energia solar

Gostaria de saber se é viável e possível instalar energia solar em uma unidade de apartamento de um prédio de 17 andares em região litorânea de beira mar???

energia solar

Gostaria de saber se é viável e possível instalar energia solar em uma unidade de apartamento de um prédio de 17 andares em região litorânea de beira mar???

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Alex
Alex Branquinho (Belford Roxo, Rio de Janeiro) Alex Branquinho - há 6 anos

Boa tarde Sandro.

Para efetuar esta instalação na cobertura do prédio seria necessário a aprovação por escrito de todos os condôminos, porem, uma opção seria a compensação, onde você gera a energia em outro endereço e faz o desconto em sua casa, pelas normas atuais você pode até alugar uma cobertura e montar o seu sistema ou fazer a instalação em conjunto com um amigo ou parente, são varias as possibilidades, como você mora em um grande condomínio, sugiro a associação entre os seus vizinhos, onde vocês podem ter uma redução do custo de até 30% em relação ao individual.

Responder
Igor Cunha
Bonsai Energia Solar (Rio Grande, Rio Grande do Sul) Bonsai Energia Solar - há 7 anos

Boa tarde Sandro. Conforme o Humberto falou, dificilmente a instalação atenderia as normas estéticas do condomínio. Os módulos fotovoltaicos podem, sim, ser instalados com ângulo de 90°, porém deve ser considerada a perda de eficiência em razão de o ângulo não ser ideal. Nesse caso, o mais aconselhável seria a modalidade de geração com múltiplas unidades consumidoras(em condomínio), regulamentada pela Aneel.

Responder
Guilherme de Siqueira
Riotec Manutenções Técnicas (São Vicente, São Paulo) Riotec Manutenções Técnicas - há 7 anos

No caso de projetos individuais em condomínios, o apartamento deverá possuir espaço interno(varandas, espaços gourmet, etc...) onde possam ser instalados os painéis, não podendo ser utilizada a estrutura do prédio.

No caso de um projeto coletivo uma assembléia deverá ser convocada para aprovação do projeto.

Proprietários de coberturas podem utilizar livremente a área aberta pertencente ao seu apartamento para a instalação dos painéis, não podendo utilizar lajes ou pisos de uso comum do condomínio como caixas d`água, telhas, etc...

Responder
Pedro  Frick Rosat
Particular - há 9 anos

Prezado Sandro Antonio, bom dia,

Sim, lembrando que os módulos, voltados para o Norte, precisam de um ângulo, e precisam estar "fora" do prédio. Caso o apartamento possua uma varanda aberta, ou seja possível realizar uma adaptação direta no parapeito ou estrutura do prédio, seja indivudualmente ou coletivamente, é viável.

Para gerar 400 KWh de energia por mês você precisaria de cerca de 24m2 de espaço para fixação dos módulos.

Agradeço seu contato, ficando à disposição para mais idéias, e desenvolvimento de um projeto completo.

Atenciosamente,

Pedro Frick Rosat

Infinitto Solar

Dimensionamento e Instalação de Sistemas Solares

Saquarema - RJ