É normal algumas cerâmicas ficarem ocas no assentamento de um piso?

Estou fazendo obras na cozinha de casa, e estou com uma dúvida com relação à colocação da cerâmica. Foi retirada a ardósia e feito o contrapiso para o caimento de água.

Escolhemos um piso de cerâmica 60x60 (www.ceramicaincesa.com.br/pt/produtos/casablanca-hd-81), o pedreiro assentou o piso mas hoje após uns 7 dias eu percebi que alguns deles estão com o barulho de oco.

Eu entrei em contato com o pedreiro e informei que ia precisar substituir, ele me disse que: "é normal, barulho oco não é motivo para rancar piso, todo piso colocado, fora o porcelanato, fica algumas peças ocas sim, mas não vai quebrar não, etc"

E disse também que a qualidade do piso influencia muito isso, dando a entender que o piso tem má qualidade.

Todas as peças ficaram normais, apenas umas 4 ficaram ocas dessa forma.

A minha dúvida é, isso que ele disse é verdade? É realmente normal no assentamento de um piso alguma peça ficar oca?

Obs: O piso ainda não foi rejuntado

Agradeço a quem puder me dar uma luz.

É normal algumas cerâmicas ficarem ocas no assentamento de um piso?

Estou fazendo obras na cozinha de casa, e estou com uma dúvida com relação à colocação da cerâmica. Foi retirada a ardósia e feito o contrapiso para o caimento de água.

Escolhemos um piso de cerâmica 60x60 (www.ceramicaincesa.com.br/pt/produtos/casablanca-hd-81), o pedreiro assentou o piso mas hoje após uns 7 dias eu percebi que alguns deles estão com o barulho de oco.

Eu entrei em contato com o pedreiro e informei que ia precisar substituir, ele me disse que: "é normal, barulho oco não é motivo para rancar piso, todo piso colocado, fora o porcelanato, fica algumas peças ocas sim, mas não vai quebrar não, etc"

E disse também que a qualidade do piso influencia muito isso, dando a entender que o piso tem má qualidade.

Todas as peças ficaram normais, apenas umas 4 ficaram ocas dessa forma.

A minha dúvida é, isso que ele disse é verdade? É realmente normal no assentamento de um piso alguma peça ficar oca?

Obs: O piso ainda não foi rejuntado

Agradeço a quem puder me dar uma luz.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

14 Respostas

Particular - há 5 anos

R: Normal não é, isso é falha do assentamento...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

André
Particular - há 5 anos

Boa tarde! Não é normal. Ocorre que a argamassa não completou todo espaço durante o assentamento, gerando os vazios (deixando oco). Como vi e alguns comentários falando sobre o tipo da argamassa, nesse caso, o tipo da argamassa nada tem haver. Se o piso é cerâmico e interno, pode ser usado até a ACI. (não precisa ser ACIII). Quanto ao profissional justificar o vazio em relação a qualidade da peça, hoje tudo que é fabricado passa por um controle e norma, então é muito difícil que esta seja a causa. Possivelmente, isso foi ocasionado por falta de dupla camada de aplicação. Devido ao tamanho da peça, utiliza-se aplicação tanto na peça, como no piso, com uma desempenadeira dentada ideal, realizando o assentamento com os cordões (aqueles frisos gerados pela desempenadeira dentada) em paralelo. Mesmo assim, ainda é importante ficar atento, se o piso não estiver bem nivelado.

Fatima Garcia
Particular - há 6 anos

olá , boa tarde, tudo que disseram é completamente correto,mas existe um fator que tambem pode causar, o piso oco, durante a colocaçao, dos pisos , vamos sofrendo a famosa criação de "pegou ar", isso aconteçe em pisos, azulejos e até mesmo rebocos, eu mesma não acreditava muito nisso, mas tantos anos vendo isso acontecer, e com exelentes profissionais, o correto é que se perceba , e feita a troca imediatamente, seja do piso ou azulejo. boa sorte

LUArq Arquitetura e Design

Dayana

O assentamento foi realizado sem cuidado. O serviço está incorreto.

Este fato decorre de falta de argamassa sobre a peça o correto, conforme já explicado por outros profissionais.

No futuro, você pode ter alguns problemas, exemplificando: A cerâmica pode quebrar por causa algum material pesado sobre o “oco” da cerâmica, ela partir por causa da diferença de temperaturas, ficar mais frágil com quedas de materiais, tipo uma louça que venha cair no chão, etc.

Ou você solicita que o pedreiro troque as peças ou contrate um especialista para ajustar o seu piso. Não será caro e evitará gastos piores no futuro.

Atenciosamente,

Luiz Uriarte

Responder
Luiz mendes

Saudações.. concordo com a opinião" Alexandre Klentzuk "respondeu..que :.Quando as peças ficam com este barulho de "oco", é porque não foi colocada argamassa suficiente no assentamento do piso. O ideal é realizar o assentamento com a dupla colagem da argamassa, passando na peça cerâmica em um sentido, e no piso em outro sentido, evitando possíveis espaços sem argamassa, o que resulta em barulho de oco e, dependendo do caso, possíveis trincas e quebras das peças futuramente. Isto pode ocorrer com o simples fato de cair um objeto um pouco pesado sobre a cerâmica, exatamente no espaço onde não foi passada argamassa.

Responder
Eng.° Antonio Alves
Britto (Catu de Abrantes, Bahia) Britto - há 6 anos

Aconselho a contratar azulejistas e não pedreiros, porém é melhor contratar empresas que possuam um profissional habilitado para orientar os profissionais. É tão comum ter esses problemas que parece até que é normal. Mas isso é erro executivo. Em quase toda a casa ou apartamento que eu visito eu vejo esse tipo de problema.

Aqui eu só conheço um profissional que sabe fazer do jeito certo, pois ele recebeu treinamento, mas a maioria ainda diz que isso é teoria e coisa de faculdade. Nós damos garantia de 10 anos para esse tipo de serviço. Se tiver problema compramos todo o material para o cliente.

Responder
José Augusto Arcanjo Teles
Arcanjo Teles Construção e Reforma (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Arcanjo Teles Construção e Reforma - há 6 anos

Normal, não é não.

Isso é desculpa. Se o profissional souber fazer o serviço, fizer tudo direito, sem pressa, sem correria, não tem como e nem por que ficar oco não.

E outra coisa, vai quebrar sim, claro.

Responder
Alexandre Klentzuk
Klentzuk Engenharia (Curitiba, Paraná) Klentzuk Engenharia - há 6 anos

Quando as peças ficam com este barulho de "oco", é porque não foi colocada argamassa suficiente no assentamento do piso. O ideal é realizar o assentamento com a dupla colagem da argamassa, passando na peça cerâmica em um sentido, e no piso em outro sentido, evitando possíveis espaços sem argamassa, o que resulta em barulho de oco e, dependendo do caso, possíveis trincas e quebras das peças futuramente. Isto pode ocorrer com o simples fato de cair um objeto um pouco pesado sobre a cerâmica, exatamente no espaço onde não foi passada argamassa.

Att, Alexandre Klentzuk - Eng° Civil

Responder
Engenharia
Particular - há 6 anos

Olá Dayana,

O assentamento está incorreto, não é normal e nem é correto. O assentamento da cerâmica falta argamassa sobre a peça o correto é você solicitar a substituição dessas peças.

Para cerâmica de 60x60 o correto é utilizar argamassa AC-III.

À disposição,

EC ENGENHARIA

Valdemir Rocha
Particular - há 6 anos

Não é normal não é porque foi colocado pouco cimento cola ou seja argamassa ai fica tudo oca mesmo presiça reparar isso se não vai soutar tudo ok.

Tenha um bom dia

Bruno Henrique
Nobre & Angular Acabamentos (Sorocaba, São Paulo) Nobre & Angular Acabamentos - há 6 anos

É basicamente o que foi descrito pelo colega.

outro fator pode gerar esse tipo de patologia é a sobrecarga no revestimento sem que o mesmo esteja com a argamassa com o tempo mínimo de cura, ou seja, andar sobre ele, aplicar peso muito maior ao da peça sem que a argamassa tenha secado. Isto pode acabar soltando a peça, entretanto, só pela conversinha do "profissional" que fez o serviço, dá pra ver que foi problema no assentamento do mesmo.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de pedreiros na sua região