Como se faz o emassamento de placa cimenticia?

Como se faz o emassamento de placa cimenticia? Algo especial?

Como se faz o emassamento de placa cimenticia?

Como se faz o emassamento de placa cimenticia? Algo especial?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Particular - há 5 anos

R: Primeiro lixe, aplique seladora e depois é como uma parede de alvenaria convencional

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Building Engenharia e Consultoria LTDA

Cristiano, Boa Tarde.

Com enorme satisfação, nós da ProWork responderemos vossa pergunta.

Então para tratamento da placa cimentícia devemos primeiro analisar o tipo de acabamento final, caso queira manter as juntas aparente ou invisível. Como pude ver na foto a utilizada em questão será com junta invisível. Dessa forma possui dois modos, em ambos os modos é aconselhável para futuros problemas de aderência nos materiais a serem aplicados a utilização de uma base protetora de placa cimentícia (ja utilizei em algumas obras a da marca DryLevis, atende as expectativas, e seu rendimento é de 0,15 Litros por m² ). Abaixo Explicarei com mais detalhes as etapas:

1º modo: Como mencionado anteriormente antes de tudo passar com o auxílio de pincel, trincha ou rolo a base protetora na junta da placa cimentícia e aguardar em média de 3 a 5 horas para secagem, variando de acordo com o tempo. Após o tempo de secagem aplicar na junta massa para cimentícia, e aguardar algumas horas para verificar se haverá retração ou não na massa, caso haja acertamos com o auxílio de uma espátula pequena, e caso não haja seguiremos para a próxima etapa, que será a colagem da fita telada de 50mm. Ela deve ser instalada centralizada com seu eixo posicionado em cima da junta, após posiciona-la corretamente deverá ser aplicado massa cimentícia em toda sua extremidade. Importante mencionar que em caso de furos, corte dois pedaços de fita com aproximadamente 5cm transpassando o buraco, cole-os em forma de X e aplique massa. Após a secagem da etapa anterior, aplicaremos mais uma fita telada sendo essa de 100mm e fixando- a com a massa cimentícia em toda sua extremidade assim como a de 50mm. É necessário obedecer a secagem das etapas para que não haja patologias futuras. Após o tratamento das juntas deverá aplicado uma massa niveladora (base coat) em toda placa de forma que a superfície fique nivelada para o acabamento final.

2º Modo: Assim como o primeiro modo, passará base protetora nas juntas para melhor aderência dos próximos produtos. Nesse modo será utilizada somente a fita telada de 100mm com aplicação em toda sua extremidade uma cama de um composto flexível (uma massa impermeabilizante flexível polimérica). E aguardar a cura do produto que é de aproximadamente 24 horas. Após a superfície seca aplicar com auxílio do base coat uma tela revestida em fibra de vidro em toda superfície da placa cimentícia que irá proporcionar maior resistência e durabilidade. Após algumas horas e a tela fixa com a massa seca, para nivelamento final do processo realizaremos duas demãos de base coat para nivelar a superfície.

Obs: Entre os produtos usados os mais conhecidos são os da Brasilit, DryLevis e StoBrasil. Como composto flexível é um ótimo produto o Sto Flexýl da Sto, mas há diversos outros compostos impermeabilizantes com a mesma função. O 1º modo não é aconselhável ser realizado em placas que possuem rebaixo, já o primeiro sim. Para acabamento final é importante a utilização de pintura ou textura elastomérica para evitar futuras trincas.

É muito importante também que haja profissionais capacitados para a realização do serviço, pois as trincas em Placas Cimentícias podem ser causadas também devido a erros de execução. Respeitar o tempo de secagem entre as etapas, principalmente no tratamento das juntas vai colaborar de forma fundamental para a durabilidade e qualidade do sistema.

A disposição.

ProWork Engenharia Ltda.

:

2 fotos
Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de pedreiros na sua região