Dúvida sobre melhor piso: laminado ou porcelanato

Boa tarde. Vamos reformar algumas salas do escritório e estamos com uma dúvida sobre o melhor piso. Metade do escritório está em laminado, metade em porcelanato. O laminado está gasto, motivo que está nos levando a escolher o porcelanato.

Gostaria de saber qual é melhor (custo x benefício). A mão de obra dos dois é muito diferente?

Desde já agradeço.

Dúvida sobre melhor piso: laminado ou porcelanato

Boa tarde. Vamos reformar algumas salas do escritório e estamos com uma dúvida sobre o melhor piso. Metade do escritório está em laminado, metade em porcelanato. O laminado está gasto, motivo que está nos levando a escolher o porcelanato.

Gostaria de saber qual é melhor (custo x benefício). A mão de obra dos dois é muito diferente?

Desde já agradeço.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Respostas úteis 3
Camila Shiraiva
Camila Shiraiva - Arquitetura (Guarulhos, São Paulo) Camila Shiraiva - Arquitetura - há 8 anos

Olá Luana.

O piso deve ser resistente a atividade realizada no ambiente. É claro que depois de um tempo, todo material vai se deteriorar.

Procure verificar em loja de materiais, qual é a resistência do produto, seja porcelanato ou laminado e quais atividades são próprias para tal resistência. Todos os produtos devem ter essa indicação nas lojas.

A qualidade do produto também conta muito nessa hora.

A mão-de-obra é diferente para cada um. Geralmente as lojas de pisos laminados oferecem o produto com o serviço de instalação incluso.

Para ambos os casos, é necessário fazer o nivelamento do contrapiso, para que não haja irregularidades na instalação, criando pequenos desníveis.

Se tiver boa qualidade e instalados corretamente, ambos podem ter boa durabilidade.

O custo poderá ser semelhante, embora o porcelanato apresente uma grande variação de valores no mercado.

O que pode ajudar na escolha é o padrão (cor, textura, acabamento) pretendido. Porcelanato possui mais variedade, enquanto o laminado é geralmente semelhante a madeira.

Caso tenha outras dúvidas, fique a vontade para entrar em contato que posso lhe ajudar a esclarecer.

Att. Arq. Camila Shiraiva

Responder
Tereza  Flesch
T F | A R Q U I T E T U R A (São Paulo Zona Sul, São Paulo) T F | A R Q U I T E T U R A - há 8 anos

Bom dia Luana,

Tudo o que os colegas comentaram a cima está correto, mas você deve lembrar que o porcelanato é um piso frio, já o laminado é quente, o que pode dar mais conforto ao ambiente.

Boa sorte!

Att. Tereza Flesch.

T F | A R Q U I T E T U R A.

Responder
Alexandre
Alexandre Miranda Martha Arquitetura Ecológica E Urbanismo (Rio de Janeiro Zona Sul, Rio de Janeiro) Alexandre Miranda Martha Arquitetura Ecológica E Urbanismo - há 8 anos

Bom dia!

Prezada Luana,

Sugiro a colocação de carpete em placas ou em manta.

Com certeza irá dar um toque diferenciado ao seu escritório.

Atenciosamente,

Alexandre Miranda Martha

Arquiteto e Urbanista

Responder
José Flávio Bertolini
Doctor Piso Piracicaba (Piracicaba, São Paulo) Doctor Piso Piracicaba - há 8 anos

O porcelanato tem uma sobre vida muito maior por poder ser restaurado através da lapidação que o deixa novo de novo... Já o laminado, dependendo do desgaste uma hora ou outra terá que ser substituído... Nós somos uma empresa especializada no assunto e fazemos a lapidação e polimento de porcelanato e outras pedras como mármore e granito ou até mesmo o concreto e depois aplicamos a impermeabilização o que aumenta ainda mais a vida do piso. Se tiver que optar, escolha o porcelanato.

Responder
Tathiane Jordão
Casa Viva Arquitetura (Recife, Pernambuco) Casa Viva Arquitetura - há 8 anos

Olá Luana, o que a colega Tereza mencionou é de extrema importância na escolha do material a ser utilizado, pois em cidades mais frias, o uso do laminado poderá trazer um conforto térmico melhor. As demais informações se complementam!

Sucesso, abço.

Tathiane Jordão

Responder
Alessandra
Particular - há 8 anos

Bom dia

Com certeza o porcelanato, o laminado com o tempo VC ira trocar, já o porcelanato VC terá sempre piso bonito, claro fazendo a limpeza corretamente.não usar produtos a base de ácido, ou produtos diretos no piso sugiro sempre diluir o produto no balde de água. E passar hj existe no mercado produtos próprios para piso.

Boa sorte

Alessandra D3 limp terceirização de mão de obra/ pós obra

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região