O vizinho pode construir tampada a vista da janela?

Moro em uma casa que possui janelas na divisão com meu vizinho essa casa tem próximo dos 25 anos de construida o vizinho estar a erguer um quarto que irá tampar toda uma janela como posso proceder nessa situação

O vizinho pode construir tampada a vista da janela?

Moro em uma casa que possui janelas na divisão com meu vizinho essa casa tem próximo dos 25 anos de construida o vizinho estar a erguer um quarto que irá tampar toda uma janela como posso proceder nessa situação

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Particular - há 6 anos

R: Seu vizinho pode fazer essa parede na divisa, o que não pode é ter janelas ou objetos internos de passagem na divisa...

A disposição;

Jaelson Venancio de Oliveira
Escritorio Imobiliario Casa&terra - Topografia - Imobiliaira - Arquitetura (Mauá, São Paulo) Escritorio Imobiliario Casa&terra - Topografia - Imobiliaira - Arquitetura - há 6 anos

O recuo de qualquer vao de iluminaçao e,ou, ventilaçao, a menos de 1,50 m das divisas é vetado pelo codigo civil brasileiro, abaixo da constituiçao federal, portanto acima das leis municipais, em todo o Brasil tem que ser igual ou maior. Faz parte do codigo civil no direito de vizinhança, e o seu vizinho tem o direito de construir o muro até que feche este vao, sem te falar nada. Alias, vc como cidadao brasileiro, deveria concerta "ex oficio" tirando a janela (s) sem que o vizinho viesse exercer o direito dele

Responder
Renata  Iarussi
Renata Iarussi Arquiteta E Urbanista (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Renata Iarussi Arquiteta E Urbanista - há 6 anos

Bom dia Douglas,

Se a janela da sua construção está exatamente na divisa do seu lote, ou seja, sem recuo, existe a possibilidade de seu vizinho construir obstruindo a sua janela, independentemente da idade da sua construção. Cada município tem sua própria legislação quanto à medida de recuo, porém, em todos eles se exige que as janelas estejam recuadas em relação ao muro do vizinho, e a medida mínima que conheço atualmente é de 1,50m, mas como eu disse, essa medida pode ser diferente em outros casos (zona de uso, outros municipios, etc.).

Atenciosamente,

Renata Iarussi

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região