Construir um mezanino metálico pode danificar o piso inferior?

Tenho um vão livre com pé direito de 6 metros e queria construir um mezanino para deixar a área útil. Já vi que é possível fazer com estrutura metalicas, minha dpuvida é, quais estragos no piso inferior podem acontecer (tenho porcelanato). É necessário perfurações?

Se algu[em puder me explicar como funciona eu agradeco.

Construir um mezanino metálico pode danificar o piso inferior?

Tenho um vão livre com pé direito de 6 metros e queria construir um mezanino para deixar a área útil. Já vi que é possível fazer com estrutura metalicas, minha dpuvida é, quais estragos no piso inferior podem acontecer (tenho porcelanato). É necessário perfurações?

Se algu[em puder me explicar como funciona eu agradeco.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Respostas úteis 1
Djalma Chiaverini Filho
Particular - há 7 anos

Paulo, para construir um mesanino metálico, o piso inferior não precisaria ser quebrado. No entanto, um construção com materiais pesados como os que serão usados, pode eventualmente danificar o piso por acidente. Mas o ponto principal não seria esse e sim, se a construtora previu a carga extra do peso que as estruturas metálicas exercerão no seu andar e se as perfurações de fixação não afetarão a estabilidade da construção. É um assunto muito sério e pode fazer com que a construtora retire a garantia da construção do seu edifício. Tome o cuidado de solicitar a "ART" diretamente do engenheiro da construtora antes de fazer qualquer contratação...

Arquiteto Cacá
Cacá Rodrigues Arquitetura (Ourinhos, São Paulo) Cacá Rodrigues Arquitetura - há 7 anos

Paulo, qualquer reforma requer cuidado com o piso. Um mezanino metálico se apoiará no piso para não danificar a estrutura existente, temos também a escada de acesso que se apoiará no piso. Para uma resposta exata é preciso avaliação. Contate um profissional experiente para não ter prejuizos e boa sorte.

Responder
Josinaldo Machulak
Machulak Construções (Guarapuava, Paraná) Machulak Construções - há 7 anos

OLA Sr Paulo, pode danificar sim se não tiver cuidado no porcelanato porque a Estrutura composta por vigas apoiadas e montadas sobre colunas. Temos a opção de montar estanterias ou porta paletes para permitir a estocagem.

A capacidade de carga varia com a necessidade de cada cliente.

A função do mezanino é duplicar o espaço existente, podendo ter um ou mais níveis aumentando a capacidade de estocagem, podendo alojar escritórios, oficinas de manutenção, dentre outros. Por ser uma estrutura totalmente parafusada, o mezanino tem a facilidade de ser remanejado para outras instalações ou ampliado.

Os fechamentos podem ser com divisórias industrias e o piso pode ser metálico ou placa wall.

Responder
Rogério Tarasiuk Naufel
Nau Engenharia E Arquitetura (Curitiba, Paraná) Nau Engenharia E Arquitetura - há 7 anos

Olá,

Você estará adicionando uma sobrecarga na estrutura existente.

Contrate um profissional para lhe elaborar um laudo, atestando que tal sobrecarga não irá gerar problemas estruturais. Lembre-se de que qualquer intervenção na estrutura é obrigatório você ter uma ART ou RRT de responsabilidade técnica pela execução.

Responder
Francisco Czinar
Ventosolar Tecnologia (Fazenda Rio Grande, Paraná) Ventosolar Tecnologia - há 7 anos

Paulo, tudo realmente depende de quanto peso este mezzanino deverá suportar, da quantidade e tipo de apoios. somente uma avaliação de arquiteto ou engenheiro poderá te dizer o quanto isto afetará o piso inferior. É possível apoiar toda estrutura nas paredes laterais, o que em nada afetaria o piso. Procure esta orientação ou uma empresa de estrutura com estes profissionais qualificados. Fuja de serralherias que normalmente fazem "o que sempre fizeram assim", mas não podem te garantir se as paredes trincarem.

Responder
Robson Oliveira
Rjconstruções (Paranaguá, Paraná) Rjconstruções - há 7 anos

Olá, sim é possível mais e preciso de uma avaliação no local , mais veja bem e quase certeza que vai ser necessário agregar alguns reforços , sem muito estrago

Uma dica é não se antecipar nas estruturas peça uma avaliação correta

" Oque nos cunstumamos dizer é da pra reformar tudo menos a estrutura até mais sai bem mais caro "

Responder
Ricardo Carvalho da Silva
Strucon Engenharia (Saquarema, Rio de Janeiro) Strucon Engenharia - há 7 anos

Bom dia Paulo,

Algumas vezes é possível apoiar as vigas do mezanino na estrutura existente, outras é necessário criar novos apoios (aí você pode ter que quebrar o seu piso). Só com uma avaliação no local é que a sua pergunta pode ser respondida com 100% de certeza. Depende de vários fatores como: Sobrecargas, vãos, tipo de estrutura, se a existente suporta novos carregamentos....

Atte,

Ricardo Carvalho

Eng Civil

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região