Dúvidas sobre box de banheiro

Posso colocar pedras decorativas no box do banheiro ao invés e cerâmica?

Dúvidas sobre box de banheiro

Posso colocar pedras decorativas no box do banheiro ao invés e cerâmica?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Respostas úteis 1
Rômulo Fernando Macedo
Studio Lambrequim - Arquitetura E Restauração (São José dos Pinhais, Paraná) Studio Lambrequim - Arquitetura E Restauração - há 7 anos

Bom dia Jailton.

Como mencionado pela nossa colega Vania, pode ser colocado pedra, com certeza.

A pedra em banheiros era utilizado até os anos 80 propondo uma pegada mais clássica, pois é um material de grande durabilidade e de fácil manutenção. Porém atentar para o tipo de pedra que você quer instalar.

Se for um mármore ou granito, aconselho fazer uma impermeabilização na parte do box para que a ação dos produtos de limpeza e até sabonetes e shampoos não agridam a superfície ou manche a pedra. Certo??

O porcelanato apareceu após os anos 90, com força, para dar uma aparência destes revestimentos mais nobres com um ar mais moderno, porém com um custo bem mais reduzido.

Sou Rômulo Macedo, arquiteto, na Studio Lambrequim Arquitetura.

Espero tê-lo ajudado.

Se gostou desta publicação, favor recomendar.

Um abraço e até mais.

4 fotos
Responder
Viviane Doria

bom dia Jailton,

tudo bem!

existe vários revestimentos para você colocar no box, mas tome cuidado na escolha pois tem algumas que não podem, por ser muito porosas, e essas certamente servira para uma parede de uma sala.

gosto muito de usar a colortill natus no box, pois ela tem um mix de pedras coloridas e naturais.

como os colegas acima falaram, tem que fazer uma impermeabilização.

se você quiser fazer uma paginação no piso, deve prestar atenção e perguntar sobre o PEI do revestimento, pois tem pastilhas de vidros que não tem resistência para suportar peso, ou batidas de um sabonete no chão, pois quebram e assim pode ocorrer um acidente.

existe pastilhas da atlas e jatobá lindíssimas que são resistente para piso.

preste atenção na hora de comprar a argamassa de qualidade e o indicado para cada revestimento, para evitar o transtorno de não ficar bem assentado ou saindo.

usar rejunte bom, hoje em dia tem o rejunte acrílico, que é mais fácil aplicação que o epóxi, e não acumula lodo.

espero ter ajudado.

abraços

Viviane Nascimento

arquiteta|sócia

Mobius|arquitetura

Responder
Rodrigo Oliveira
Rodrigo Oliveira Arquiteto e Urbanista (Rio de Janeiro Zona Norte, Rio de Janeiro) Rodrigo Oliveira Arquiteto e Urbanista - há 7 anos

Bom dia Jailton.

Com certeza vc pode usar pedras em banheiro. Os cuidados que você deve ter são:

1) Garantir uma boa impermeabilização antes mesmo da instalação das pedras.

2) Garantir que pedra e rejunte estejam instalados de modo a serem tambem impermeáveis, ou seja, busque um material que te possibilite fazer a juntas entre as peças o mais fechado possível e utilize um rejunte de boa qualidade além, claro, de contar com um bom profissional para a execução do serviço.

3) Busque pedras que não sejam tão porosas, quanto menos melhor em virtude do risco de infiltração.

Atenciosamente;

Rodrigo Oliveira

arquiteto e urbanista

Responder
Tereza  Flesch
T F | A R Q U I T E T U R A (São Paulo Zona Sul, São Paulo) T F | A R Q U I T E T U R A - há 7 anos

Bom dia Jailton,

Sim, você pode, mas atualmente existem um grande numero de cerâmicas que mimetizam pedras rusticas, terão o mesmo efeito mas com menos trabalho e surpresas pois são feitas para áreas molhadas internas.

As pedras decorativas quando usadas em chuveiro com uso diário pode além de dar problemas de infiltração conforme mencionado acima, criar limo e dar mais trabalho com a limpeza de rotina.

Atenciosamente,

Tereza Flesch

Arquiteta Coordenadora

TF | ARQUITETURA

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região