Quanto devo pagar por um projeto arquitetonico?

O arquiteto fez o orçamento, o desenho, eu desisti do projeto , Qto devo pagar ? Pois ele quer me cobrar quase o valor integral , e disse que 15 por cento é o acompanhamento da obra .

Qual o valor do desenho ? Que devo pagar qdo a obra não foi realizada ? Só foi feito os desenhos ? Obrigada

Quanto devo pagar por um projeto arquitetonico?

O arquiteto fez o orçamento, o desenho, eu desisti do projeto , Qto devo pagar ? Pois ele quer me cobrar quase o valor integral , e disse que 15 por cento é o acompanhamento da obra .

Qual o valor do desenho ? Que devo pagar qdo a obra não foi realizada ? Só foi feito os desenhos ? Obrigada

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Respostas úteis 1
Lika Martins
Lika Martins Arquitetura (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Lika Martins Arquitetura - há 2 anos

Como já foi dito, tudo depende do que foi acordado no inicio dos trabalhos (contrato verbal ou formal), os "desenhos" a que se refere é o nosso trabalho, todo o nosso conhecimento é colocado desde o primeiro croquis.

Nos meus orçamentos costumo desmebrar as etapas dos projetos, estudo, ante projeto, executivo, assim, cada etapa entregue deve ser paga, independente da construção ou não.

Responder
Rangel Da Silva Construção & Incorporações Ltda

O projeto começa na escolha da empresa que irá executar o projeto e a obra, é importante que a empresa te explique todo o contrato para esclarecer qualquer dúvida, porém um contrato também pode ser considerado abusivo, o ideal neste momento é que você consulte um advogado.

Responder
Fabio
Labri Engenharia (Cotia, São Paulo) Labri Engenharia - há 2 anos

Olá Roberta,

Precisa verificar o que está descrito no contrato ou orçamento.

O profissional apresentou uma proposta para atender o escopo inicial.

O valor final é uma composição de entregas parciais, por exemplo, conclusão do projeto executivo arquitetônico, foi cobrado um valor, acompanhamento na obra, foi cobrado outro valor, valor final do orçamento seria a soma destes 2 valores de serviço.

Pode ser que no orçamento esteja claro que na desistência do acompanhamento seria cobrado uma porcentagem do valor, precisa ser checado, até por que ao assumir o trabalho com você o profissional pode ter deixado de conseguir outros trabalhos, pela agenda coincidir.

Caso essas coisas não estejam claras no orçamento, cabe uma boa conversa para que as partes se entendam e cheguem a um consenso.

Espero ter ajudado.

Responder
Lílian Côrtes De Alcântara
Lílian Côrtes - Arquitetura & Construção (Cabo Frio, Rio de Janeiro) Lílian Côrtes - Arquitetura & Construção - há 2 anos

O arquiteto elaborou o projeto, então deve ser pago integralmente. Se não foi executado, não deve contemplar o valor do acompanhamento de obra. Tenho certeza que o Arquiteto quando elaborou o projeto colocou todo seu conhecimento e detalhes pessoais para caracterizar o seu sonho em uma realidade!

Responder
Eduardo
Particular - há 2 anos

Se o arquiteto fez todo o projeto e você desistiu, nada mais justo do que pagar o projeto integralmente, pois independente de você construir ou não o projeto , além de que elaborar orçamento e o "desenho" são partes importantes do projeto e levam tempo.

Mas tudo depende do que estava em contrato.

Particular - há 2 anos

A ScalaTécnica Estruturas Metálicas se sente honrada em lhe ajudar.

R: Se o custo do projeto e o acompanhamento da aprovação era X, voce deverá pagar pelo menos metade desse valor....

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região