Pode pintar piso de madeira?

Desejo pintar de branco todo o piso de ipê do meu apartamento.

E, para as áreas frias (cozinha + lavanderia e 2 banheiros, gostaria de uma solução que não precise remover o piso de granito existente. Espero sugestões.

Grata.

Pode pintar piso de madeira?

Desejo pintar de branco todo o piso de ipê do meu apartamento.

E, para as áreas frias (cozinha + lavanderia e 2 banheiros, gostaria de uma solução que não precise remover o piso de granito existente. Espero sugestões.

Grata.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Respostas úteis 2
LACOR DECOR
Lacor Decor (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Lacor Decor - há 1 año

Oi Mirian bom dia... Meu nome é Marcos Cabral da empresa Lacor Decor em São Paulo/SP. Sou especialista em pintura e cimento queimado formado pelo Senai/SP e trabalho a mais de 10 anos nessa área. Respondendo sua pergunta, se for piso laminado não vale a pena, pois o valor desta pintura pra ficar bom supera o valor de uma nova instalação de piso laminado. Se for madeira mesmo da pra ser pintado sim tranquilamente ou restaurado pra se recuperar a cor natural da madeira. No caso das áreas frias pode ser aplicado o famoso cimento queimado. Solução muito utilizada hoje em dia pelo tempo da obra que é rápido e pouca sujeira além de não ter que remover o piso atual. Espero ter ajudado.. qualquer duvida fico a disposição.

Responder
Alexandre Meggiolaro
Alexandre Gouveia Arquitetura (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Alexandre Gouveia Arquitetura - há 1 año

Bom dia Mirian, tudo bem! Aqui é Arquiteto Alexandre Gouveia Soares de São Paulo capital, não é aconselhado pintar piso de madeira, não sei se seu piso é laminado ou de madeira, os pisos de madeira são muito delicados e sensíveis a alguns produtos, no piso de madeira geralmente é aplicado Bona ou Synteko para proteção, o ideial é um especialista passar uma lixa bem fina para remover a proteção velha e aplicar o produto acima mencionado. Em relação a cozinha e lavanderia vc pode aplicar piso sobre piso, colocando um piso cerâmico de alto tráfego e usar argamassa para colar piso, nos banheiros sugiro piso cerâmico imitando madeira fica bacana e moderno.

Responder
Beatriz Ferraz
Beatriz Ferraz (Niterói, Rio de Janeiro) Beatriz Ferraz - há 1 año

Oi, Mirian. Tudo bem?

Sou a designer de interiores Beatriz Ferraz, da Beatriz Roffer Interiores e Paisagismo. Estou aqui para responder às suas perguntas e vou dividí-las em passos e etapas:

ETAPA 1 - PINTURA EM PISO DE MADEIRA

Passo 1 - O primeiro passo é entender se esse piso de ipê é de fato de madeira ou é laminado;

Passo 2 - Pisos de madeira podem sim ser pintados ou restaurados usando uma tinta específica para madeira, que é uma versão de esmalte sintético ou epóxi;

Passo 3 - Pisos laminados também podem ser pintados, mas não é recomendado por nós, profissionais, porque eles são muito bem projetados para resistir ao lascamento, à sujeira e a arranhões. Por esse motivo acabam rejeitando quase todos os tipos de tinta, que logo descascam;

Passo 4 - Se ainda assim optar por pintar um laminado, aplique primeiro um primer, espere dois dias e aí sim pinte com tinta a óleo. Deixe secar por mais dois dias e passe um selador de poliuretano por cima. O selador protegerá a tinta dos atritos e reduzirá a possibilidade dela precisar ser substituída.

ETAPA 2 - SOLUÇÃO PARA ÁREAS FRIAS

Passo 1 - Há bastantes soluções, mas nenhuma será tão eficaz quanto piso sobre piso.

Espero ter ajudado!

Beijos.

Responder
Marcos Antônio Carneiro Penha
Marcos Penha Arquitetura E Urbanismo (Santos, São Paulo) Marcos Penha Arquitetura E Urbanismo - há 1 año

Olá, Mirian, tudo bem?

No caso, se o piso de madeira em Ipê ao qual vc se refere for tipo "taco" ou tábuas de madeira, pode ser feita a pintura sim. Já se for um piso laminado, isso não é possivel.

No piso em madeira, tacos ou tabuas, caso já esteja com Bona ou Sintéco aplicado, mesmo que antigo, deve ser aplicado um removedor, especifico para esse produto, depois ser feito o lixamento do piso, depois aplicar um produto prime para preparar a madeira para receber a pintura nova. Essa pintura deve ser feita com tinta epox a base de solvente, nunca a base de água, respeitando as especificações de cada fabricante.

Quanto a cor, branco, aconselho a ponderar bem sobre vantagens e desvantagens, por experiência própria, fiz a pintura do piso em branco e me arrependi muito.

Espero ter ajudado. Sucesso.

Obs. Quanto a trocar o piso sem remover o de granito, uma das soluções é colocar o piso sobre piso, mas para isso, vc precisa de um laudo técnico, que vai atestar se a estrutura do seu prédio permite esse procedimento, e caso puder fazer isso, piso sobre piso, depois todas as portas tem que ser cortadas e reajustadas com o novo piso.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região