Devo contratar um arquiteto para projetar minha casa?

Claro , o barato , pode sair caro. Só um profissional , pode elaborar e desenvolver seu projeto com todos os requisitos que ele necessita. Você pode se basear e tirar idéias de outros projetos , mas eles nunca serão iguais. Muitas variantes influenciam ( financeiro , local do terreno , revestimento interno , medidas dos comodos , etc...) Fica aqui a dica , contrate um profissional.

Devo contratar um arquiteto para projetar minha casa?

Claro , o barato , pode sair caro. Só um profissional , pode elaborar e desenvolver seu projeto com todos os requisitos que ele necessita. Você pode se basear e tirar idéias de outros projetos , mas eles nunca serão iguais. Muitas variantes influenciam ( financeiro , local do terreno , revestimento interno , medidas dos comodos , etc...) Fica aqui a dica , contrate um profissional.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Natascha Ferreira
Vigo Projetos E Reformas (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Vigo Projetos E Reformas - há 8 anos

Ao pensar em construir ou reformar é imprescindível que se contrate um arquiteto, pois você precisará dele para que sua obra fique de acordo com as leis e normas locais, além da aprovação junto a prefeitura da sua cidade. O arquiteto desempenha um papel fundamental para o melhor aproveitamento do espaço e dinâmica das funções da casa, com um projeto bem feito além de valorizar seu imóvel, você terá uma casa pensada na qualidade e conforto ambiental.

O arquiteto irá verificar o clima e questões específicas da região, bem como o melhor posicionamento dos ambientes, de forma a aproveitar a iluminação natural e ventilação, desenvolverá um projeto com garantias de qualidade e conforto, dentro do orçamento estipulado pelo cliente.

Responder
Lúcia Vale
Lúcia Vale Arquitetura E Design (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Lúcia Vale Arquitetura E Design - há 8 anos

Tudo o que os colegas comentaram está corretíssimo. Mas não é só isso, sob o ponto de vista legal, você precisará desse profissional para ter uma obra dentro da lei, pois ele acompanhará todos os trâmites da documentação para liberação da planta de prefeitura e do alvará para a obra. Sem isso, sua obra fica mal feita e irregular, resultando numa edificação sem valor de mercado, e ainda você corre o risco de ser multado e ter sua obra embargada.

Responder
Vânia  Campos dos Santos
Vania Campos Arquitetura, Interiores E Paisagismo (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Vania Campos Arquitetura, Interiores E Paisagismo - há 8 anos

O arquiteto é o profissional mais bem habilitado para idealizar o projeto de uma edificação. Junto com o cliente, vai elaborar um programa de necessidades para que todas os anseios e desejos sejam trazidos para a realidade. O arquiteto fará levantamento do terreno e da legislação urbanística e considerará todas as condições climáticas e locais para propor a melhor solução. Fará estudos, discutirá com o cliente... Depois fará detalhamentos, especificará materiais, tudo de modo a possibilitar que a construção seja adequadamente viabilizada. Também pode fazer todo o orçamento prévio para ver se o projeto está de acordo com o plano de investimento do cliente. Enfim, o arquiteto deve trabalhar muito para entregar a melhor solução para seu cliente! É um investimento que realmente compensa.

Responder
José Eduardo Honório

É altamente recomendado a contratação de um arquiteto para projetar sua residência, pois é um especialista. Além de projetar uma residência unica, do seu jeito, deixando um ambiente agradável para que você desfrute com sua família e amigos, o planejamento de todas as etapas são importantes. Além de obter a casa dos seus sonhos e projetada exclusivamente para você, um bom projeto gera economia na construção e no pós uso, planejando de forma adequada a obra, além de iluminação, ventilação, uso inteligente de água, boa circulação etc.

Responder
Priscila
Particular - há 8 anos

A questão de contratar um arquiteto não tem a ver somente com a construção da sua casa em si, pense na sua casa como um INVESTIMENTO, afinal, você está injetando dinheiro, muito dinheiro, em uma área.

Quando você contrata um arquiteto, além de estar contratando o serviço de um profissional altamente especializado, que vai lhe fornecer um produto EXCLUSIVO, o projeto de uma edificação é uma forma de PLANEJAR a obra. No planejamento, é possível prever custos, fazer ajustes, prever possíveis problemas e propor soluções antecipadas. Então, para quem está fazendo um INVESTIMENTO, o PLANEJAMENTO é fundamental!

Além disso, o arquiteto criará para você um projeto totalmente PERSONALIZADO, adaptado às suas necessidades, ao seu padrão econômico, ao seu orçamento, às condições climáticas, além de lhe proporcionar qualidade estética, no uso de acabamentos, iluminação e soluções arquitetônicas que vai valorizar a sua casa.

Outro ponto importante, o arquiteto é o responsável pela compatibilização dos projetos complementares (que são os projetos de hidrossanitária, elétrica, estrutura, mecânica), e vai garantir que todas as instalações estejam adequadas e de acordo com o projeto.

Não fique na dúvida!

Contrate um arquiteto!

Saiba mais em www.facebook.com/arktetonica/posts/627502514055299:0

Acesse nossa página www.arktetonica.com

10 fotos
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região