Como escolher o transformador?

Olá tenho um forno elétrico 220 minha rede 110 a potência dele é 1885 etapas qual transformador eu preciso usar ?

Como escolher o transformador?

Olá tenho um forno elétrico 220 minha rede 110 a potência dele é 1885 etapas qual transformador eu preciso usar ?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

12 Respostas

Eduardo Vituri
Evec Engenharia E Comércio (Campo Limpo Paulista, São Paulo) Evec Engenharia E Comércio - há 11 meses

Por ser um circuito com resistência, um transformador de 2,5 a 3kVA seria suficiente pra que ele possa trabalhar com relativa folga. Um de 2kVA ainda poderia ser usado, mas a margem fica muito pequena.

No entanto, recomendo se possível verificar a possibilidade de levar uma fiação exclusiva de 220V pra este equipamento, pois assim elimina a necessidade de usar o transformador.

Responder
Humberto Roman Pellegrini Villalonga

Bom dia Fabiana! Esse forno de 1885 W vai demandar uma corrente em 110 V que provavelmente não foi prevista no dimensionamento de um circuito para tomadas de uso geral. Se esse circuito for exclusivo para essa tomada 110 V e se ela for de 20 A com um disjuntor de 20 A também e condutores de # 2,5 mm² pode usar um transformador sim, desde que este tenha capacidade para 2.000 W. Não confundir com 2.000 VA. Para uma potência ativa de 2.000 W o transformador vai estar numa faixa comercial de 3.500 a 5.000 VA.

Responder
Eng. Eliézer Carvalho
Eng. Eliezercarvalho (Santo André, São Paulo) Eng. Eliezercarvalho - há 11 meses

Olá Fabiana,

Então, a minha recomendação seria cria/instalar um circuito novo exclusivo, pois eu não recomendo a utilização do transformador devido algums fatores. Por exemplo efeito joule (aquecimento), consumo de energia se ligado direto no forno mesmo sem uso, enfim algumas situações a serem pensadas, mas se ainda assim precisar ele irá funcionar como um adaptador (usa e desliga da tomada). Para a utilização com base na potência mencionada você precisará de um transformador aproximadamente 9A.

Responder
Eng. Eliézer Carvalho
Eng. Eliezercarvalho (Santo André, São Paulo) Eng. Eliezercarvalho - há 11 meses

Olá Fabiana, Tudo bem. Então, com as informações das grandezas elétrica pode se dimensionar, mas vale ressaltar que seria melhor criar ou fazer um novo circuito, pois o transformador terá carga de consumo mesmo não utilizando, tem o efeito joule (aquecimento), então eu não recomendo a utilização do transformador. Se ainda assim precisar, o transformador deverá ter a corrente eletrica pouco mais de 9A. De um modo geral observe também o circuito e disjuntor que na qual irá ligar o transformador.

Responder
Reinaldo Batista Correia
Rbc Desenhos Tecnicos E Servicos (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Rbc Desenhos Tecnicos E Servicos - há 11 meses

Fabiana. a melhor solução é instalar um circuito exclusivo para o forno na voltagem de 220V no seu quadro elétrico. Você vai ter que usar um cabo de 2,5mm² 2Fases + Terra e um Disjuntor de 20A bipolar

Responder
Loni TITO
Loni Eletricista Resi,predial E Mercialco (Carapicuíba, São Paulo) Loni Eletricista Resi,predial E Mercialco - há 11 meses

Bom dia Paula, por se tratar de um aparelho com resistência, na minha opinião, é instalar um disjuntor de 25 amperes e passar um circuito individual com um fio de 4 milímetros.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região