir a temperatura vai compensar? Pois você já pôs uma camada de ar e uma manta com o forro, a diminuição da temperatura pode ser que não seja tão perceptível. Resumindo, valerá a pena gastar (um exemplo) 1.000 reais para reduzir 0,5 graus Celsius?

Espero tê-la ajudado com essas observações.

Responder
Pronto Socorro Predial E Residencial

Madeira exposta as intempéries acaba apodrecendo!

Espalhe consista (= argila expandida) sobre a laje, uma camada de uns 5 centímetros, sem obstruir os ralos!

O sol não mais irá aquecer sua laje!

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região