Posso derrubar as paredes para transformar uma casa em um ponto comercial?

Fiz uma casa agora tava querendo colocar um ponto comercial, queria derrubar todas as paredes, posso ou não? Os pilares são todos com 6 ferros 3/8 e as vigas são com 5 ferros 3/8 sendo 3 na parte de baixo e dois na parte de cima com 0, 27 cm de altura, o q vcs acham?

Posso derrubar as paredes para transformar uma casa em um ponto comercial?

Fiz uma casa agora tava querendo colocar um ponto comercial, queria derrubar todas as paredes, posso ou não? Os pilares são todos com 6 ferros 3/8 e as vigas são com 5 ferros 3/8 sendo 3 na parte de baixo e dois na parte de cima com 0, 27 cm de altura, o q vcs acham?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

12 Respostas

Raquel Tomazina
Particular - há 7 anos

Bom dia, João! Pode desde que a casa tenha sido construída com estrutura (pilares e vigas). O que não pode ser demolida é a estrutura. Se houver alguma parede estrutural (feita de concreto) também não poderá ser demolida. É necessário também verificar a lei de uso e ocupação do solo da sua cidade para conferir se a nova construção comercial atenderá os parâmetros da lei. Necessário aprovar o projeto na prefeitura para obtenção do alvará de construção, do contrário corre-se o risco de ter a obra embargada. Se desejar contratar um arquiteto ou engenheiro, nos colocamos à disposição.

Jorge Luiz Da Silva Roussin
J Roussin Engenharia Civil (Belo Horizonte, Minas Gerais) J Roussin Engenharia Civil - há 7 anos

Ao edificar em um imóvel, todo terreno ou área, devemos consultar a legislação do município onde esta localizado o terreno. Para se edificar e/ou modificar (aumentar, reduzir área construída), e até mesmo modificar as características de uso (residencial, comercial ou misto) de uma edificação, devemos consultar um especialista seja engenheiro ou arquiteto com especialidade em estruturas para uma avaliação correta e segura. Lembramos que os mesmos deverão recolher uma ART de consultoria.

Toda obra de engenharia deve ser obrigatoriamente exercida sob supervisão de engenheiros e/ou arquitetos ficando estes responsáveis técnicos.

Responder
Jorge Luiz Da Silva Roussin
J Roussin Engenharia Civil (Belo Horizonte, Minas Gerais) J Roussin Engenharia Civil - há 7 anos

Toda e qualquer intervenção que se precise fazer em um imóvel, diga se que imóvel só é o terreno; o que se vai construir nele é edificação(s). Temos de atentar pela Legislação do município onde ela esta, as condições do terreno

Responder
Construtora e Administradora de Imoveis Deny Dener Ltda

Primeiro ora fazer uma intervencao desta natureza primeiro averiguar a leis organicas do municipios pra fazer esta possivel mudanca de rezidencia pra ponto comercial segundo buscar o engenheiro cauculista do projeto ou seja terceiro buscar mao de obra qualificada .

Responder
Nascimento Jr
Arquitetura E Informática (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Arquitetura E Informática - há 7 anos

Para derrubar paredes é necessário o parecer in-loco de profissional devidamente habilitado, assim como o acompanhamento da obra. Para se abrir um comércio é necessário, através do PA local, saber se comporta comercio, como seu imóvel está legalizado na prefeitura, e se pode haver a alteração se necessário. Espero ter ajudado...

Responder
LFN Projeto e Construção
LFN Projeto e Construção (Suzano, São Paulo) LFN Projeto e Construção - há 7 anos

João Batista, no seu caso é necessário a avaliação de um profissional qualificado para uma analise em sua residencia, alguns pilares tem função fundamental na estruturação de sua casa, dessa forma se torna um serviço altamente perigoso demolir.

Responder
VFG Arquitetura & Engenharia

Sempre que for mexer em algo estrutural, seja em um residencia térrea, sobrados, apartamentos, galpões, enfim, qualquer tipo de imóvel. Deve sempre buscar por serviços e orientações de um engenheiro estrutural, não confie em opiniões de pessoas não técnicas, as vezes você vai ter um custo pela visita de um engenheiro, porem, sem duvidas, terá um laudo técnico em mãos totalmente confiável.

Caso precise de ajuda, conte conosco!

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região