É possivel dividir um terreno de condominio fechado?

É possivel dividir um terreno de condominio fechado? O terreno tem 2 sobrados geminados, sendo o unico no condominio assim. Os terrenos sap todos de 200 metros quadrados, inclusive este das casa geminadas. É possivel dividir a matrículas desses sobrados geminados para vender um deles? Obrigado

É possivel dividir um terreno de condominio fechado?

É possivel dividir um terreno de condominio fechado? O terreno tem 2 sobrados geminados, sendo o unico no condominio assim. Os terrenos sap todos de 200 metros quadrados, inclusive este das casa geminadas. É possivel dividir a matrículas desses sobrados geminados para vender um deles? Obrigado

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Ludmilla Righi Orsi
Lud Arquitetura (Avaré, São Paulo) Lud Arquitetura - há 3 anos

Olá Levi,

Tentando responde a sua replica: Talvez você tenha visto lotes que pareciam menores, mas tinham áreas anexas a estes que os deixavam com 125m².

Mesmo assim, as prefeituras irão levar em conta o registro em cartório que define as regras do condomínio. Este registro é o que vale e é o que as prefeituras seguem, para cada loteamento e condomínio existente.

Então mesmo que o terreno fosse maior que 300m² atendendo os 125m² da prefeitura, a prefeitura iria consultar as regras do loteamento/condomínio para lhe informar se pode ou não pode subdividir.

Pela prática: Nunca tive um caso em condomínio que permitisse subdivisão.

Espero ter ajudado! Se precisar estou a disposição!

Arq. Ludmilla Orsi | Lud arquitetura

Responder
Particular - há 3 anos

R: Deve-se verificar o plano diretor e o zoneamento para ver se é permitido, além disso existe o estatuto do condominio que deve ser respeitado;

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Thiago Manzi
Thiago Manzi - Arquiteto (Curitiba, Paraná) Thiago Manzi - Arquiteto - há 3 anos

Levi, primeiramente é necessário consultar a legislação municipal para ver qual a metragem mínima de um terreno e as condições de implantação para desmembramento (normalmente varia de 100m² a 150m²). Ainda, por se tratar de condomínio fechado, sugiro consultar se a convenção condominial impede subdivisão.

Responder
Levi
Particular - há 3 anos

a legislacao municipal preve o minimo de 125 m2 para os lotes, mas eu já vi lotes em condominio fechado com metragem menor. a questao é, esta legislacao municipal se aplica a condominios de terrenos tbm, ou o que vale seria a convencao do condominio ?

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região