Duvida urgente !

Meu sindico está exigindo que eu refaça uma parede que o antigo proprietário retirou, primeiro queria saber se tenho essa obrigação já que não fui eu quem retirei, e se colunas e vigas formando um arco seria suficiente para resolver o problema que o condomínio alega estar mexendo com a estrutura do prédio.

Duvida urgente !

Meu sindico está exigindo que eu refaça uma parede que o antigo proprietário retirou, primeiro queria saber se tenho essa obrigação já que não fui eu quem retirei, e se colunas e vigas formando um arco seria suficiente para resolver o problema que o condomínio alega estar mexendo com a estrutura do prédio.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Respostas úteis 2
Realds Engenharia
Realds Engenharia (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Realds Engenharia - há 9 anos

Olá Claudia, Se o Sindico está exigindo acredito que ele tem motivo, o antigo proprietário teve ter reformado o Apto sem Laudo técnico profissional, sugiro que faça um novo Laudo Técnico Pericial, que concluirá se deve ou não refazer está parede este Laudo será o instrumento legal para uma decisão Justa para Você e para o Condomínio.

Responder
CASAS PRONTAS CONSTRUÇÃO E REFORMAS
Particular - há 9 anos

Olá Claudia, se há a exigências, sugiro que entenda o motivo da exigência, e sim, se você adquiriu imóvel com problemas, você adquiriu também os problemas. Willian Marques

Rogério Tarasiuk Naufel
Nau Engenharia E Arquitetura (Curitiba, Paraná) Nau Engenharia E Arquitetura - há 9 anos

Qualquer reforma que tenha envolvido elementos estruturais deve ter a aprovação do condomínio. Casa não tenha, é uma irregularidade. Consulte o Síndico para ver se houve alguma liberação.

Ele está certo em lhe cobrar que apresente um laudo.

Responder
Eurico da Silva Junior Silva
Torricelli Engenharia (Anápolis, Goiás) Torricelli Engenharia - há 9 anos

Boa tarde claudia. A retirada de paredes dentro de um apartamento só é proibida quando a estrutura depende delas. Ou seja, quando não tem colunas e vigas. No caso, essa estrutura é chamada alvenaria estrutural, sendo que os blocos de vedação tem fundação estrutural. Já no seu caso, me parece que sua alvenaria não tem função estrutural.

Já a mudança da arquitetura do prédio, ela está mudando a fachada do prédio? Se for uma parede dentro do seu apartamento, e do lado de fora não dá pra ver, não tem problema.

A retirada de paredes é algo mais complexo do que parece. Hoje em dia os proprietários precisam de um laudo de reforma elaborado por um engenheiro civil, atestando que não haverá problemas. Pois não tem somente perigo estrutural. E sim, mudança na arquitetura do prédio, mudança nas instalações hidrossanitárias e elétricas. E quem é responsavel por isso, caso não tenha laudo, é o síndico (por isso dessa preocupação).

Avalie - laudos e pericias de engenharia

muito obrigado

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região