Disjuntor tripolar 400v funciona para instalação trifásica 220v?

Aqui na minha região a rede é 127/220v. Porém, eu fiz uma viagem para outra região e aproveitei os preços para comprar alguns itens, entre eles, comprei um disjuntor tripolar 400v. Gostaria de saber se esse disjuntor tripolar 400v vai proteger minha instalação trifásica 220v ou se ele é dimensionado apenas para instalação trifásica 380v. E qual a diferença de disjuntor tripolar 400v para disjuntor tripolar 230/400v que estão no mercado pra venda.

Desde já agradeço a ajuda de todos.

Disjuntor tripolar 400v funciona para instalação trifásica 220v?

Aqui na minha região a rede é 127/220v. Porém, eu fiz uma viagem para outra região e aproveitei os preços para comprar alguns itens, entre eles, comprei um disjuntor tripolar 400v. Gostaria de saber se esse disjuntor tripolar 400v vai proteger minha instalação trifásica 220v ou se ele é dimensionado apenas para instalação trifásica 380v. E qual a diferença de disjuntor tripolar 400v para disjuntor tripolar 230/400v que estão no mercado pra venda.

Desde já agradeço a ajuda de todos.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Alessandro Fonseca
Yor Serviços Patrimoniais (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Yor Serviços Patrimoniais - há 17 dias

Claro, vou responder tecnicamente sua pergunta sobre a compatibilidade do disjuntor tripolar 400V com uma instalação trifásica 220V, levando em consideração a rede de 127/220V da sua região. Abaixo está uma explicação detalhada.

Compatibilidade do Disjuntor Tripolar 400V com Instalação Trifásica 220V

Tensão Nominal:

Disjuntor 400V: Este disjuntor é projetado para operar com tensões de até 400V entre fases.

Instalação Trifásica 220V: Sua instalação trifásica tem 220V entre fases.

Capacidade de Interrupção:

Disjuntor: A capacidade de interrupção é a máxima corrente de curto-circuito que o disjuntor pode interromper com segurança.

Instalação: Certifique-se de que a capacidade de interrupção do disjuntor seja adequada para a corrente de curto-circuito potencial em sua instalação.

Diferença entre Disjuntor 400V e 230/400V:

Disjuntor 230/400V: Pode ser utilizado tanto em sistemas trifásicos 230V (fase-neutro) quanto 400V (fase-fase).

Disjuntor 400V: Especificamente projetado para sistemas onde a tensão fase-fase pode chegar a 400V.

Conclusão

O disjuntor tripolar de 400V que você adquiriu pode sim ser utilizado na sua instalação trifásica de 220V, pois ele suporta tensões até 400V, que é superior aos 220V da sua instalação. No entanto, é crucial verificar a capacidade de interrupção do disjuntor para garantir que ele pode lidar com a corrente de curto-circuito potencial da sua instalação. A diferença principal entre um disjuntor 400V e um 230/400V está na versatilidade de uso em diferentes sistemas elétricos. O disjuntor 230/400V é mais flexível, podendo ser utilizado tanto em sistemas de 230V quanto de 400V.

Espero que esta explicação tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas. Se precisar de mais informações ou tiver outras perguntas, estou à disposição!

Responder
Pedro Paiva
Pedrinho Eletricista (Americana, São Paulo) Pedrinho Eletricista - há 28 dias

Bondia a todos .

Sim funciona

Já que temos que deixar um ponto para cada fase.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região